Supermercados Correia reduzem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

Com o cofre inteligente da Sesami não há erros de contagem e a empresa reduziu seus gastos com transporte dos valores e colaboradores na área da tesouraria em cerca de 30%

Em 2023, Vitorino Correa Neto, diretor do Supermercados Correia, rede familiar criada pelo casal Guy Côrrea e Maria Pereira a partir de um pequeno mercadinho em 1984 e hoje com 18 lojas espalhadas por Sorocaba, Votorantim, Iperó, Salto de Pirapora e Porto Feliz, no interior de São Paulo, apostou na adoção do cofre inteligente para ter mais eficiência operacional em sua tesouraria. Estava cansado de perder horas e manter uma equipe grande de funcionários dedicados à contagem manual do numerário. Tudo era cansativo, repetitivo e, por vezes, com erros que comprometiam todo o trabalho executado. “Precisávamos de uma solução que nos desse segurança e agilidade às nossas operações”, diz o executivo.

Foi assim que Vitorino, com apoio do presidente da rede, Sebastião Atadaine Correia, decidiu ir ao mercado em busca de soluções tecnológicas que pudessem colaborar com o time da tesouraria. Conheceu o Intelisafe, cofre inteligente da Sesami (www.sesami.io), empresa que é referência em soluções efetivas e inovadoras para segurança, produtividade e gestão nos segmentos de varejo, bancos e transporte, disponibiliza uma solução inovadora. O resultado, de imediato, foi mais do que positivo. “A solução agilizou e deu mais segurança ao trabalho da equipe. Antes tínhamos 12 funcionários para fazer o serviço de controle e levávamos horas para promover a contagem. Hoje, o processo, com apenas dois colaboradores, não demora 30 minutos, com toda tranquilidade e confiança”, afirma.  

Com o cofre inteligente da Sesami não há erros de contagem e a empresa reduziu seus gastos com transporte dos valores e colaboradores na área da tesouraria em cerca de 30%. Ele também tem um software que permite a sincronia de todos os processos, desde o depósito do dinheiro no cofre até o transporte ao banco. “Quando você tem um sistema integrado, como o Intelisafe, as informações são disponibilizadas em tempo real. Acompanhamos tudo online”, argumenta Vitorino. Ele lembra ainda que o controle da operação é todo automatizado por meio de senhas que identificam o responsável pela operação até o depósito no cofre.

Hoje, os cofres inteligentes estão presentes em sete lojas, mas a ideia é que eles possam ser adquiridos também nas demais unidades, nas mãos de irmãos, cunhado, tios e primos de Vitorino. “Os resultados são tão bons que devemos usá-los ainda na nossa rede de postos de combustíveis”, completa. A companhia tem oito postos em Sorocaba e Votorantim. “Trabalhamos com margens apertadas e todo ganho é fundamental. Assim, é necessário prevenirmos as perdas para que rentabilizemos ao máximo o nosso negócio”, declara Vitorino.

Dinheiro ainda é muito utilizado – Carteiras digitais, implantação de novos meios de pagamento como o Pix em lojas físicas e online são as principais respostas do varejo para um consumidor cada vez mais digitalizado. Mas a circulação de dinheiro no comércio subiu durante a pandemia e continua em alta. De acordo com o 4º Panorama dos Meios de Pagamento do Varejo Brasileiro, levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o dinheiro aparece como meio mais utilizado em 58% dos pagamentos em lojas físicas em 2022.

Nesse cenário, a gestão de numerário torna-se fundamental no incremento da eficiência operacional da loja, traduzida no aumento das vendas, redução de custos, satisfação do cliente e reconhecimento da marca (frutos de uma boa jornada e experiência de compra). “Além da redução de custos e conquista de processos mais eficientes, o retorno sobre investimento da gestão de numerário proporciona melhor nível de atendimento a clientes. É simplesmente prevenir perdas com eficiência para que seu negócio se rentabilize ao máximo”, afirma Hailton Santos, diretor Comercial da Sesami. 

Notícias Relacionadas

Destaque

Os drones vão substituir os vigilantes em uma operação de segurança?

Drones fazendo deliveries, aplicando pesticidas, auxiliando bombeiros em ocorrências, monitorando obras de construção, esses são alguns exemplos de como as…

Destaque

Avantia vence licitação para implementar soluções de segurança eletrônica no Porto de Santos

Empresa foi selecionada para dois dos quatro lotes da Autoridade Portuária de Santos (APS), com foco em câmeras térmicas e…

Artigos

Casas Inteligentes e proteção avançada para 2025: como a IoT está redefinindo a segurança no lar

Por Henrique Braz Rossi Nos últimos anos, a ascensão das casas inteligentes transformou o modo como vivemos. Graças à Internet…