Vigiância do Futuro: Países da Europa utilizam reconhecimento facial para reforçar a segurança e efetuar prisões

A polícia da Alemanha e do País de Gales, no Reino Unido, começaram a utilizar tecnologia com reconhecimento facial para reforçar a segurança em seus países.

Na Alemanha, o recurso está sendo testado em uma estação de Berlim para ser utilizado em investigações antiterroristas. O programa será testado em voluntários e o objetivo é poder expandir o projeto e utilizá-lo não só na luta contra o terrorismo, mas em crimes graves em lugares em que há câmeras de vigilância.

Segundo o jornal Tagesspiegel, a medida esbarraria em poucos obstáculos jurídicos, pois se limita a apontar a câmera contra suspeitos, sem restringir suas liberdades.

Já a polícia do sul do País de Gales está utilizando uma van que fica posicionada em pontos estratégicos do país. As imagens dos pedestres capturadas pela câmera são comparadas com rostos de um banco de dados e, caso haja semelhança, o sistema emite uma notificação. Uma prisão já foi realizada em maio deste ano, graças a tecnologia de reconhecimento facial.

A solução pode ser instalados em pontos turísticos ou locais de grandes eventos. A previsão é de que leve alguns anos para que o projeto seja instalado em toda a região do país.

Notícias Relacionadas

Destaque

Intelbras lança serviço para monitoramento de bebês e crianças

Babá Pro, nova função das câmeras da linha Mibo Cam, traz segurança e comodidade para acompanhar o dia a dia…

Destaque

Milestone Systems contrata novo diretor de vendas para América Latina

Como parte da equipe de liderança executiva para as Américas, Mauricio Swain atuará em alinhamento com essa região para dimensionar…

Destaque

Motorola Solutions adquire a Videotec, provedora de soluções robustas de segurança em vídeo

A Motorola Solutions anunciou a aquisição da Videotec S.p.A., fornecedora global de soluções robustas de segurança em vídeo, com sede…