Solução inteligente da Industry 4.0

Armazéns são ambientes de segurança complexos. Centenas de trabalhadores movimentam milhares de itens pelas alas e corredores, dificultando a detecção de roubo de inventário e o rastreamento de remessas ausentes pelos gerentes de segurança. Em uma história de sucesso de Industry 4.0, a equipe do centro de distribuição de reposição automotiva em Itupeva, Brasil, utilizou a Internet das Coisas (IoT) para criar uma solução: a integração personalizada entre análise de vídeo e software de gerenciamento de armazém impedindo roubos, elevando a eficiência e com isso, a melhora no rastreamento de remessas.

A necessidade de compreender uma situação complexa

Localizado a cerca de 70 quilômetros de São Paulo, o centro de distribuição automotivo em Itupeva é um ponto central para toda a região da América do Sul. A instalação de 26.000 metros quadrados processa 68.000 remessas de componentes essenciais por ano, portanto, o alto nível de movimentação de itens, paletes e pessoal do armazém representa um desafio de acompanhamento do ponto de vista da logística e da segurança. Alguns anos atrás, a equipe de logística percebeu que perdas de inventário provenientes de roubo estavam aumentando. Enquanto isso, reclamações de clientes sobre itens equivocados em remessas exigiam busca exaustiva, colocando a reputação do centro em risco. Isso exigiu uma mudança na abordagem.

Ao investigar o problema, percebeu-se que a equipe de segurança estava sobrecarregada pela grande quantidade de alarmes. Cada incidente registrado pelas câmeras de vídeo exigia investigação manual demorada: sempre que um funcionário entrava em uma ala restrita, o pessoal da sala de controle de segurança recebia um alerta para realizar uma verificação cruzada no sistema de gerenciamento do armazém. Isso para confirmar se uma tarefa ativa havia sido atribuída àquela ala. Caso contrário, a equipe de segurança do armazém seria acionada para investigar. Mas com milhares de alertas e alarmes falsos por dia, isso se tornou impossível.

“Como cada verificação no sistema do armazém era conduzida manualmente, chegou um ponto em que os operadores de segurança não conseguiam verificar o grande número de eventos de segurança”, disse Mario Verhaeg, gerente de produtos da Bosch Building Technologies.

Conectando câmeras de vídeo “inteligentes” e software de gerenciamento de armazém

Para resolver os desafios, os especialistas da Bosch trabalharam durante mais de um ano para automatizar as verificações manuais demoradas: a abordagem combina a tecnologia Intelligent Video Analytics (IVA) integrada nas câmeras da Bosch com uma configuração personalizada do Bosch Video Management System (BVMS) e uma interface para o sistema de gerenciamento de armazém do centro.

Do ponto de vista técnico, é uma combinação engenhosa de tecnologia existente com informações de rede: todas as 200 câmeras de segurança do centro de distribuição, incluindo as da série Bosch Flexidome IP de alta definição, possuem Intelligent Video Analytics (IVA). Essa função integrada processa os dados das imagens em tempo real e detecta atividades suspeitas com a ajuda de um algoritmo. Na primeira etapa, a equipe “ensinou” as câmeras a reconhecerem objetos no armazém, como empilhadeiras e itens de remessas. Assim que o sistema de segurança aprendeu a identificar esses objetos, ele estava pronto para a implementação da interface com o sistema de logística do centro.

Na próxima etapa, a equipe criou uma interface direta entre o sistema de gerenciamento de armazém e o Bosch Video Management System (BVMS). A criação da conexão adiciona um novo nível de inteligência à vigilância por vídeo do centro: as câmeras inteligentes agora atuam como sensores de IoT capazes de identificar produtos armazenados no software do sistema de gerenciamento de armazém que, até o momento, cataloga 13.497 números de peças. O sistema também realiza verificação cruzada automaticamente de incidentes de segurança com tarefas agendadas no sistema do armazém. Graças a essa automação “inteligente”, os operadores só recebem alertas quando um trabalhador entra em uma ala sem uma tarefa — e nenhum alarme é acionado se o trabalhador apenas passar pela área. Como resultado direto, o número de eventos de segurança caiu de milhares para cerca de 100 por dia e os incidentes com as remessas incorretas diminuíram.

Acompanhamento de remessas em tempo real

Do ponto de vista das operações, a solução Industry 4.0 não apenas impulsiona a segurança, mas também atende à necessidade do centro de substituir o processo de rastreamento manual demorado para itens e remessas equivocados. Se antes a equipe de logística precisava de várias horas para localizar manualmente um item perdido, agora cada item recebe um número de rastreamento conectado às gravações de vídeo que documentam seus movimentos. Esse nível de transparência permite que a equipe de logística solucione problemas de inventário em minutos em vez de horas.

Desde que o sistema foi lançado com sucesso, a equipe em Itupeva usou o novo nível de supervisão para revelar benefícios adicionais: quatro cercas sólidas que protegem as áreas sensíveis do armazém puderam ser substituídas por “cercas virtuais”, representadas por zonas de segurança definidas no sistema de gerenciamento de vídeo. Isso revela um novo nível de flexibilidade para a alteração do arranjo de alas e prateleiras no armazém — o que é frequentemente necessário — sem comprometer a segurança. Além disso, a solução Industry 4.0 personalizada reduz drasticamente os custos de inventário ao realizar o “inventário virtual” em tempo real e espera-se que seja amortizada em menos de um ano.

“Essa é uma verdadeira história de sucesso de Industry 4.0. A solução é tecnicamente complexa e envolve um alto nível de personalização. Mas é uma boa demonstração do que é possível alcançar nesses sistemas quando os recursos corretos e pessoas criativas estão envolvidas”, falou Verhaeg.

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