Tecnologia de sincronia labial pode colocar à prova a veracidade das falas em vídeos

Antigamente, uma foto poderia ser  usada como uma evidência incontestável para resolver processos, disputas ou provar algo, mas com os programas de edição e técnica de manipulação é necessário uma análise mais aprofundada para ser levada em consideração. Vídeos costumam ser mais aceitáveis, por serem mais difíceis de serem forjados sem que se note a manipulação.

Entretanto, pesquisadores da Universidade de Washington podem mudar essa realidade. Esses cientistas desenvolveram um software que utiliza áudios já existentes, como palestra, conversa, discurso e pronunciamento, para gerar um novo vídeo com essas falas captadas, porém com uma perfeita sincronia labial. A ideia é utilizar essa tecnologia para aperfeiçoar a tradução de áudio para vídeo em “humanos virtuais”, dublagens, entre outras ações.

“O software tem aplicações práticas, como a melhoria da videoconferência para reuniões, bem como as futuristas, como a capacidade de manter uma conversa com uma figura histórica na realidade virtual criando imagens apenas a partir de áudio. Esse é o tipo de avanço que ajudará a habilitar esses próximos passos”, explicou o professor assistente na Paul G Allen School of Computer Science & Engineering, Kemelmacher-Shlizerman.

Para demonstrar o funcionamento da ferramenta, foram utilizados diversos vídeos do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama disponíveis na internet para o software analisar e trabalhar os algoritmos. “Em breve, ferramentas de chat em vídeo como Skype ou Messenger serão capazes de coletar dados de vídeos para usar em modelos computacionais”, disse o professor.

O programa ainda não é perfeito, mas no vídeo abaixo você pode ver a precisão dessa tecnologia:

 

A apresentação completa do software será realizada durante o evento SIGGRAPH 2017, que acontece do dia 30 de julho a 3 de agosto, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Fonte: Engadget

Notícias Relacionadas

Cases

Grupo Unidasul adota solução óptica Furukawa em centro de distribuição e em novas unidades no Rio Grande do Sul

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul,…

Destaque

Datacenters precisam de vigilância RSA para garantir segurança

Esta ferramenta do Genetec Security Center combinado ao uso dos sensores existentes ajuda a lidar proativamente com ameaças antes que…

Destaque

Como a tecnologia pode aprimorar a segurança em cidades inteligentes?

Apesar de o conceito de cidade inteligente ser relativamente recente, ele já se consolidou como assunto fundamental na discussão da…