Vigiância do Futuro: Países da Europa utilizam reconhecimento facial para reforçar a segurança e efetuar prisões

A polícia da Alemanha e do País de Gales, no Reino Unido, começaram a utilizar tecnologia com reconhecimento facial para reforçar a segurança em seus países.

Na Alemanha, o recurso está sendo testado em uma estação de Berlim para ser utilizado em investigações antiterroristas. O programa será testado em voluntários e o objetivo é poder expandir o projeto e utilizá-lo não só na luta contra o terrorismo, mas em crimes graves em lugares em que há câmeras de vigilância.

Segundo o jornal Tagesspiegel, a medida esbarraria em poucos obstáculos jurídicos, pois se limita a apontar a câmera contra suspeitos, sem restringir suas liberdades.

Já a polícia do sul do País de Gales está utilizando uma van que fica posicionada em pontos estratégicos do país. As imagens dos pedestres capturadas pela câmera são comparadas com rostos de um banco de dados e, caso haja semelhança, o sistema emite uma notificação. Uma prisão já foi realizada em maio deste ano, graças a tecnologia de reconhecimento facial.

A solução pode ser instalados em pontos turísticos ou locais de grandes eventos. A previsão é de que leve alguns anos para que o projeto seja instalado em toda a região do país.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…