Universidade utiliza drone para ampliar monitoramento e reforçar segurança

Com a proposta de ampliar a segurança para a população universitária e comunidade local, a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) lançará durante a ISC Brasil o sistema K de tecnologia de segurança, que conta com um drone. A proposta é possibilitar o monitoramento do campus Recife e do seu entorno, que além de coibir a criminalidade, também auxiliará em ações da instituição de ensino em áreas como infraestrutura, planejamento e comunicação.

O sistema K de tecnologia de segurança é formado por quatro produtos e vem sendo implantado na UFPE desde o ano passado. O Kule 360, que vai ganhar o módulo Kule Air (drone e plataforma), e o K2cam, dois totens de tecnologia de monitoramento que já estão em funcionamento desde junho do ano passado.

O drone conta com imagem 4k, capacidade de altura de vôo de 500 metros e autonomia em distância percorrida de oito quilômetros. “Este equipamento vai permitir uma melhor cobertura de todo o campus da UFPE, em Recife e do seu entorno, possibilitando uma pronta resposta às ações criminosas, que antes não alcançadas pelo Kule 360. A partir de agora, isso será possível”, explica o superintendente de Segurança Institucional da UFPE, Armando Luis do Nascimento.

As imagens também serão compartilhadas com a polícia caso haja necessidade de intervenção. “A partir dessa parceria, iremos acionar as autoridades policiais para que sejam tomadas as providências necessárias”, explica.

O projeto será apresentado durante a palestra “Sistema inteligente de segurança universitária: integração pública e privada”, no dia 20, às 10h30, que integra a programação do Congresso ISC Brasil.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…