Um novo olhar para a segurança dentro e no entorno das instituições de ensino

Soluções integradas contribuem com a vigilância de escolas em São Paulo, proporcionando segurança e bem-estar para a população

Por Josué Correia Paes, presidente do CONSEG Perdizes Pacaembu, atua no segmento de segurança há 25 anos

A segurança em instituições de ensino, seja público ou privado, é um tema complexo, mas de extrema importância. Deve ter uma abordagem plural e um olhar para iniciativas e exercícios práticos preventivos e protetivos para chegar a uma segurança que proporcione qualidade de vida.

Pessoas e tecnologias, diretores e professores, famílias e comunidades acadêmicas, vizinhos, moradores e comerciantes, segurança patrimonial e pública, composições multidisciplinares assertivas que apresentam resultados positivos, números quantitativos e qualitativos (informações e dados) contribuem de maneira significativa na criação e manutenção das novas práticas em contexto preditivo.

No sentido de cooperar com as demais ações que estão sendo estudadas e colocadas em prática sobre essa temática, compartilho o histórico de ações com olhar ao interesse comum, exercícios práticos e novas experiências realizadas na cidade de São Paulo em 2023, as quais trazem um novo conceito e boas práticas.

TOTENS DE SEGURANÇA

Somente em abril e março de 2023, uma escola e uma creche (Blumenau em Santa Catarina e Vila Sônia em São Paulo) foram alvos de ataques horríveis que deixaram cinco mortos, diversos feridos e incontáveis famílias traumatizadas pela brutalidade das circunstâncias. Em dezembro, outubro, setembro e maio de 2022, quatro escolas (Aracruz no Espírito Santo, Sobral no Ceará, Barreiras na Bahia, Ilha do Governador no Rio de Janeiro), os ataques desdobraram em seis mortos e pessoas feridas. Em 2019, uma dupla atacou uma escola no Município de Suzano, na região Metropolitana da capital paulista, matando oito pessoas antes de cometer suicídio. Todos esses casos, além de chocantes, compõem uma estatística estarrecedora: desde 2002, já são 24 os ataques realizados contra estudantes e funcionários de escolas espalhadas pelo Brasil.

Nesse sentido, considerando que se trata de um problema interdisciplinar, parece evidente a necessidade de se pensar em soluções integradas que caminhem na direção de um espaço mais seguro, como é o caso dos Totens de Segurança e Monitoramento Helper distribuídos nas escolas municipais de Barueri, na Grande São Paulo.

Em conversas e entrevistas com habitantes da cidade, evidenciou- se que as famílias dos estudantes, bem como, os funcionários das escolas, se sentem mais seguros e tranquilos ao saberem que estão sob cuidados de autoridades e outros representantes institucionais de segurança. Após a implementação dos totens, projeto que faz parte do Programa Municipal Escola Mais Segura, fica notório o impacto positivo dessa tecnologia no cotidiano do ambiente escolar e no seu entorno. Os depoimentos de familiares, funcionários e da população em geral demonstram que uma tecnologia de segurança e monitoramento com foco na prevenção e proteção da sociedade e patrimônio, com identidade visual marcante e totalmente integrada com as instâncias da segurança pública, tem potencial de trazer mais bem-estar para quem circula e vive em funções adjacentes ao ambiente escolar.

Localizado na região metropolitana de São Paulo, o município de Barueri vem se destacando ao longo dos últimos anos pela efetividade de suas políticas de segurança pública. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança (SSP-SP), em 2020 a cidade registrou as menores taxas de delitos nos quatro anos anteriores. Na época, a Secretária de Segurança e Mobilidade Urbana da Cidade, Regina Mesquita, atribui os bons resultados a uma série de investimentos realizados: mais estrutura para a Guarda Municipal Metropolitana, câmeras e integração a partir de dispositivos tecnológicos de monitoramento e prevenção.

Entre as iniciativas que contribuem para esse quadro positivo, pode-se mencionar o Programa Escola Mais Segura, o qual conta com 107 totens instalados, um em frente de cada escola de Barueri, com cerca de 2 mil câmeras operando 24 horas por dia, integradas com uma Central de Monitoramento do Município.

Os totens de segurança e monitoramento Helper realizam monitoramento e atendimento à população nas escolas por meio da presença ostensiva e características que possuem, como disseminação de áudios educativos e informativos para a comunidade escolar e para quem reside ou trabalha no entorno das escolas; botão de acionamento disponível para população em casos de emergência; sistema de iluminação high light no mesmo formato de uma viatura de segurança pública, contribuindo com a visibilidade e presença da segurança escolar integrada com a segurança pública em cada local onde há os totens.

Outro dado de extrema relevância é o nível de eficiência e abrangência das câmeras dos totens na prevenção e proteção dos funcionários, das crianças e famílias e da população que transitam no entorno deles; na redução de crimes; na repressão do tráfico e uso de drogas; na prevenção ao ato de vandalismo e depredação do patrimônio público; na inibição do aliciamento de menores; no trânsito – embarque e desembarque – utilização das faixas de pedestres e cumprimento da velocidade permitida na via pública para evitar acidentes.

Além de fazer o monitoramento a partir dos totens, as câmeras instaladas nas áreas comuns internas das escolas, principalmente em locais por onde pode haver acesso de pessoas indesejadas, ajudam a minimizar a possibilidade de furtos durante e após horário de expediente nas escolas, ou seja, mais que tecnologia, um novo conceito que já é uma realidade no Brasil, e que está em plena operação preventiva e protetiva nos modelos de governança e políticas de segurança pública em vários municípios, cidades e estados no Brasil, pelo fato de prevenir e ao mesmo tempo atuar rapidamente em caso de emergência.

Cabe ressaltar que, como análise da eficiência e validação dos usuários dos serviços disponíveis pela tecnologia Helper, registramos dados importantes de três regiões em que os Totens de Segurança e Monitoramento Helper estão presentes e integrados na política de segurança pública em contexto preditivo; falo de um número expressivo e crescente de totens atuando de maneira colaborativa com a Segurança Pública na segurança preventiva das nossas escolas.

APP HELPER ESCOLAR

O aplicativo Helper Escolar tem como principal objetivo auxiliar os professores e diretores das escolas a acionar as autoridades da região em eventuais emergências.

A implantação do APP Helper Escolar em conjunto com os Totens de Segurança Helper, tem como premissa minimizar o dano à vida em situações de ataque a uma escola.

Em um eventual evento, o acionamento do APP Helper Escolar acionará uma sirene no totem Helper com um padrão sonoro diferenciado, indicando para todos daquele ambiente que se trata de um ataque, eliminando, desta forma, o efeito surpresa, e permitindo o início de atitudes seguindo um protocolo de segurança. Ao mesmo tempo, uma central de monitoramento será comunicada da ocorrência, o que permitirá maior agilidade no acionamento das autoridades públicas.

O APP Helper Escolar também se aplica para uso em situações de menor gravidade, mas que necessitam de intervenção das autoridades públicas, tais como: Polícia, SAMU e Bombeiro.

Em conversas com aqueles que circulam e usufruem da segurança proporcionada pelo sistema integrado dos totens, é possível perceber que há uma clara percepção e sensação de tranquilidade e apoio passada pela presença dos Totens Helper nas escolas públicas da cidade de Barueri, Cotia e Santa Bárbara D’Oeste, em São Paulo, informações de uma nova fonte, algo que chama atenção, me refiro a percepção, a opinião, ponto de vista, ou seja, a validação da sociedade.

A seguir, apresento depoimentos obtidos com a população que transita diariamente pelas escolas do município de Barueri, um parecer da população que pode ser utilizado pelas autoridades e gestores públicos, como ferramenta tecnológica de conexão com os projetos e modelos de gestão e operação nos municípios, cidades e estados brasileiros, tecnologia validada pela sociedade como eficientes na entrega de serviços em áreas públicas e urbanas.

SECRETÁRIA ESCOLAR

O totem de monitoramento aqui serve para tudo. Ele fica ligado 24 horas, se você precisar de socorro. Tem ali um botão de acionamento e, na hora, mandam alguém lá da central. Está conectado com a Guarda Civil Municipal, e faz mais ou menos um ano que foi instalado. Depois do totem, eu tenho sentido muita diferença: os agentes de segurança estão sempre circulando pela região, e já houve casos de pessoas pedirem ajuda mesmo com a escola estando fechada. As pessoas se sentem mais seguras, sem dúvidas. Uma tecnologia na entrada da escola dá segurança e, graças a Deus, em Barueri ela está em todas as escolas. Na época, foi explicado para as famílias para que servia o totem, e elas acharam ótimo. À noite, por exemplo, muitas pessoas ficam por aqui fazendo atividades físicas, então, se alguém precisar de socorro, mesmo sem o celular, é possível pedir ajuda pelo botão de acionamento. É uma tecnologia que está na escola, mas ajuda toda a população.

DIRETOR ESCOLAR

As pessoas se sentem seguras, porque sabem que estão sendo monitoradas. As câmeras realmente funcionam, e quase toda semana técnicos vêm aqui para garantir que não haja nenhum problema no equipamento. Nós já fomos convidados a ver a operação das câmeras para entender o procedimento, e isso nos deu tranquilidade. Durante a noite, por exemplo, às vezes as professoras ficam até mais tarde na escola por conta de reuniões, e isso traz mais segurança na hora de deixar o local. Acho legal que o totem emite mensagens gravadas de tempos em tempos, e elas ajudam na organização do fluxo escolar, dando orientações sobre cuidados na hora de atravessar a rua, lembrando da necessidade de usar a faixa de pedestre. Em resumo, o totem mostra que aquele local está sendo bem cuidado.

COMERCIANTE ESTABELECIDO NA VIZINHANÇA DE ESCOLA

Volta e meia eu ouço mensagens dando orientações para as crianças. Aqui é uma área tranquila, sossegada, mas eu acho que é bem importante, porque não tem acontecido muita coisa, mas se algo ocorrer, por via das dúvidas é bom ter esse registro ali. Faz muito tempo que tenho o comércio, e acho que já faz mais de um ano que o totem está ali. Nele tem um botão que dá para apertar e conversar direto com alguém. Rapidinho alguém já te atende para saber do que você precisa.

FAMILIAR DE ALUNO

Dá mais segurança, é nisso que eu acredito. Minha filha vem de manhã para a natação e à tarde vem para escola. As famílias se sentem mais tranquilas, porque a gente sabe que é uma tecnologia que fica o tempo todo conectada com agentes de segurança. Isso com certeza faz as pessoas se intimidarem na hora de fazer alguma coisa errada na frente das escolas. É como se o segurança, o policial, estivesse aqui com a gente mesmo.

GUARDA DA ESCOLA

A tecnologia ajuda bastante. Muitas vezes acontecem coisas que não conseguimos ver, e sabemos que os operadores estão vendo. Por exemplo, perto do estacionamento, ao longo da rua, é um auxílio grande. Acabamos cuidando bastante do patrimônio, e eles vão dando apoio. Dentro da escola também temos câmeras que estão ligadas com o totem, além de outras para controle interno. As câmeras do totem ficam nos fundos e nas entradas do ambiente escolar. Vamos supor, se eu estou aqui e alguém tenta invadir lá atrás, tem uma câmera ligada ao totem que vai flagrar isso. É importante que esteja em todas as escolas, porque o ambiente escolar é um local de muito fluxo.

MOTORISTA DE VAN ESCOLAR

Em questão de criminalidade, de brigas dentro do contexto escolar, as câmeras ajudaram muito a coibir esses acontecimentos. Sou motorista e faço várias escolas, e todas elas têm esse monitoramento. Passa uma segurança maior para as famílias, e em Barueri tem bastante policiamento. Na maior parte dos dias você acaba vendo os guardas municipais em frente à escola também.

ENCONTRO PRESENCIAL: PAINEL COM COMPOSIÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Iniciativa da Revista Segurança Eletrônica, o evento realizado em Barueri em maio deste ano reuniu várias verticais do segmento de segurança e tecnologias, dois painéis, composição mista, com abordagem plural sobre dois temas bem atuais: Como Humanizar a Segurança nas Escolas e Ações Preventivas – Casos Práticos.

Bate papo, trocas de experiências e boas práticas com a participação de instituições de ensino públicos e privados, segurança pública, serviços públicos, docentes e pesquisadores, representantes da Câmara Municipal e da Secretaria de Inovação e Tecnologia da Cidade de São Paulo, todos juntos.

Apesar de se tratar de um tema bem complexo, há várias ações sendo exercitadas na cidade de São Paulo com foco nos trabalhos preditivos e preventivos, laboratórios e exercícios práticos sendo realizados por equipes multidisciplinares e de maneira conjunta com às áreas comuns internas e extramuros, conexões, integrações, segurança preventiva e protetiva em plena operação, modelos que já estão sendo replicados.

A seguir, dois relatos importantes:

“Até pouco tempo atrás, ter câmeras gravando imagens era o suficiente no ambiente escolar para falar que havia investimento em segurança. Hoje isso não é mais verdade, e temos visto que a prevenção é a chave para um bom sistema integrado de segurança, e a tecnologia (uma das vertentes desse sistema) é uma frente que pode contribuir para dar eficiência e agilidade na prevenção das ocorrências. As principais tecnologias que vem sendo adotadas nesses ambientes, além das câmeras, é o controle de acesso, inteligência artificial, reconhecimento facial, software de gestão e detector de metais, que se bem utilizados de forma integrada, podem ajudar a dar mais segurança aos alunos e pais, evitando invasões e evitando ocorrências. Esses sistemas, se também aplicados nos ambientes externos, podem também contribuir para a segurança das cidades, transporte público, empresas e condomínios”, disse Thiago Henrique Santos, da Intelbras.

“O Instituto Presbiteriano Mackenzie, mantenedor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Higienópolis/SP, Barueri/SP e Campinas/ SP), da Faculdade Presbiteriana Mackenzie (Rio de Janeiro/ RJ, Brasília/DF e Curitiba/PR) e do Colégio Presbiteriano Mackenzie (Higienópolis/SP, Tamboré/SP, Brasília/DF e Palmas/TO), a fim de proporcionar o máximo de proteção aos seus alunos, colaboradores e familiares, possui uma equipe composta por profissionais de segurança devidamente treinados para o desempenho de suas atividades. Somado aos experientes profissionais, que realizam a vigilância e rondas contínuas nos campi, as unidades possuem sistemas de monitoramento por câmeras, alarmes e demais equipamentos de segurança, todos coordenados pelos Centros de Controle Operacional existentes. A fim de otimizar as ações, o Instituto Presbiteriano Mackenzie busca continuamente o aprimoramento tecnológico na área da segurança dos campi. Para situações emergenciais, que geram apreensão na Comunidade Escolar, existem Planos de Contingência de Segurança, previamente definidos, para serem colocados em prática e atenderem às necessidades de todos os alunos, colaboradores e familiares, respeitando as peculiaridades de cada campus. Os planos contemplam o perímetro externo, interno e o entorno dos campi, além de ações pedagógicas com equipes multidisciplinares, contando com o apoio da Direção das Unidades e do Poder Público em todas as esferas. A parceria com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal é uma excelente ferramenta de prevenção às ocorrências em escolas, garantindo a segurança dos nossos alunos. Além disso, foi criado um Grupo de Trabalho para tratar sobre os aspectos que abrangem a Segurança Escolar, parceria entre o Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré e a Secretaria de Segurança Urbana do município de Barueri. O Instituto Presbiteriano Mackenzie, por meio da Confessionalidade, também proporciona ações de conscientização dos alunos, colaboradores e familiares, em parceria com a equipe da Capelania, que incluem palestras, campanhas, momentos de sensibilização sobre o bullying, racismo, combate à intolerância e ao desrespeito, em suas mais variadas vertentes, proporcionando um ambiente seguro e com relacionamentos saudáveis. É compreensível que, diante de notícias de violência, os pais e estudantes fiquem apreensivos, por isso, nos colocamos à disposição das famílias para os esclarecimentos sobre as nossas ações de segurança”, falou o Major Marcos de Godoy, Gerente de Segurança do Instituto Presbiteriano Mackenzie.

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