Tecnologia na área de segurança vai detectar invasão por meio de fibra óptica

Usar o que há de melhor na tecnologia nacional para garantir a segurança em grandes áreas evitando invasões e furtos. Este é um dos objetivos do Fence Lite, equipamento inovador apoiado pela EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) capaz de emitir alertas inteligentes para avisar o proprietário sobre possíveis invasões de perímetros. O aparelho, idealizado pela empresa Alfa Sense e desenvolvido pela Unidade EMBRAPII, CPqD, em Campinas, já está no mercado. A iniciativa também contou com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

A inovação detecta, através de fibra óptica que atua como sensores de vibração ultrassensíveis, diferentes tipos de ameaças, ou seja, a cada toque na área monitorada o sistema interpreta o que pode ser uma invasão para emitir alertas em tempo real. Todas as formas de intrusão podem ser identificadas, seja por meio de tentativa de escalada, corte no alambrado, quebra do muro, corte da fibra, escavação, túneis ou outras artimanhas utilizadas pelos criminosos.

“O que a gente vê é um caso de sucesso de uma empresa pequena que tinha uma ideia e, com a parceria EMBRAPII e Sebrae, conseguiu transformá-la em um produto atraindo investidores e interesse do mercado”, apontou Eduardo Brito, coordenador da diretoria de operações da EMBRAPII. Para Hamilton Silva, diretor da empresa Alfa Sense, só foi possível viabilizar o Fence Lite com parcerias que agregassem na proposta. “A EMBRAPII foi fundamental para a realização deste projeto porque quando você fala em inovar, em trazer uma nova tecnologia para o mercado, você precisa contar com parceiros que realmente acreditam na indústria e a EMBRAPII mostrou isso, graças ao modelo nós conseguimos realizar este projeto no Brasil”, destacou.

A tecnologia também pode funcionar em conjunto com outras soluções voltadas à proteção perimetral – como câmeras, sirenes, centrais e painéis de alarme e softwares de terceiros, o que representa um diferencial em relação a outros sistemas disponíveis no mercado. A instalação é simples e de baixo custo, uma vez que não requer infraestrutura em campo e ainda apresenta a vantagem de não gerar alarmes falsos. No caso de uma ameaça, é possível programar ações como, por exemplo, acender holofotes, emitir sinais sonoros ou direcionar câmeras para o local, entre outras funcionalidades.

A solução foi desenvolvida para ser usada tanto no perímetro de um condomínio como em áreas maiores (médias e grandes distâncias), inclusive, diversas empresas de segurança participaram do evento e já receberam certificados de habilitação para iniciar o uso da nova tecnologia.

EMBRAPII e Sebrae

Este e diversos outros projetos são resultados de uma parceria entre EMBRAPII e Sebrae que firmaram recentemente novo contrato que pode alavancar até R$ 100 milhões em investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em projetos de startups, micro e pequenas empresas. O objetivo é financiar ideias inovadoras de pequenos empreendedores buscando potencializar a competitividade de suas empresas no mercado.

No modelo convencional da EMBRAPII são financiados até 1/3 do valor dos projetos inovadores da indústria brasileira com recursos não reembolsáveis, além de colocar à disposição para seu desenvolvimento as Unidades EMBRAPII, renomados centros de pesquisa credenciados pela instituição. No modelo específico que inclui o Sebrae, os empreendedores recebem o complemento de suas contrapartidas financeiras nos projetos compartilhando os riscos e contribuindo para sua viabilização.

Notícias Relacionadas

Destaque

Aplicações práticas do botão de pânico

Ainda há muitas empresas que não sabem exatamente como gerar novos negócios a partir dessa importante funcionalidade que é o…

Destaque

Lei Geral de Proteção de Dados entra em vigor no Brasil

A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor na última sexta-feira (18). É um marco legal que regulamenta…

Destaque

Inteligência artificial: quais os riscos que a tecnologia pode gerar?

Ainda que longe das representações pós-apocalípticas do cinema, o avanço da inteligência artificial (IA) no nosso cotidiano, seja na forma…