Softrack e LogPyx anunciam parceria para lançar sistema de segurança na intralogística

A aliança cria o Softrack Safety, uma solução que previne acidentes em ambientes industriais, e mira mercado global de mais de R$ 2,5 bilhões só em 2025


A Softrack – plataforma líder em soluções para intralogística – e a LogPyx – empresa brasileira líder em soluções de segurança e produtividade industrial baseadas em IoT e RTLS – acabam de anunciar uma aliança estratégica inovadora para o mercado de intralogística. O acordo marca a criação da nova linha Softrack Safety by LogPyx, um sistema de segurança do trabalho em ambientes industriais e logísticos com movimentação de carga.

Fisicamente, ele consiste em um dispositivo vestível (wearable), similar a um relógio, para pedestres, e sensores luminosos e sonoros que são instalados em veículos, como empilhadeiras. A sua funcionalidade é simples e eficaz: quando um pedestre se aproxima de um veículo em movimento, a pulseira vibra, enquanto os sensores no veículo alertam o operador com luzes e sons.

Muito além dos alertas, por meio de um módulo analítico web, os gestores ganham acesso a um universo de insights valiosos e preditivos, fundamentados em análises avançadas e no poder transformador da Inteligência Artificial generativa. A ferramenta permite a tomada de decisões estratégicas de forma mais precisa e antecipando tendências que visam a inovação contínua.

A nova solução é uma resposta direta às limitações dos métodos tradicionais de segurança na intralogística, que são, em sua maioria, passivos. Soluções como marcações de solo e luzes de alerta (red zones) são importantes, mas agem na mitigação de riscos, não na sua prevenção ativa. O Softrack Safety preenche essa lacuna com o conceito de “segurança preditiva”, ao introduzir uma camada de inteligência com um alerta bilateral.

Ele notifica simultaneamente o operador da máquina e o pedestre sobre uma aproximação perigosa, agindo para evitar a interação. “Um diferencial importante é que os eventos de risco detectados são integrados diretamente na solução de telemetria da Softrack, o que nos permite ter uma visão completa da operação”, destaca Ricardo Alexandre Raschiatore, COO da Softrack.

Para Menotti Franceschini, CEO da Softrack, “a novidade vem para fortalecer e agregar ainda mais a nossa plataforma que é líder em soluções para intralogística, com telemetria integrada, gestão de manutenção e soluções de segurança. O resultado é um portfólio integrado que atende às crescentes demandas por eficiência operacional, segurança no ambiente de trabalho e iniciativas ESG em setores como indústria, logística, varejo e agronegócio”, comenta.

Com um mercado potencial de soluções de segurança intralogística que ultrapassa R$ 2,5 bilhões anuais – análise de mercado de software EHS pela Mordor Intelligence –, as companhias se posicionam para conquistar uma fatia relevante do setor, oferecendo produtos de rápida implantação, ROI comprovado e impacto direto na redução de acidentes e custos operacionais.

“A forte sinergia entre as organizações permite acelerar a adoção do Softrack Safety em escala internacional, com capacidade comercial e operacional muito superiores”, afirma Eros Viggiano, CEO da LogPyx. A aliança visa expandir a solução para outros países da América do Sul e também para o México, ainda em 2025.

Novo posicionamento de marca

Recentemente, a Softrack consolidou seu posicionamento como uma plataforma líder em soluções para intralogística. Sua gestão é sustentada por três pilares: segurança da operação – focada em reduzir riscos de acidentes e proteger colaboradores; redução de custos – visando otimizar despesas com manutenções e operações; e gestão intralogística eficiente – proporcionando visibilidade e controle para as operações.

Para atender a esses pilares e às crescentes demandas do mercado, a empresa oferece um portfólio de soluções integradas. Além do Softrack Safety, a plataforma inclui o Softrack Telemetria, que utiliza tecnologias de IoT para coletar dados em tempo real de empilhadeiras e outros equipamentos logísticos, como pontes rolantes, plataformas elevatórias e guindastes. Essa ferramenta monitora variáveis de desempenho, performance e condições operacionais, transformando-as em insights acionáveis para visibilidade, controle e segurança da frota. Ele permite conectar, gerenciar e obter dados de toda a frota, mesmo que seja mista, e analisa eventos como excesso de velocidade, impactos, máquinas paradas e manutenções em aberto. Além disso, a ferramenta oferece inteligência artificial generativa para transformar a análise dos dados em uma experiência inovadora e intuitiva, com foco na gestão intralogística.

O portfólio também conta com o Softrack FleetSync, um módulo voltado para a gestão avançada de manutenção de equipamentos logísticos. Ele integra funcionalidades como otimização de manutenções preventivas, centralização de ordens de serviço, controle de chamados e monitoramento de técnicos em campo por meio de um aplicativo dedicado. O objetivo é a redução de custos de manutenção e o aumento da disponibilidade dos ativos, além da maior satisfação do cliente. O FleetSync se integra com a telemetria, oferecendo mais de 40 visualizações para analisar o desempenho por técnico, por local e por ativo, transformando dados em resultados.

Notícias Relacionadas