Entenda as principais diferenças entre as soluções gratuitas e pagas e a importância do uso de ferramentas apropriadas nos contextos de defesa e segurança nacional
O recente incidente envolvendo um jornalista adicionado equivocadamente a um grupo de mensagens envolvendo o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o vice- presidente, JD Vance, e o secretário de Defesa, Pete Hegseth, onde trocavam informações extremamente sigilosas sobre ataques militares no Iêmen, evidencia problemas na adoção de plataformas de mensageria convencionais em contextos corporativos e governamentais.
Para empresas e órgãos que demandam segurança nas informações, o uso de soluções especializadas mais uma vez se mostra essencial. Para esclarecer as principais diferenças entre os aplicativos populares de mensageria e os desenvolvidos exclusivamente para uso profissional, a Dígitro Tecnologia, que há quase 50 anos atua no desenvolvimento de soluções de comunicação destinadas às instituições públicas e privadas, relaciona alguns critérios importantes a serem avaliados na escolha do recurso apropriado.
A Dígitro é uma empresa atestadas pelo Ministério da Defesa, certifica com o selo de Empresa Estratégica de Defesa (EED). Atualmente o UNA, a plataforma de comunicação unificada desenvolvida pela empresa, é usado pelas forças de defesa nacional e por negócios de diferentes setores econômicos, que priorizam a segurança nas informações.
“Nossa plataforma foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades de organizações que lidam com informações sensíveis, garantindo total controle sobre os dados e prevenindo exposições indevidas.”. Declara Ivon Rosa, Diretor de Relações com o Mercado da Dígitro.
Gerenciamento de acessos e permissões: As empresas podem definir hierarquias e restrições de acesso, evitando inclusões equivocadas em grupos e compartilhamento indevido de informações, exatamente o que ocorreu no caso envolvendo o presidente Trump.
Segurança reforçada e gestão da comunicação: Diferente dos aplicativos gratuitos, que frequentemente armazenam dados em servidores de terceiros, soluções corporativas devem oferecem camadas adicionais de segurança e controle.
Hospedagem segura e gestão de dados: Diferente de aplicativos gratuitos, as plataformas para uso corporativo devem prever a hospedagem em servidores privados, garantindo que os dados fiquem sob gestão da própria empresa.
Criptografia de ponta a ponta: Todas as mensagens, chamadas de voz e vídeoconferências devem ser protegidas com criptografia avançada, minimizando riscos de interceptação ilegal.
Suporte especializado: Diferente das soluções gratuitas, as plataformas corporativas devem oferecer suporte técnico especializado para garantir a manutenção, atualização e operação ininterrupta de suas funções.
“A segurança da informação deve ser uma prioridade para qualquer organização que preza pela confidencialidade e integridade de seus dados. O incidente envolvendo a equipe de Trump reforça a importância de migrar para plataformas robustas, desenvolvidas especificamente para garantir uma comunicação segura e eficiente” finaliza Ivon.

