TOTVS implanta controle de acesso robusto
A TOTVS adotou o conceito de espaços de trabalho abertos em sua nova sede na cidade de São Paulo. Agora, os mais de três mil colaboradores podem usufruir de um ambiente mais colaborativo e seguro
Por Fernanda Ferreira
A TOTVS é uma multinacional brasileira de tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções de negócios para empresas de todos os portes e segmentos. A companhia está entre as maiores desenvolvedoras de sistemas de gestão integrada do mundo, com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento.
Em 2017, a empresa inaugurou uma nova sede em São Pau- Mudança de prédio e de sistema de segurança lo com 62 mil m² de área construída inspirada em modernas companhias do Vale do Silício, como Google e Facebook. A missão foi centralizar todas as operações, que antes estavam espalhadas por cinco unidades da capital paulista, em um único local, com uma nova base de infraestrutura – arquitetura interna, cabeamento estruturado e energia.
O local foi desenvolvido com um layout que prioriza a tendência de open spaces (espaços abertos), com grandes áreas de trabalho sem divisórias, com o intuito de promover a colaboração entre as pessoas.
CONTROLE DE ACESSO
Um dos maiores desafios do projeto foi a migração das credenciais de acesso dos 3.200 mil colaboradores para a nova estrutura. A empresa conseguiu permanecer com as mesmas credenciais, por meio de um sistema que consegue ler tanto o código dos cadastros antigos como dos novos. Para os colaboradores a mudança foi tranquila, eles desligaram seus equipamentos em uma sexta-feira em um endereço e chegaram para trabalhar na segunda-feira em outro, com a mesma credencial de acesso. A vigilância por vídeo também foi aprimorada com uma operação de monitoramento 24h e gerenciamento de imagem e segurança patrimonial trabalhando em conjunto.
LIBERDADE CONTROLADA
Toda a mudança de ambiente veio ao encontro de um plano de segurança estudado e adaptado para o novo conceito da empresa. Para realizar o monitoramento e controle de acesso, via leitores biométricos, de aproximação RFID ou QR Code, foram utilizadas as soluções Security Center e o Synergis, ambos da empresa Genetec.
“Não foi apenas uma troca de sistemas, que antes eram separados e que agora estão unificados. Ocorreu uma mudança completa e para que ela existisse foi preciso se transformar tecnologicamente, ter uma estrutura inteligente”, falou Denis Côté, country manager da Genetec Brasil. “Apesar do prédio ficar mais aberto para o público, ele ficou mais seguro também, porque está totalmente monitorado”, completou.
EXPANSÃO
O software da Genetec foi aplicado primeiramente na unidade de Joinville, em Santa Catarina, e em seguida na de São Paulo. A ideia agora é integrar as duas unidades para então verificar a possibilidade de integração das outras unidades espalhadas pelo Brasil.
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