SES lança veículo de resposta rápida para missões humanitárias, de defesa e segurança

A SES anunciou seu mais novo produto governamental, um Veículo de Resposta Rápida (RRV, na sigla em inglês), uma plataforma habilitada para SATCOM capaz de oferecer conectividade de alta velocidade e serviços de comunicações globais adaptados a uma série de missões comerciais, civis, humanitárias e de defesa ao redor do mundo.

O veículo de resposta rápida é a primeira plataforma móvel do mundo a oferecer tecnologias de comunicação colaborativas sobre várias órbitas e frequências, incluindo Ku-, Ka- e bandas militares X e Ka, através de toda a frota GEO da SES, e através de sua constelação MEO que prove service parecido com fibra em banda Ka. O veículo RRV pode se adaptar facilmente à conectividade personalizada para cenários específicos e aplicações como videoconferência de alta definição, video streaming, voz, conexão GSM, banda larga de alta velocidade e grandes transferências de arquivos de dados em locais onde a infraestrutura é inexistente ou foi destruída.

“O Veículo de Resposta Rápida pode fornecer conectividade multibandas e multiórbitas para suportar praticamente qualquer situação imaginável, em qualquer lugar. Isso inclui missões relacionadas à segurança da fronteira, defesa, manutenção da paz, apoio a operações humanitárias e resposta a desastres naturais, bem como aplicações comerciais”, disse Nicole Robinson, vice-presidente corporativa de Soluções Governamentais de Mercado da SES. “Ficamos muito orgulhosos de estar na vanguarda dos avanços tecnológicos em soluções de conectividade rápida e ansiosos para continuar a conferir ofertas sob medida para nossos clientes. ”

A solução RRV é ‘plug-and-play’ e possui características modulares que podem integrar e implementar uma série de tecnologias de comunicação e dispositivos a bordo de um veículo móvel. Um exemplo é a solução ISR de Vigilância Tática Persistente (Tactical Persistent Surveillance – TPS) da SES, baseada na tecnologia de aeróstato inflável mais leve do que o ar (Lighter-Than-Air – LTA), que hospeda opções avançadas de sensores eletro-ópticos (EO) e de carga de comunicação, projetadas para fornecer informação situacional para a segurança de fronteiras e operações, monitoramento de eventos e iniciativas de resposta a desastres.

O RRV também pode lançar rapidamente uma série de outras plataformas, incluindo o serviço de telemedicina SATMED. Outros tipos de atividades permitidas pelo RRV são as missões de “responder e recuperar”, para apoiar os esforços de socorro em casos de desastre, fornecendo acesso de emergência à internet sem fio para as comunidades, reforçando infraestruturas públicas abatidas, provendo conexão IP para redes móveis e permitindo conectividade de longo prazo para agências em terra.

O RRV é equipado com recursos sem fio, incluindo a tecnologia de rádio SDR de Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas (MIMO), que fornece uma plataforma de comunicações móveis tipo malha expansiva, programável em frequência, para suportar redes privadas 3G/4G LTE e as frequências de “push to talk” (PTT) governamentais.

O veículo de resposta rápida da SES está disponível através de várias opções de compra e locação, com contratos de serviços totalmente gerenciados, permitindo flexibilidade de suprimento.

Notícias Relacionadas

Cases

Grupo Unidasul adota solução óptica Furukawa em centro de distribuição e em novas unidades no Rio Grande do Sul

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul,…

Destaque

Datacenters precisam de vigilância RSA para garantir segurança

Esta ferramenta do Genetec Security Center combinado ao uso dos sensores existentes ajuda a lidar proativamente com ameaças antes que…

Destaque

Como a tecnologia pode aprimorar a segurança em cidades inteligentes?

Apesar de o conceito de cidade inteligente ser relativamente recente, ele já se consolidou como assunto fundamental na discussão da…