Smart Cities: Hexagon apoia operações de cidade inteligente em Manaus

A divisão de Segurança, Infraestrutura e Geotecnologias da Hexagon iniciou a implementação das soluções da Hexagon no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), núcleo de transformação inteligente da cidade. As tecnologias integradas proporcionarão uma visão operacional em tempo real da cidade, a qual agilizará a resposta às emergências, melhorando os serviços públicos por meio da automação e da Inteligência Artificial (AI).

Criado em 2021, o CCC de Manaus integra operações da Defesa Civil, Guarda Municipal, Trânsito e Mobilidade Urbana, e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida de 2,2 milhões de habitantes ao prever e responder de maneira mais efetiva às necessidades dos cidadãos por meio de uma melhor cooperação entre órgãos públicos.

As soluções da global Hexagon fornecerão informações e recursos que permitirão o CCC automatizar a detecção e a resposta a incidentes, desde emergências de segurança e estacionamento irregular até reparos na infraestrutura do município. Integrado com dados de sistema de videomonitoramento, estações climáticas, aplicativo cidadão e sensores distribuídos pela cidade, os sistemas da Hexagon criarão notificações que serão automaticamente analizadas e atribuídas ao departamento responsável. A simplificação dos fluxos de trabalho também permitirá que as agências identifiquem e resolvam problemas e emergências mais rapidamente.

“Esta é uma evolução tecnológica significativa porque permite que as ocorrências sejam atendidas e monitoradas em tempo real. O próximo passo é buscar a integração com outros serviços além do município, tornando a cidade cada vez mais conectada e em funcionamento”, revela Sandro Diz, Superintendente do CCC de Manaus.

O CCC de Manaus utilizará o HxGN OnCall Dispatch, solução líder de mercado da Hexagon para despacho assistido por computador, para centralizar dados e fluxos de trabalho de despacho e resposta a incidentes, incluindo o HxGN OnCall Dispatch | Smart Advisor, uma solução de Inteligência Artificial (IA) assistiva que processa dados operacionais e alerta equipes para situações emergentes. 

O CCC também passa a utilizar os recursos do sistema de gerenciamento de informações de segurança física (PSIM) da Hexagon para integrar e avaliar dados de sensores bem como de outros sistemas para monitorar incidentes em tempo real e obter uma consciência situacional aprimorada. As equipes também utilizarão a solução M.App Enterprise da Hexagon para visualizar e analisar dados por meio de aplicações e painéis baseados em mapas, os quais contribuirão para um melhor planejamento de operações.

“Ao integrar, modernizar e digitalizar as operações da cidade, a Hexagon está ajudando Manaus a tornar o seu projeto de cidade inteligente uma realidade. Com a implementação de tencologias inéditas como o Smart Advisor, a solução de Inteligência Artificial da Hexagon, Manaus se consolida como uma das cidades mais inovadoras da América Latina, e, estamos orgulhosos de apoiá-los nesse projeto”, conclui Sergio Nunes, vice-presidente sênior da divisão de Segurança, Infraestrutura e Geotecnologias da Hexagon na América Latina.

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia Federal deve iniciar fiscalização a bancos após 1 ano da publicação da portaria sobre segurança privada

Neste mês, completa um ano desde a publicação da portaria que regulamenta iniciativas para aumentar a segurança da população, empresas…

Destaque

Auvo Lança Auvo Chat na Exposec 2024: Inovação em Comunicação para o Setor de Segurança Eletrônica

A Auvo, plataforma completa de gestão para equipes externas, confirma presença na Exposec 2024 e apresenta uma inovação ao público…

Destaque

Aeroscan e Performancelab na Exposec: onde a segurança e a eficiência se encontram

É com essa mensagem que Aeroscan e Performancelab juntas na Exposec reafirmam a integração de suas plataformas para aumentar o…