Startup quer instalar data centers na Lua para armazenar dados importantes

A ideia é ter um lugar mais seguro que a própria Terra

A informação é a maior e mais cara moeda criada pela raça humana. Por isso, armazenar esses dados em um local seguro se tornou uma missão de outro mundo, literalmente.

A preocupação com a segurança das informações é tão grande, que a startup americana Lonestar Data Holding planeja construir uma rede de data centers na Lua.

A empresa explicou que a Lua é o local ideal para atender o segmento premium da indústria global de armazenamento de dados de US$ 200 bilhões, ao mesmo tempo em que aborda as principais preocupações ambientais da biosfera desencadeadas pelo crescimento dos data centers em todo o mundo.

Ainda segundo a companhia, a startup já está executando o primeiro servidor web do mundo na Estação Espacial Internacional. O objetivo é que as informações também ajudem futuras missões lunares, além de salvar o conhecimento humano após um possível desaparecimento do planeta.

“Dependemos dos dados para quase tudo o que fazemos e é muito importante para nós como espécie mantê-los na biosfera cada vez mais frágil da Terra. A nossa Lua representa o lugar perfeito para armazenar com segurança o nosso futuro”, disse o fundador da Lonestar, Chris Stott, em um comunicado à imprensa.

A missão estava prevista inicialmente para decolar no quarto trimestre deste ano, no foguete Falcon 9 da SpaceX, mas foi adiada para 2023.

A segurança dos data centers na Terra

Para as empresas que preferem manter suas operações na Terra, é preciso reforçar cada vez mais a segurança das suas plantas contra ameaças físicas.

“Os dados são o novo ouro para os criminosos, por isso as empresas de data centers precisam agir de maneira preventiva e efetiva contra qualquer tentativa de invasão de suas instalações”, disse o especialista em segurança e diretor da Ôguen, Hen Harel. “Uma segurança perimetral 3D traz   segurança por céu, terra, água e contra escavações. Isso porque o monitoramento é realizado com drones automatizados, radares de segurança de alta performance e minas eletrônicas inteligentes, sendo ideal para grandes áreas e ambientes desafiadores”, disse Hen Harel.

Para conhecer mais detalhes sobre a Segurança Perimetral 3D da Ôguen, acesse: www.oguen.com.

Notícias Relacionadas

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…

Destaque

LogPlace inicia transporte de cargas de alto valor em parceria com a TBForte

O lançamento do serviço foi marcado por uma homenagem ao piloto Ayrton Senna com transporte do capacete utilizado em 1988…

Cases

Lotérica reduz custo na gestão de numerário e zera perdas com cofre inteligente

Cansado de assaltos e de perder horas do dia fazendo a contagem das cédulas, o empresário José Eduardo Nogueira de…