Três tecnologias em vídeo que ajudam no combate ao Covid-19

Por Adriano Oliveira

A indústria de segurança eletrônica também tem dado sua colaboração para combater o coronavírus, abaixo o resumo de três delas.

Medição de Temperatura

Câmeras térmicas já estão no mercado há algum tempo, mas recentemente têm sido usadas amplamente em diversos locais como aeroportos, indústrias e hospitais para medir a temperatura corporal de funcionários, visitantes e até para auxiliar na triagem de pacientes.
Isso porque alguns modelos no mercado conseguem medir a temperatura de pessoas com precisão de até 0,3°C e conseguem também manter essa precisão com o uso de um calibrador, o black body, recomendação da Food and Drug Administration (FDA)¹.

Um alerta pode ser emitido pelo dispositivo caso identifique que uma pessoa com temperatura elevada esteja passando.

As câmeras usadas para esse tipo de aplicação contam com algum algoritmo de detecção facial para que a medição seja feita no local correto e a câmera não precise diminuir seu desempenho por estar medindo temperaturas em pontos da imagem que não tenha a presença de pessoas.

Contagem de Pessoas

Um outro tipo de câmera que pode ser muito útil neste período de pandemia é aquela que faz contagem de pessoas. Aliada ao software de monitoramento, é possível determinar quantas pessoas entraram em um ambiente e quantas saíram, dessa forma, a câmera consegue informar quantas ainda estão no ambiente.

De acordo com o tamanho do local é estipulada a quantidade de pessoas que podem ocupar aquele espaço de forma que seja possível manter um certo distanciamento social e assim diminuir as chances de contaminação por proximidade.

Controle de Acesso com reconhecimento facial e detecção de máscara

O mercado de controle de acesso também foi afetado pela pandemia: o uso de dispositivos biométricos em que o usuário tenha que tocar alguma superfície ou até mesmo o uso de cartão de proximidade é algo que tem sido evitado.

Tecnologias como reconhecimento facial estão ganhando espaço e os terminais estão sendo equipados também com outras funções, como detecção do uso de máscara e leitura de temperatura. Assim, ao passar pelo terminal de controle de acesso, o próprio aparelho verifica se o usuário está usando máscara e mede sua temperatura emitindo um alerta caso necessário.

As empresas e os usuários domésticos podem agora contar com diversas tecnologias em vídeo que podem ser facilmente implantadas e que podem auxiliar no combate ao coronavírus.

¹ Enforcement Policy for Telethermographic Systems During the Coronavirus Disease 2019 (Covid-19) Public Health Emergency. https://www.fda.gov/media/137079/download

Adriano Oliveira
Gerente de soluções da Dahua Technology.

Notícias Relacionadas

Destaque

Congresso ISC Brasil vai reunir gestores de segurança e autoridades para debater soluções para integração entre segurança pública e privada

Evento acontecerá dentro da ISC Brasil, que será presencial e realizada de 21 a 23 de setembro, no Expo Center…

Destaque

Empresas de diferentes setores usam Genetec Mission Control para apoiar decisões nos procedimentos de inspeção de funcionários e visitantes

Isto porque o mecanismo de automação de segurança pode ser usado para estabelecer procedimentos de inspeção padronizados e eficientes para…

Destaque

Webinar: descubra a tecnologia multissensor de cobertura omnidirecional com a Illustra Pro Gen4

A Johnson Controls anuncia a realização de um encontro virtual para apresentar a tecnologia multissensor motorizada das câmeras Illustra Pro…