Sony patenteou uma lente de contato capaz de gravar vídeos

A Sony apresentou um pedido de patente para lentes de contato inteligentes que usam os movimentos das pálpebras para ativar diversas funções, como gravar vídeos e armazená-los. A solução inclui uma câmera, uma unidade de processamento sem fio e uma unidade de armazenamento.

As lentes de contatos usariam sensores para detectar quando um usuário fecha a pálpebra, diferenciando movimentos voluntários de piscadas não intencionais. “Sabe-se que o tempo de uma piscada normal, geralmente é de 0,2 segundos a 0,4 segundos, portanto, pode-se dizer que se uma piscada exceder 0,5 segundos, é um movimento consciente”, diz na descrição do pedido de patente.

Os usuários também podem ligar e desligar o modo de câmera fechando as pálpebras de propósito e podem usar os seus smartphones para controlar as lentes de contatos.

Outro recurso da solução é a possibilidade de apagar as telas pretas resultantes do abrir e fechar dos olhos em um momento que a lente está gravando um vídeo.

Para reproduzir as imagens, os usuários podem usar um movimento predeterminado das pálpebras, diferente das ações necessárias para ativar ou desativar outras funções.”Por exemplo, o usuário pode optar por pressionar o fim da pálpebra duas vezes no momento em que ela está fechada para reproduzir um vídeo”, afirmou o pedido de patente. As lentes também podem tirar fotos, corrigir imagens embaçadas e gerenciar o foco automático, o zoom e os controles de abertura.

O pedido de patente, arquivado em fevereiro de 2014, ainda não foi revisado. No mesmo ano, o Google apresentou um pedido de patente, publicado em abril de 2016, sobre uma lente de contato que poderia ser injetadas diretamente nos olhos dos usuários. O Google também revelou em janeiro de 2014 que estava realizando testes para desenvolver lentes de contato inteligentes capazes de detectar níveis de açúcar no sangue de alguém, idealizadas para ajudar pacientes com diabetes.

Também em 2016, a Samsung patentou na Coreia do Sul uma lente de contato equipada com uma tela, uma câmera, uma antena e vários sensores que detectam movimento. A lente usará a antena para conectar-se a um smartphone, que processa a imagem enviada para os olhos.

Notícias Relacionadas

Destaque

Estado de MG investe R$ 48 milhões em sistemas de segurança patrimonial de todas as escolas da rede

Primeiro lote de repasse dos recursos foi feito neste mês. Este é o maior investimento já realizado pela SEE/MG na…

Destaque

Joinville passa a contar com mais 140 câmeras para monitoramento da cidade

Parceria sem ônus para os cofres públicos foi assinada com o Grupo Khronos O prefeito de Joinville Adriano Silva e…

Destaque

Hikvision firma parceria com a Invenzi para novos produtos de controle de acesso

A Hikvision anuncia parceria com a Invenzi, empresa focada em fabricação de software para o mercado de produtos relacionados a…