Tecnologia de sincronia labial pode colocar à prova a veracidade das falas em vídeos

Antigamente, uma foto poderia ser  usada como uma evidência incontestável para resolver processos, disputas ou provar algo, mas com os programas de edição e técnica de manipulação é necessário uma análise mais aprofundada para ser levada em consideração. Vídeos costumam ser mais aceitáveis, por serem mais difíceis de serem forjados sem que se note a manipulação.

Entretanto, pesquisadores da Universidade de Washington podem mudar essa realidade. Esses cientistas desenvolveram um software que utiliza áudios já existentes, como palestra, conversa, discurso e pronunciamento, para gerar um novo vídeo com essas falas captadas, porém com uma perfeita sincronia labial. A ideia é utilizar essa tecnologia para aperfeiçoar a tradução de áudio para vídeo em “humanos virtuais”, dublagens, entre outras ações.

“O software tem aplicações práticas, como a melhoria da videoconferência para reuniões, bem como as futuristas, como a capacidade de manter uma conversa com uma figura histórica na realidade virtual criando imagens apenas a partir de áudio. Esse é o tipo de avanço que ajudará a habilitar esses próximos passos”, explicou o professor assistente na Paul G Allen School of Computer Science & Engineering, Kemelmacher-Shlizerman.

Para demonstrar o funcionamento da ferramenta, foram utilizados diversos vídeos do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama disponíveis na internet para o software analisar e trabalhar os algoritmos. “Em breve, ferramentas de chat em vídeo como Skype ou Messenger serão capazes de coletar dados de vídeos para usar em modelos computacionais”, disse o professor.

O programa ainda não é perfeito, mas no vídeo abaixo você pode ver a precisão dessa tecnologia:

 

A apresentação completa do software será realizada durante o evento SIGGRAPH 2017, que acontece do dia 30 de julho a 3 de agosto, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Fonte: Engadget

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…