Varejo inteligente: como a AIoT está transformando o mercado?
Por Gustavo Maciel, Head de Varejo da Hikvision
O cenário do varejo está em constante evolução e os lojistas enfrentam desafios cada vez mais complexos para se manterem competitivos. A pressão para oferecer atendimento ao cliente excepcional, otimizar operações e manter a relevância no mercado impulsionam a busca por soluções inovadoras. Nesse contexto, a tecnologia desempenha papel fundamental na transformação do setor.
Segundo o provedor de plataforma de comércio eletrônico Shopify, alguns dos obstáculos incluem encontrar o equilíbrio certo quando se trata de níveis de estoque, experiência de compra personalizada e automação de processos para melhorar a eficiência e obter vantagem frente à concorrência. Assim,a convergência entre a inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), conhecida como AIoT, emerge como ponto-chave.
Essa combinação permite que os varejistas coletem e analisem dados em tempo real, gerando insights valiosos para melhorar operações e atender às demandas dos clientes. Entre os principais benefícios estão a integração de câmeras de segurança de alta definição com análises de IA, monitoramento de comportamento, otimização do layout da loja e melhoria da segurança. Além disso, soluções de auditoria remota simplificam a conformidade e reduzem os custos operacionais.
Impacto na jornada do cliente
O varejo inteligente visa aprimorar a experiência dos consumidores por meio dessas tecnologias. Isso permite aos comerciantes personalizar ofertas, antecipar necessidades e criar ações envolventes, aumentando a satisfação e a fidelidade à marca. Os recursos modernos proporcionam oportunidades para favorecer a eficiência operacional, incluindo análise de padrões de tráfego, gerenciamento de filas e monitoramento em tempo real do inventário, resultando em redução de custos e melhorias na precisão das previsões de demanda.
A tecnologia AIoT é aplicável em diversas áreas, desde auditoria remota de lojas até gestão de estacionamentos, auxiliando os varejistas a superarem os principais desafios. À medida que essas soluções evoluem, permitem oferecer jornadas de compra de excelência, otimizar processos e destacar uma marca no competitivo mundo dos negócios.
Gustavo Maciel é Head de Varejo da Hikvision, empresa com ampla gama de produtos de segurança físicos que fornece soluções integradas à IA para suporte aos usuários finais com novos aplicativos e possibilidades para gerenciamento e inteligência de negócios.
Notícias Relacionadas
Drones e gerenciamento inteligente de vídeo: a potencialização da segurança no Brasil
Por Andrei Junqueira, Channel Business Manager da Milestone para o Brasil O uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs) no…
Cuidados com a segurança de crianças em condomínios
Todos os anos, cerca de 3,6 mil crianças morrem e outras 111 mil são hospitalizadas por motivos acidentais, de acordo…
Utilitários seguem na mira dos criminosos e roubo e furto crescem 40%, no 3º trimestre
O departamento de inteligência do Grupo Tracker atua para coibir as ações em desmanches a céu aberto O roubo e…