ViaRio implanta tecnologias da Bosch

Um dos desafios do projeto foi desenvolver um sistema de áudio que enviasse mensagens compreensíveis aos motoristas que estão nos túneis. Para isso foi implantado um sistema que conta com processadores e amplificadores instalados de forma independente ao longo de toda a estrutura

Por Redação

Cerca de 50 mil veículos circulam diariamente no trecho da via expressa TransOlímpica, administrado pela concessionária ViaRio, na cidade do Rio de Janeiro. No total, são 13 quilômetros de estrada com túneis de dois quilômetros de extensão em cada sentido. Para garantir a eficiência na gestão do tráfego e a segurança dos usuários foram necessários investimentos em tecnologias de ponta, afinal, lidar com milhares de vidas requer uma estrutura preparada para agir assertivamente em diferentes situações.

Neste sentido, a ViaRio conta com um moderno sistema de sonorização da Bosch e também com câmeras de videomonitoramento da marca que atendem às exigências da concessionária com foco em segurança e fluidez das vias. “As soluções Bosch se integram às demais tecnologias de gestão ViaRio implanta tecnologias de sonorização e videomonitoramento da Bosch na via expressa Transolímpica operacional aplicada que compõe a nossa estratégia de segurança, possibilitando o reestabelecimento da ordem viária de maneira ágil em caso de ocorrências”, afirmou Daniel Moraes, da área de operações da ViaRio.

Sistema de sonorização inteligente

Garantir a correta compreensão das mensagens por parte dos motoristas dentro de um túnel foi o desafio da Bosch. Para isso, o projeto de engenharia desenvolveu um sistema robusto de áudio com tecnologia IP digital, que conta com processadores e amplificadores instalados de forma independente ao longo de toda estrutura e com alto nível de redundância técnica a fim de proporcionar autonomia e evitar falhas de cobertura, respectivamente. A comunicação por zonas dentro da estrutura de forma remota e a opção de manter mensagens pré-gravadas estão entre os diferenciais da tecnologia.

“A solução de sonorização da Bosch está alinhada com o planejamento de segurança da ViaRio, sendo customizada para atender as expectativas da concessionária”, destacou Alex Lameira, gerente de marketing de sistemas de sonorização da divisão de Building Technology da Bosch América Latina. “Nosso objetivo é trabalhar para que o cliente tenha seus resultados maximizados, assim, entender o que ele precisa é fundamental para direcionar as melhores tecnologias e garantir a efetividade das aplicações”, acrescentou.

O sistema de som inteligente da Bosch ainda conta com o recurso embarcado de correções de atraso via processamento digital para evitar ecos e proporcionar a inteligibilidade da comunicação mesmo diante de barreiras como o constante ruído dos carros. Isso acontece graças à inteligência da tecnologia que é autoajustável. Além disso, o tipo de corneta utilizada também faz toda a diferença no que diz respeito a qualidade do som.

Um exemplo que evidencia isso está em ações que vão além da questão de garantir a segurança e o tráfego normalizado. Foi o que aconteceu em dezembro 2017, quando a concessionária ViaRio sonorizou os dois túneis com canções natalinas para surpreender os motoristas e reforçar o clima de Natal. Este tipo de iniciativa não interfere no objetivo principal da solução da Bosch, pois em qualquer situação emergencial, a música poder ser interrompida imediatamente.

A possibilidade de uso do sistema de sonorização de duas formas também é outro diferencial – além da operacionalização remota, diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO), a equipe da ViaRio ainda pode acionar o áudio nas salas de controles localizadas nas extremidades de cada túnel, uma alternativa que tem o objetivo de assegurar o funcionamento da solução mesmo no caso de uma eventual queda de rede.

Sistema Praesideo Bosch

Toda inteligência do sistema de sonorização presente nos túneis administrados pela ViaRio é controlada pelo Praesideo Bosch, uma tecnologia de gerenciamento de mensagens personalizadas para evacuação por voz digital em casos de emergência. Certificada por normas internacionais, esta solução é considerada um item importante na preservação de vidas.

Alta resolução em videomonitoramento

A ViaRio também investiu em câmeras de última geração da Bosch para o videomonitoramento do trecho da via expressa Transolímpica. Com recursos tecnológicos avançados e mínimo risco de alarmes falsos, as câmeras são da série MIC e possuem imagens de alta definição, sendo eficazes para o monitoramento público, como o tráfego em autoestradas, pois conta com recursos que favorecem a captura de imagens de objetos e pessoas mesmo em movimentos rápidos, além de ter desempenho superior inclusive em situações de baixa luminosidade.

A tecnologia das câmeras Bosch ainda permite ajustes dinâmicos e contínuos das definições de contraste, proporcionando imagens com alta nitidez de lugares afetados por nevoeiro, neblina ou outras situações de visibilidade reduzida. Segundo o responsável pela área de operações da ViaRio, as câmeras Bosch proporcionam mais assertividade no dia a dia dos profissionais do CCO para a tomada de decisões.

“A excelente qualidade de resolução das tecnologias permite a correta identificação de anomalias, o que otimiza o emprego dos recursos operacionais”, ressaltou Moraes. Um caso peculiar de ocorrência foi o resgate de dois tamanduás-mirins que acessaram umas das galerias da rodovia. Eles foram rapidamente identificados pelo sistema de detecção automática de incidentes e todo o monitoramento durante o processo de captura foi auxiliado pelas câmeras da Bosch, que contam com recursos diferenciados, como o potencial de zoom, resultando em uma operação ainda mais segura tanto para os animais quanto para a equipe e usuários da rodovia.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…