Variante do malware BotenaGo que ataca câmeras de segurança é descoberta pela Nozomi Networks

A equipe de pesquisas Nozomi Networks Labs descobriu uma nova variante do malware BotenaGo, que mira especificamente os dispositivos de gravador de vídeo digital (DVR) das câmeras de segurança Lilin. A análise da Nozomi revela que o malware estava rodando há mais de dois anos sem ser detectado.

O código fonte do BonetaGo foi divulgado em outubro de 2021 e ganhou popularidade devido ao potencial de colocar milhões de dispositivos IoT em risco de ciberataques.

A equipe da Nozomi monitorou amostras que poderiam ter sido geradas utilizando partes do código-fonte do BotenaGo, quando descobriram uma amostra que continha certas semelhanças com este malware.

A Nozomi alerta que a reutilização de códigos já disponíveis para construir novos malwares é uma prática comum no cibercrime.

O monitoramento da evolução dos projetos de criação de malware, tanto novos quanto os já existentes, ajuda a aplicar detecções mais robustas e genéricas que permanecem proativas por mais tempo, garantindo mais proteção contra as ameaças cibernéticas modernas.

Todas as amostras da nova variante do BotenaGo com imagens e detalhamento técnico podem ser acessadas na página do Nozomi Networks Labs.

Notícias Relacionadas

Cases

Grupo Unidasul adota solução óptica Furukawa em centro de distribuição e em novas unidades no Rio Grande do Sul

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul,…

Destaque

Datacenters precisam de vigilância RSA para garantir segurança

Esta ferramenta do Genetec Security Center combinado ao uso dos sensores existentes ajuda a lidar proativamente com ameaças antes que…

Destaque

Como a tecnologia pode aprimorar a segurança em cidades inteligentes?

Apesar de o conceito de cidade inteligente ser relativamente recente, ele já se consolidou como assunto fundamental na discussão da…