Tecnologia brasileira permite identificar gado por biometria facial

Uma tecnologia criada no Brasil permite a identificação de gados por meio de uma visão computacional. A técnica pode substituir as marcações e os brincos de rastreamento usados atualmente para segurança e para a emissão da Guia de Trânsito Animal, exigida para exportação de carne bovina. As informações foram divulgadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A tecnologia é similar ao reconhecimento facial, empregado em aeroportos para identificar criminosos. Com ela, um sistema de câmeras instaladas no campo, nos cochos ou em drones consegue captar imagens dos animais em poucos segundos.

Os testes foram realizados com a raça Pantaneiros, e os bovinos foram identificados por meio de um sistema de redes neurais convolucionais – que une inteligência artificial e aprendizado da máquina para processar imagens. Dessa forma, a técnica é capaz de criar um banco de dados para reconhecimento e identificação do gado.

Os resultados experimentais apontam que os modelos de arquiteturas utilizados na pesquisa alcançaram 99,96% de acerto.

Notícias Relacionadas

Destaque

CT HUB anuncia Thiago Pavani como novo Head Comercial

O CT HUB está orgulhoso em anunciar a contratação de Thiago Pavani como seu novo Head Comercial. Com mais de…

Destaque

HID e parceiros tecnológicos líderes introduzem credenciais móveis na Google Wallet para funcionários, inquilinos e visitantes

Smart Spaces e Cohesion fazem parceria com a HID para oferecer acesso conveniente e seguro a espaços e sistemas do…

Destaque

Segurança do Web Summit Rio será realizada pela SegurPro pelo segundo ano consecutivo

Com base no conceito de Segurança Híbrida, o esquema desenvolvido pela empresa contará com profissionais habilitados para atuação em grandes…