Vigiância do Futuro: Países da Europa utilizam reconhecimento facial para reforçar a segurança e efetuar prisões
A polícia da Alemanha e do País de Gales, no Reino Unido, começaram a utilizar tecnologia com reconhecimento facial para reforçar a segurança em seus países.
Na Alemanha, o recurso está sendo testado em uma estação de Berlim para ser utilizado em investigações antiterroristas. O programa será testado em voluntários e o objetivo é poder expandir o projeto e utilizá-lo não só na luta contra o terrorismo, mas em crimes graves em lugares em que há câmeras de vigilância.
Segundo o jornal Tagesspiegel, a medida esbarraria em poucos obstáculos jurídicos, pois se limita a apontar a câmera contra suspeitos, sem restringir suas liberdades.
Já a polícia do sul do País de Gales está utilizando uma van que fica posicionada em pontos estratégicos do país. As imagens dos pedestres capturadas pela câmera são comparadas com rostos de um banco de dados e, caso haja semelhança, o sistema emite uma notificação. Uma prisão já foi realizada em maio deste ano, graças a tecnologia de reconhecimento facial.
A solução pode ser instalados em pontos turísticos ou locais de grandes eventos. A previsão é de que leve alguns anos para que o projeto seja instalado em toda a região do país.
Notícias Relacionadas
Monuv capta R$8,5 milhões para aplicar Inteligência Artificial em centrais de monitoramento e revolucionar a segurança no Brasil
A Monuv, primeira plataforma de inteligência artificial em nuvem no Brasil, levantou uma rodada de investimentos de R$ 8,5 milhões,…
Grupo Macor anuncia novo Diretor Executivo
O Grupo Macor, com mais de 28 anos de tradição, considerada a maior empresa de escolta armada do mundo e…
Congresso ABESE 2023 reunirá especialistas e players da segurança eletrônica em São Paulo
O evento, que acontece no dia 06 de dezembro, promove um panorama sobre os desafios e oportunidades para a segurança…