SES lança veículo de resposta rápida para missões humanitárias, de defesa e segurança

A SES anunciou seu mais novo produto governamental, um Veículo de Resposta Rápida (RRV, na sigla em inglês), uma plataforma habilitada para SATCOM capaz de oferecer conectividade de alta velocidade e serviços de comunicações globais adaptados a uma série de missões comerciais, civis, humanitárias e de defesa ao redor do mundo.

O veículo de resposta rápida é a primeira plataforma móvel do mundo a oferecer tecnologias de comunicação colaborativas sobre várias órbitas e frequências, incluindo Ku-, Ka- e bandas militares X e Ka, através de toda a frota GEO da SES, e através de sua constelação MEO que prove service parecido com fibra em banda Ka. O veículo RRV pode se adaptar facilmente à conectividade personalizada para cenários específicos e aplicações como videoconferência de alta definição, video streaming, voz, conexão GSM, banda larga de alta velocidade e grandes transferências de arquivos de dados em locais onde a infraestrutura é inexistente ou foi destruída.

“O Veículo de Resposta Rápida pode fornecer conectividade multibandas e multiórbitas para suportar praticamente qualquer situação imaginável, em qualquer lugar. Isso inclui missões relacionadas à segurança da fronteira, defesa, manutenção da paz, apoio a operações humanitárias e resposta a desastres naturais, bem como aplicações comerciais”, disse Nicole Robinson, vice-presidente corporativa de Soluções Governamentais de Mercado da SES. “Ficamos muito orgulhosos de estar na vanguarda dos avanços tecnológicos em soluções de conectividade rápida e ansiosos para continuar a conferir ofertas sob medida para nossos clientes. ”

A solução RRV é ‘plug-and-play’ e possui características modulares que podem integrar e implementar uma série de tecnologias de comunicação e dispositivos a bordo de um veículo móvel. Um exemplo é a solução ISR de Vigilância Tática Persistente (Tactical Persistent Surveillance – TPS) da SES, baseada na tecnologia de aeróstato inflável mais leve do que o ar (Lighter-Than-Air – LTA), que hospeda opções avançadas de sensores eletro-ópticos (EO) e de carga de comunicação, projetadas para fornecer informação situacional para a segurança de fronteiras e operações, monitoramento de eventos e iniciativas de resposta a desastres.

O RRV também pode lançar rapidamente uma série de outras plataformas, incluindo o serviço de telemedicina SATMED. Outros tipos de atividades permitidas pelo RRV são as missões de “responder e recuperar”, para apoiar os esforços de socorro em casos de desastre, fornecendo acesso de emergência à internet sem fio para as comunidades, reforçando infraestruturas públicas abatidas, provendo conexão IP para redes móveis e permitindo conectividade de longo prazo para agências em terra.

O RRV é equipado com recursos sem fio, incluindo a tecnologia de rádio SDR de Múltiplas Entradas e Múltiplas Saídas (MIMO), que fornece uma plataforma de comunicações móveis tipo malha expansiva, programável em frequência, para suportar redes privadas 3G/4G LTE e as frequências de “push to talk” (PTT) governamentais.

O veículo de resposta rápida da SES está disponível através de várias opções de compra e locação, com contratos de serviços totalmente gerenciados, permitindo flexibilidade de suprimento.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…