Soluções inteligentes para transporte da Dahua Technology evitam acidentes e ampliam eficiência operacional

Em um mundo cada vez mais acelerado, não há tempo a perder com deslocamentos. Por isso, a Dahua Technology trabalha há anos para fornecer serviços abrangentes de transporte que combinam Inteligência Artificial (IA), Big Data e outras tecnologias baseadas em vídeo-vigilância, garantindo mais segurança, eficiência e lucro.

Uma das principais soluções inteligentes da multinacional para transportes está em funcionamento desde 2018 nos trens urbanos de Recife, que transporta cerca de 400 mil passageiros diariamente. São 1.380 câmeras de rede equipadas com resolução Full HD, análise de vídeo e tecnologia Starlight, que monitoram 52 locais espalhados ao longo dos 71 km de linha ferroviária. Elas operam 24h/7d, capturando e verificando imagens que ajudam a reforçar a segurança das Linhas Centro e Sul. As câmeras também fornecem aos controladores dos trens uma visão detalhada das operações, especialmente útil durante os horários de pico ou eventos turísticos, como carnaval.

Com um moderno sistema de reconhecimento facial, as câmeras podem oferecer suporte à polícia, pois registram e identificam rostos humanos, que comparados às imagens do banco de dados, podem ajudar na detenção de suspeitos. Para aprimorar ainda mais a segurança, a Dahua Technology desenvolveu uma tecnologia inteligente de perímetro que, quando implementada em entradas, saídas e proximidades de locais com grande fluxo de pessoas (como aeroportos e terminais rodoviários), consegue identificar a presença de sujeitos procurados dentro deste raio e ativar o alerta de risco.

Prevenção de incidentes

A Dahua Technology desenvolve inúmeras tecnologias focadas na solução de problemas e desafios ligados ao dia a dia de uma sociedade. “Nossa missão é proteger o mundo, habilitando uma vida mais segura e inteligente. Temos o objetivo de auxiliar empresas e governos a solucionar os gargalos existentes”, comenta Fabio Lopes, diretor de Canais da Dahua Technology. “A demanda por segurança está muito elevada no Brasil, pois compromete diretamente a vida da população e os negócios das companhias”.

O sistema de câmeras criado para ônibus públicos, por exemplo, é capaz de antecipar e evitar acidentes em tempo real. Até mesmo comportamentos de risco do motorista, como conduzir em alta velocidade ou bocejar com certa frequência, ocasionam o disparo do alarme da central de monitoramento. “Nosso sistema consegue inclusive verificar se o motorista está muito ‘disperso’, olhando muitas vezes para o lado ou baixando a cabeça para checar mensagens em seu celular, por exemplo”, complementa Lopes.

Na aeronáutica, é possível rastrear visualmente os processos de decolagem e aterrisagem das aeronaves, consideradas as etapas mais perigosas e complexas durante todo o voo. Situações diversas podem ser detectadas e prevenidas, desde condições anormais no clima até dificuldade técnicas, como por exemplo quando o trem de pouso não é abaixado normalmente.

A fim de evitar perdas e economizar custos com de mão-de-obra nos portos, a Dahua Technology possui um sistema eficiente de vigilância por vídeo HD para um gerenciamento mais eficiente de pessoas, veículos e contêineres. Sua tecnologia de reconhecimento de número de contêineres permite que as câmeras identifiquem a placa, o condutor e outras informações automaticamente.

Notícias Relacionadas

Destaque

Tecnologia de vídeo inteligente ajuda a gerenciar a densidade da multidão e a manter o distanciamento social

À medida que vários países e regiões pressionam para a reabertura de empresas e para uma redução nas regras de…

Segurança Eletrônica

Hanwha Techwin traz monitoramento de ocupação e detecção de máscara para câmeras AI da série P

Hanwha Techwin America apresenta um novo Sistema de Monitoramento de Ocupação e analítico de Detecção de Máscara em suas câmeras…

Destaque

Contagem de pessoas para distanciamento social seguro

Seja para um terminal, loja de varejo ou qualquer outra área pública, manter uma distância social segura é uma nova…