Tendências em alarmes para o setor de segurança em 2019

Por Edson Machado

Estar à frente em relação às novas tecnologias e tendências em segurança faz toda diferença na hora de cuidar da proteção de empresas, casas ou condomínios. Em 2019, o mercado conta com muitas novidades para o setor que prometem melhorar consideravelmente a proteção dos usuários e patrimônios. Segundo a Pesquisa Nacional sobre Segurança Eletrônica, feita pela SMG para a ABESE (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança), 95% das indústrias pretendem trazer novidades este ano.

Seguindo esta tendência, nós, da Intelbras, contamos com inovação em nosso DNA, e investimos 6% do nosso faturamento em pesquisa e desenvolvimento. Assim, estamos sempre desenvolvendo novos produtos e soluções para o mercado e o consumidor brasileiros. Neste processo de constante evolução, nós identificamos as principais tendências de mercado para o setor de segurança para este ano:

Aplicativos de Segurança em Dispositivos Móveis
Com a popularização do uso dos dispositivos móveis, os aplicativos passaram a ser uma ótima alternativa para integrar o usuário ao seu sistema de alarme possibilitando comandos remotamente para ligar e desligar o alarme e verificar status do sistema em suas residências. Além disso, é possível disparar comandos como: acender uma lâmpada, abrir e fechar portões, desse modo é possível intimidar um possível invasor, por exemplo. Segundo a pesquisa da ABESE, o uso de aplicativos de segurança em dispositivos móveis representa 94% das principais apostas do segmento para os próximos três anos.

Aplicativos para Técnicos
Além do desenvolvimento de aplicativos para os usuários, o mercado revela uma forte tendência também na criação de apps para os técnicos. A ideia é criar uma interface amigável e intuitiva que facilite o trabalho e diminua o tempo na instalação e manutenção dos dispositivos. A Intelbras é pioneira no desenvolvimento dessa ferramenta, com o AMT Remoto Mobile, possibilitando ao técnico toda a programação do sistema de alarme, inclusive programar os dispositivos sem fio.

Central de Alarme sem Fio
Essa tecnologia permite a instalação do sistema de alarmes em locais onde não foi prevista a passagem da fiação dos dispositivos, como sensores, por exemplo. Os sensores, neste caso, comunicam com a central de alarme por radiofrequência e o sistema precisa ser inteligente para monitorar e supervisionar todos os dispositivos garantindo a comunicação do sistema de alarme. É uma nova aposta que trará tanta praticidade no momento da instalação e também economia devido aos custos cada vez mais reduzidos. Além disso, esses modelos de centrais e sensores detectam o movimento cada vez mais com maior precisão e técnicas que garantem que o disparo não seja falso.

Integração de Alarmes com Sistema CFTV
Cada vez mais os alarmes serão integrados com o sistema CFTV, aliando o uso de aplicativos em que será possível comandar a central de alarmes e verificar as imagens em tempo real, ou até mesmo a gravação do DVR no momento do disparo. Ainda segundo a ABESE, o item mais vendido do setor de segurança pública e patrimonial no ano passado foram as câmeras de videomonitoramento IP, representando 36% dos produtos, o que revela um cenário muito promissor para o sistema.

As novas tecnologias desenvolvidas nas centrais de alarmes poderão reconhecer a rotina do usuário, transformando a proteção do ambiente em um cenário pré-definido. Essas tendências geram praticidade para o dia a dia e são aliados muito importantes na segurança patrimonial e pessoal.

Edson Valdir Machado é gerente do segmento de Alarmes da Intelbras. Trabalha na empresa há mais de seis anos. Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina e graduado em Administração com habilitação em Marketing pela faculdade Estácio de Sá de SC, o executivo possui vasta experiência no setor de segurança e alarmes.

Notícias Relacionadas

Destaque

WDC Networks fecha acordo com a IDEMIA para distribuição de soluções de biometria no Brasil

A WDC Networks anuncia hoje a assinatura de um acordo comercial com a líder global em identidade aumentada, IDEMIA, para…

Destaque

CIPHER participou da Exposec em parceria com a SegurPro

A CIPHER, empresa do Grupo Prosegur, participou em conjunto com a SEGURPRO da Exposec 2019. A empresa apresentou seu portfólio…

Destaque

Grupo Verzani & Sandrini trouxe soluções tecnológicas para estacionamentos na Exposec 2019

O Grupo Verzani & Sandrini trouxe para a Exposec 2019, além de toda sua expertise para o setor, soluções tecnológicas…