Axon apresenta inovações, pela primeira vez no Brasil, com foco em inteligência artificial, monitoramento de drones e gamificação de abordagens complexas em realidade virtual
De 23 a 25 de outubro, São Paulo estará no centro das discussões sobre o futuro da segurança pública na América Latina. A COP International 2025 acontece no São Paulo Expo e reunirá autoridades de todo Brasil.
O Congresso Internacional de Operações Policiais (COP) traz especialistas e profissionais de segurança de todo o continente para debater as principais tendências em vigilância e contenção de crimes em tempo real. No estande da Axon, a líder global em tecnologias conectadas de segurança pública vai apresentar três inovações não-letais: Fusus, Dedrone e Taser 10 Virtual. “Nossa missão é proteger vidas e apoiar os profissionais de segurança com tecnologia que ampliam a precisão, a empatia e a segurança no dia a dia”, afirma Arthur Bernardes, diretor nacional da Axon Brasil.
No Brasil, a Axon já colabora com agências estaduais e municipais para integrar tecnologias de monitoramento e capacitação de agentes, promovendo respostas mais rápidas e redução de riscos em ocorrências de alta complexidade.
No Rio Grande do Sul, a Axon trabalhou com a secretaria de segurança do estado para implementar as câmeras corporais. Dados da secretaria apontam que a tecnologia reduziu os confrontos em 74%, com queda de quase 90% em casos de resistência.
Treinamento policial gamificado em VR
O Taser 10 Virtual leva o mais recente dispositivo não letal da Axon para ambientes de treinamento em realidade virtual. O sistema simula situações complexas, como crises com pessoas em sofrimento mental, e permite aos agentes praticar comunicação, mediação e tomada de decisão sobre uso da força em ambiente seguro e adaptativo. A solução faz parte do ecossistema integrado da Axon, que inclui câmeras corporais, gestão de evidências digitais e plataformas de operações.
Monitoramento em tempo real e operações mais rápidas
O Fusus é uma plataforma de Centro de Operações em Tempo Real que permite integrar imagens de câmeras, sensores e dispositivos conectados em um único painel. A solução cria uma visão instantânea das ocorrências, reduz o tempo de resposta e facilita a coordenação entre equipes. Já implantado em outros países, como em Nova York, o sistema possibilita colaboração segura entre comunidades e forças policiais.
IA contra ameaças aéreas chega no Brasil pela 1º vez
O Dedrone é um sistema de contramedidas contra drones, baseado em inteligência artificial, capaz de detectar, classificar e neutralizar ameaças aéreas em segundos. Com algoritmos que reduzem falsos alertas, o Dedrone já é utilizado em projetos de defesa e segurança em diversos países, incluindo grandes eventos públicos e a proteção de infraestruturas críticas. A tecnologia será demonstrada pela primeira vez no Brasil.
“A combinação entre inteligência em tempo real, ferramentas antidrones e treinamento imersivo representa um passo importante para um futuro mais seguro tanto para os agentes quanto para a sociedade”, pondera Bernardes.
A imprensa credenciada poderá conhecer demonstrações das tecnologias e entrevistar executivos da Axon e autoridades da área de segurança no estande B6. Agendamentos de entrevistas podem ser feitos pelo e-mail: daniel@dialogue-inc.com.
O maior evento de operações policiais da América Latina
O COP International é o principal congresso latino-americano voltado às operações policiais. O evento preza pela aproximação entre a sociedade civil das forças de segurança, defesa e justiça. Nesta edição, com apoio institucional da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, as principais lideranças das forças armadas e policiais do Brasil.
A programação inclui palestras, trilhas técnicas e uma feira de tecnologia com empresas do Brasil e do exterior. O evento é gratuito para profissionais de segurança e defesa, aberto ao público maior de 18 anos, e as inscrições podem ser feitas em https://cop.pro.br.

