Universidade utiliza drone para ampliar monitoramento e reforçar segurança

Com a proposta de ampliar a segurança para a população universitária e comunidade local, a Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) lançará durante a ISC Brasil o sistema K de tecnologia de segurança, que conta com um drone. A proposta é possibilitar o monitoramento do campus Recife e do seu entorno, que além de coibir a criminalidade, também auxiliará em ações da instituição de ensino em áreas como infraestrutura, planejamento e comunicação.

O sistema K de tecnologia de segurança é formado por quatro produtos e vem sendo implantado na UFPE desde o ano passado. O Kule 360, que vai ganhar o módulo Kule Air (drone e plataforma), e o K2cam, dois totens de tecnologia de monitoramento que já estão em funcionamento desde junho do ano passado.

O drone conta com imagem 4k, capacidade de altura de vôo de 500 metros e autonomia em distância percorrida de oito quilômetros. “Este equipamento vai permitir uma melhor cobertura de todo o campus da UFPE, em Recife e do seu entorno, possibilitando uma pronta resposta às ações criminosas, que antes não alcançadas pelo Kule 360. A partir de agora, isso será possível”, explica o superintendente de Segurança Institucional da UFPE, Armando Luis do Nascimento.

As imagens também serão compartilhadas com a polícia caso haja necessidade de intervenção. “A partir dessa parceria, iremos acionar as autoridades policiais para que sejam tomadas as providências necessárias”, explica.

O projeto será apresentado durante a palestra “Sistema inteligente de segurança universitária: integração pública e privada”, no dia 20, às 10h30, que integra a programação do Congresso ISC Brasil.

Notícias Relacionadas

Artigos

Radares: evolução e aplicação na segurança patrimonial

Por Engº Kleber Reis Eles são destaque nas feiras de segurança no Brasil e no mundo, e não é por…

Destaque

Como funciona a lei em relação à exposição de imagens em câmeras de segurança?

Francisco Gomes Júnior, advogado especialista em direito digital, explica que imagem é um dado pessoal e que não é permitido…

Destaque

Acaba de chegar ao Brasil drone capaz de voar 24 horas por dia

Desembarcou essa semana em São Paulo, diretamente de Israel, o drone cabeado com a capacidade de voar 24 horas por…