Software em nuvem traz mais segurança para as cidades

A Camerite, empresa de Joinville, é uma das principais organizações brasileiras no desenvolvimento de software em nuvem para ser usado por empresas de segurança, provedores de internet e integradores de câmeras. A ferramenta é oferecida aos clientes finais com a possibilidade de acessarem imagens das câmeras instaladas em suas residências ou empresas, de qualquer dispositivo e em qualquer momento a partir de um login.

A plataforma em nuvem veio para substituir os antigos aparelhos DVRs que exerciam essa função de forma mais cara, insegura e com menos conectividade. O software permite, por exemplo, a verificação instantânea de dados, cruzando informações para identificação de pessoas, veículos, objetos e detecção de movimentos e situações.

Presente em 24 estados brasileiros, a empresa conta com uma rede de mais de 200 parceiros, como Khronos, Grupo FT, Prefeitura de São Paulo, Tecvoz, Porto Seguro e Maaxcam. A Camerite faz parte do grupo MAP e cresceu mais de quatro vezes o número de funcionários no último ano – a previsão para 2018 é terminar o ano com 70 colaboradores.
Além do software, a Camerite entrega também aplicativos para Android e iOs que auxiliam no monitoramento das gravações e ainda garantem a interação entre os parceiros e seus clientes. Cristian Aquino, CEO da empresa, reforça que a missão da empresa é contribuir para a segurança de maneira inteligente e escalável.”É extremamente gratificante atuar nesse segmento pelo valor que entregamos à população através de nossos parceiros. Nós simplificamos o monitoramento por vídeo”, ressalta Aquino.

Tecnologia a favor da segurança
Quando os apps de monitoramento de trânsito ainda não eram popularizados, Cristian Aquino criou a VejaAoVivo – uma plataforma ligada a mais de 1600 câmeras que mostrava em tempo real a situação das principais ruas das cidades. Em 2015, o executivo percebeu que o modelo de negócio não era escalável. A partir daí, desenvolveu a Camerite – uma nova tecnologia, ainda focada em monitoramento por imagens, mas agora com um objetivo diferente. O foco a partir de agora é investir cada vez mais em inteligência artificial para poder identificar rapidamente situações que representam uma ameaça à segurança.

O software da Camerite estimula ainda a vizinhança colaborativa. Funciona assim: uma câmera é instalada a cada quatro casas e os vizinhos conseguem compartilhar essas imagens, assim, todas as residências ficam dentro da área de cobertura. A plataforma permite que os usuários acessem uma linha do tempo, façam o download das imagens que procuram e compartilhem o link.

Para além dos bairros, a tecnologia da Camerite permite também que as cidades se conectem em prol da segurança. Em São Paulo, o projeto City Câmeras permite que a população disponibilize para a prefeitura e Polícia Militar imagens de câmeras particulares espalhadas pelas fachadas das casas e comércios da cidade. De acordo com a prefeitura da cidade, a rede de monitoramento criada pelos habitantes já ajudou a cidade a economizar R$3,6 milhões por ano.

Notícias Relacionadas

Destaque

Axis Communications lança a Axis Cloud Connect

Axis Communications, líder em vídeo de rede, apresenta a Axis Cloud Connect, uma plataforma de nuvem híbrida aberta projetada para…

Destaque

Quando cai a energia: é melhor utilizar geradores ou nobreaks?

Os apagões que vêm ocorrendo no Brasil, especialmente em São Paulo durante todo o ano acenderam o alerta para a…

Destaque

Com gasto anual de R$ 171 bilhões contra a violência, empresas mantêm aquecido o mercado de proteção patrimonial no Brasil

Valor investido no setor privado representa 1,7% do PIB nacional de 2022, segundo o Ipea; Came do Brasil eleva em…