Startup cria sistema que monitora áreas através dos ruídos

Imagina um mundo em que através do som de um tiro ou de um acidente de carro, câmeras e centrais podem ser acionadas para gravar e atender a ação? Ou uma casa com sensores que identificam quedas de pessoas idosas ou pedidos de socorro e acionam o serviço hospitalar de emergência? Ou ainda um sistema que percebe o som da primeira martelada em um arrombamento de banco ou empresa? Pois esse mundo já existe e está sendo aperfeiçoado neste momento por uma startup pernambucana.

Trata-se da Áudio Alerta, empresa criada por Ivo Frazão em parceria com o Grupo Avantia em 2015. O produto final já foi testado durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, onde câmeras com o Áudio Alerta foram implantadas na região portuária para audiomonitorar o local. No Recife, há testes sendo realizados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) e pelo Porto Digital para audiomonitorar tiros e acidentes de trânsito na capital.

Até o fim do ano, além de contratos assinados com o governo do estado e Prefeitura do Recife, o empreendedor espera estar comercializando alertas contra arrombamentos que disparam na primeira batida da parede para empresas privadas e audiomonitores para residências que tenham idosos. “Acabamos de ser aprovados na aceleração do Start Up Brasil, que é um programa com verba federal e que, aqui em Pernambuco, tem parceria com a Jump. Com essa aceleração, nosso objetivo é conseguir comercializar nossos produtos para o mercado privado e estruturar o modelo para fechar contratos com a administração pública”, reforçou Frazão.

Segundo ele, a tecnologia  começou a ser desenvolvida em 2009, quando ele trabalhava para uma empresa que transformava músicas em partituras de forma digital. E, vale ressaltar, o programa Start Up Brasil aporta até R$ 200 mil em cada empreendimento acelerado.

“Precisávamos primeiro desenvolver a classificação dos sons. Fizemos parcerias com a polícia civil para gravar vários tipos de tiro, ampliamos para barulhos de acidentes e aí começamos a desenvolver o sistema”, explicou Ivo Frazão.

De acordo com o gestor e criador, através de um sistema inteligente, a ferramenta é capaz de captar o som até em ambientes com muito ruído, como são os grandes centros urbanos, com vários carros circulando ao mesmo tempo. Ao identificar o incidente, câmeras de vigilância podem ser direcionadas para a origem do barulho para uma análise mais precisa da situação.

Agora, o  foco do Áudio Alerta é ser comercializado. Quem quiser algum produto da empresa, há escritórios em Barueri, São Paulo e no Recife. Este último está localizado na Avenida Mascarenhas de Morais. Também é possível atendimento através do site da empresa (audioalerta.com.br). “Este é o ano de fazer o produto chegar ao mercado, tanto com o setor público quanto do privado.”

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…