Shoppings doam imagens de segurança para a Prefeitura de São Paulo

A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) assinou um protocolo de intenções de adesão ao programa City Câmeras – iniciativa público privada que integra as câmeras da cidade com o sistema de monitoramento da Polícia Militar, Polícia Civil e com a Guarda Civil Metropolitana para aumentar a segurança da capital paulista. O documento foi assinado durante o 1º Encontro Nacional de Superintendentes de Shopping Centers (Enasuper) pelo prefeito em exercício de São Paulo, Bruno Covas, e por José Roberto Rodrigues, secretário de Segurança Municipal Urbana.

“Essa é mais uma etapa de extrema importância para o programa. Estamos avançando rapidamente para que São Paulo se torne a metrópole mais bem vigiada eletronicamente do país, tudo em prol da segurança da população. Essa parceria com os shoppings é muito positiva e só temos a agradecer”, afirmou Bruno Covas.

O programa é uma importante ferramenta para detectar, prevenir e reagir às situações de emergência, além de ocorrências e zeladoria dos espaços públicos. “O City Câmeras é um programa pioneiro no Brasil onde o ponto chave é a participação de empresas e população visando criar dificuldade para a prática do crime em São Paulo”, disse o Secretário José de Oliveira.

“A preservação da segurança é um dos principais pilares do setor de Shopping Centers e, por isso, temos orgulho em afirmar que somos um dos responsáveis por essa ação, que pode ser considerada uma das maiores iniciativas de parceria entre o poder público e o privado”, falou o presidente da Abrasce, Glauco Humai.

Os empreendimentos que aderirem ao “City Câmeras” se propõem a compartilhar as imagens captadas nas áreas externas, em tempo real, com a Prefeitura de São Paulo. A expectativa é integrar mais de 10 mil câmeras por todo o município até 2020.

“Já fizemos uma prévia dos números do projeto e podemos afirmar que há uma adesão maciça dos malls, com o compartilhamento de mais de 300 câmeras ao redor dos empreendimentos pela cidade”, finalizou Humai.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…