Trend Micro e Fujitsu testam solução para proteger redes 5G privadas

A Trend Micro, líder mundial em soluções de cibersegurança, e a Fujitsu Limited estão colaborando em um projeto de segurança voltado a redes privadas de 5G. A eficácia dos serviços de segurança da Trend Micro para o 5G privado será demonstrado num ambiente simulado de fábrica inteligente e operacional da Fujitsu antes do produto ser disponibilizado no mercado.

A tecnologia 5G será um catalisador das verdadeiras fábricas inteligentes em todo o mundo. A conectividade e a automação vão modificar as estruturas de produção e a aplicação dos negócios, provocando uma melhoria significativa no desempenho e na produtividade das fábricas. Mas a expansão da infraestrutura de TI em ambientes de tecnologia operacional (OT) pode aumentar os riscos de ataques cibernéticos. Por isso, é necessário implementar, urgentemente, medidas de segurança para as redes 5G privadas.

A solução de segurança proposta pela Trend Micro para um sistema 5G privado está sendo aplicada no “Fujitsu Collaboration Lab”, em Kawasaki (Japão), com o uso de câmeras de monitoramento de alta definição e veículos guiados automaticamente (AGV). Esse ambiente foi escolhido para a visualização e o gerenciamento, de forma centralizada, do status e da segurança de todos os sistemas, assim como a correlação dos dados de detecção e prevenção de ameaças à rede e seus dispositivos.

O Trend Micro Mobile Network Security integra as camadas de proteção de dados, aproveitando a segurança do ponto final, incorporado dentro do cartão SIM do dispositivo IoT, com a segurança da rede em execução no sistema 5G privado.

O produto tem como benefícios:

• Detecção e proteção contra ameaças à rede 5G privada
• Autenticação dos dispositivos que tentam se conectar à rede 5G
• Bloqueio, em tempo real, da comunicação não autorizada

A demonstração prova que a solução Trend Micro protege as fábricas inteligentes contra ameaças internas, como dispositivos não autorizados ou infectados por malwares, assim como contra ameaças externas que tentam acessar a fábrica por meio da rede 5G.

“Estamos muito satisfeitos em unir forças com a Fujitsu para enfrentar o imenso desafio da segurança cibernética para o 5G privado”, destacou Akihiko Omikawa, vice-presidente executivo da Trend Micro.  “Juntos, estamos tornando a manufatura inteligente mais segura para garantir que a produção não seja interrompida devido a um ataque cibernético.”
A Fujitsu e a Trend Micro realizarão um teste de campo, até setembro, na Fábrica da Fujitsu em Oyama (Japão). Com base nos resultados do estudo, os parceiros considerarão a comercialização de uma solução de segurança para a rede 5G privada.

“O objetivo da Fujitsu é criar uma sociedade na qual pessoas, bens e serviços estejam conectados, em tempo real, através da tecnologia 5G, solucionando problemas enfrentados pelo mundo”, disse Tomonori Goto, vice-presidente sênior e chefe do Escritório de Serviços Verticais 5G da Fujitsu. “Por isso, acreditamos que a solução de segurança da Trend Micro representa uma tecnologia fundamental para aplicação do 5G privado em áreas de missão crítica. A Fujitsu continuará cooperando com a Trend Micro para estabelecer um novo patamar na cocriação de valor entre empresas.”

Notícias Relacionadas

Destaque

Franquia de segurança eletrônica é a nona maior microfranquia do Brasil

A Emive Franchising, alicerçada na marca consolidada de uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado, vem…

Destaque

Dahua investe em desenvolvimento de segurança cibernética de produtos

A Dahua Technology, como planejamento estratégico anual, tem o objetivo de investir 10% de sua receita no setor de Pesquisa…

Destaque

Prosegur Research analisa os cinco principais riscos para a segurança nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 acontecem entre 26 de julho e 11 de agosto e serão o maior evento…