TOTVS implanta controle de acesso robusto

A TOTVS adotou o conceito de espaços de trabalho abertos em sua nova sede na cidade de São Paulo. Agora, os mais de três mil colaboradores podem usufruir de um ambiente mais colaborativo e seguro

Por Fernanda Ferreira

A TOTVS é uma multinacional brasileira de tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções de negócios para empresas de todos os portes e segmentos. A companhia está entre as maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão integrada do mundo, com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento.

Em 2017, a empresa inaugurou uma nova sede em São Pau- Mudança de prédio e de sistema de segurança lo com 62 mil m² de área construída inspirada em modernas companhias do Vale do Silício, como Google e Facebook. A missão foi centralizar todas as operações, que antes estavam espalhadas por cinco unidades da capital paulista, em um único local, com uma nova base de infraestrutura – arquitetura interna, cabeamento estruturado e energia.

O local foi desenvolvido com um layout que prioriza a tendência de open spaces (espaços abertos), com grandes áreas de trabalho sem divisórias, com o intuito de promover a colaboração entre as pessoas.

CONTROLE DE ACESSO

Um dos maiores desafios do projeto foi a migração das credenciais de acesso dos 3.200 mil colaboradores para a nova estrutura. A empresa conseguiu permanecer com as mesmas credenciais, por meio de um sistema que consegue ler tanto o código dos cadastros antigos como dos novos. Para os colaboradores a mudança foi tranquila, eles desligaram seus equipamentos em uma sexta-feira em um endereço e chegaram para trabalhar na segunda-feira em outro, com a mesma credencial de acesso. A vigilância por vídeo também foi aprimorada com uma operação de monitoramento 24h e gerenciamento de imagem e segurança patrimonial trabalhando em conjunto.

LIBERDADE CONTROLADA

Toda a mudança de ambiente veio ao encontro de um plano de segurança estudado e adaptado para o novo conceito da empresa. Para realizar o monitoramento e controle de acesso, via leitores biométricos, de aproximação RFID ou QR Code, foram utilizadas as soluções Security Center e o Synergis, ambos da empresa Genetec.

“Não foi apenas uma troca de sistemas, que antes eram separados e que agora estão unificados. Ocorreu uma mudança completa e para que ela existisse foi preciso se transformar tecnologicamente, ter uma estrutura inteligente”, falou Denis Côté, country manager da Genetec Brasil. “Apesar do prédio ficar mais aberto para o público, ele ficou mais seguro também, porque está totalmente monitorado”, completou.

EXPANSÃO

O software da Genetec foi aplicado primeiramente na unidade de Joinville, em Santa Catarina, e em seguida na de São Paulo. A ideia agora é integrar as duas unidades para então verificar a possibilidade de integração das outras unidades espalhadas pelo Brasil.

Notícias Relacionadas

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…

Destaque

LogPlace inicia transporte de cargas de alto valor em parceria com a TBForte

O lançamento do serviço foi marcado por uma homenagem ao piloto Ayrton Senna com transporte do capacete utilizado em 1988…

Cases

Lotérica reduz custo na gestão de numerário e zera perdas com cofre inteligente

Cansado de assaltos e de perder horas do dia fazendo a contagem das cédulas, o empresário José Eduardo Nogueira de…