Teltex cria vertical para setor de condomínios Triple A
Se as smart cities parecem algo muito distante, elas podem estar mais perto do que você imagina. Hoje, já existem condomínios, os chamados Triple A (AAA), que atendem a esses conceitos em muitos aspectos – pequenas ilhas nas grandes cidades, cuja visão de desenvolvimento urbano está conectada aos avanços de TI, como Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). Este padrão dedica muita atenção à área de segurança condominial e costuma fazer uso contínuo de recursos tecnológicos.
Neste contexto, a Teltex, referência em Segurança e Integração Tecnológica, criou uma nova vertical de negócios dedicada a este nicho de mercado, levando ao setor Triple A um olhar 360º. A companhia considera este modelo de edifícios e bairros planejados como microcidades inteligentes e, para isso, aplica soluções inovadoras, que contribuem com a segurança e o bem-estar dos condôminos. São sistemas inteligentes de monitoramento, com banco de dados em nuvem, capazes de transformar a forma de se realizar todo o controle desses espaços.
Os condôminos passam a ser identificados por reconhecimento facial e os veículos pela leitura das placas ou por tags RFID (Radio-Frequency IDentification). Contornando toda a construção, cabos microfônicos funcionam como uma proteção perimetral invisível, sem cercas, muito aplicadas em regiões mais afastadas. Também podem ser utilizados radares para detecção em áreas de menor visibilidade, como matas e encostas no entorno dos condomínios. Essas tecnologias são grandes diferenciais de segurança, pois têm a capacidade de detectar carros e pessoas com bastante precisão, acionando alertas na central de comando. As áreas com mata ao fundo, por exemplo, são mais difíceis de serem visualizadas apenas pelas câmeras. Já os radares, com um alcance muito maior, conseguem, não apenas constatar a presença de alguém, mas também mostrar o seu deslocamento em tempo real, seja de um veículo ou indivíduo. Na sala de monitoramento, o profissional é avisado e consegue direcionar as câmeras para acompanhar o ponto violado ou a área para qual o radar indica o deslocamento. A iluminação dos ambientes também é inteligente: estruturada em lâmpadas LED, que, além de mais sustentáveis, são controladas à distância, de acordo com a necessidade do horário.
Em conjunto, essas tecnologias reduzem até 70% dos custos totais do condomínio com segurança e impactam também na eficiência energética. Além de proporcionar maior proteção aos condôminos e aos seus prestadores de serviço, com menor exposição da fragilidade humana aos riscos dessas atividades, a economia chega, inclusive, na taxa condominial.
As soluções ofertadas pela Teltex são formatadas no modelo de Technology as a Service, em que hardware, software e serviço são oferecidos por locação mensal, viabilizando o acesso às tecnologias emergentes sem o custo de propriedade. Dessa forma, toda a manutenção (preventivas e corretivas), atualização dos equipamentos e renovação do parque também estão cobertos pela companhia, desonerando o condomínio de tais despesas.
Um dos grandes desafios dos gestores de condomínios é dar visibilidade ao trabalho realizado. Além da garantia de que tudo funcione, efetivamente, é preciso que cada decisão agregue valor ao bem comum de todos. Para isso, a Teltex coloca na mão do condômino aplicativos para smartphones, que permitem controles de rotina, como a liberação da entrada de convidados, fornecedores, entre outros, entregando uma melhor experiência, pela praticidade da mobilidade. Outro ponto que muda totalmente a maneira de executar a gestão condominial é levar equipamentos e dispositivos tecnológicos que proporcionem às equipes humanas maior poder e rapidez na tomada de decisão.
Com um olhar mais amplo sobre o padrão Triple A, a companhia oferece um importante diferencial, por meio de tecnologias convergentes, como os controles de acessos de pessoas e veículos, monitoramento de incêndio, câmeras inteligentes e toda a estrutura instalada, seguindo uma linha de interoperabilidade para condomínios, isto é, que conversa entre si de forma transparente. O objetivo é que o sistema acople todas essas informações e entregue ao profissional responsável uma leitura fácil e amigável, viabilizando, inclusive, uma supervisão proativa e não apenas reativa, como ocorre na maioria dos casos.
“A Teltex assume uma entrega qualificada, por meio da locação dos dispositivos e serviços para atender às necessidades dos condomínios. Com uma visão holística sobre o setor, a companhia coloca à disposição dos gestores o que há de mais moderno em tecnologias integradas, tangibilizadas em estratégias inteligentes e sustentáveis para os negócios”, explicou Valmor Fernandes, diretor presidente da Teltex.
Notícias Relacionadas
Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente
Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…
Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA
A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…
Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias
O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…