Sorriso de funcionários será monitorado e avaliado por IA em grande rede de supermercado

Tom de voz e jeito de falar também serão vigiados

Câmeras de vigilância em ambientes públicos e de trabalho não são novidade. No entanto, e quando elas começam a captar o sorriso dos funcionários e sua voz e começam a classificá-los por meio de IA? É o que esta grande redes de supermercado do Japão pretende fazer.

Uso de IA para captar e avaliar comportamento de funcionários

A rede de supermercados AEON é um dos maiores do Japão e, de acordo com o South China Morning Post, anunciou que irá implementar câmeras com inteligência artificial para identificar e avaliar sorrisos, feições e tons de voz de seus funcionários.

O projeto de chama Mr. Smile e foi desenvolvido pela InstaVR. Ele levará em conta cerca de 450 parâmetros para avaliar o sorriso, saudação, tom de voz e maneira de cumprimentar dos funcionários. E irá além, pois haverá elementos no sistema que busca incentivar a competição entre os trabalhadores para decidir quem consegue ser o “mais gentil” ou “com o melhor sorriso”.

A rede de supermercados afirma que realizou um teste em oito de suas lojas e descobriu que a atitude dos trabalhadores melhorou até 1,6 vezes em três meses e o objetivo é “padronizar o sorriso dos funcionários e satisfazer ao máximo os clientes”.

Outras empresas já aplicaram estratégias similares

Mr. Smile pode parecer um pouco invasivo para alguns internautas, mas outras empresas já implementaram projetos similares, como o BaristaEye, produzido pela NeuroSpot.

É um sistema de inteligência artificial que monitora tudo o que acontece em uma cafeteria, incluindo funcionários e clientes. De acordo com a descrição do produto, permite controlar as ações dos colaboradores em tempo real “garantindo com que sigam os processos adequados e prevenindo possíveis casos de fraude”.

Como você pode ver acima, o programa também analisa o tempo de permanência dos clientes, onde cada funcionário está andando e quantos copos eles serviram. Em caso de detecção de insatisfação, os trabalhadores são avisados imediatamente, para que façam algo a respeito.

Em relação aos sorrisos, o Japão possui algumas estratégias incomuns, como “sorria por 0 ienes”. Caso o cliente peça um sorriso, o funcionário é obrigado a fazer isso, pois seria um “produto”. Isso só é válido no McDonalds do país.

De acordo com o Sora News, esses sorrisos podem ser “encomendados” pela internet. Digamos que você vai fazer um pedido online, é possível pedir que o entregador (ou entregadora) faça seu trabalho sorrindo.

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