Ser Humano e o Checklist: o equilíbrio essencial para a eficiência empresarial

Apesar do avanço que a automatização tem conquistado no mercado empresarial, o ser humano continua sendo reconhecido pelo seu papel fundamental na operacionalização e alcance dos objetivos das organizações. São as pessoas que fazem a operação dos processos e executam as tarefas, sejam elas internas ou em campo.

No entanto, é importante reconhecer que os seres humanos podem estar sujeitos a influências externas, pressões e emoções que podem afetar o seu desempenho. Por isso, a presença de um sistema de verificação se torna crucial para garantir que as ações estejam alinhadas com os critérios estabelecidos.

Pensando nessa necessidade de controlar, gerenciar e evidenciar as atividades realizadas, a empresa Performancelab, desenvolveu um software capaz de otimizar e automatizar as tarefas operacionais, trazendo como resultado a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelas companhias.

Um dos módulos de destaque da plataforma da Performancelab é o checklist, que se revela como uma ferramenta indispensável no contexto empresarial. O checklist é uma peça-chave que viabiliza a integração entre processos e pessoas, promovendo a eficiência e a garantia de conformidade com as normas e padrões estabelecidos.

A equação que se estabelece é a seguinte: Processos – Pessoas – Sistema. Ou seja, as regras e critérios são definidos pelo processo, as pessoas atuam de acordo com essas diretrizes, e o sistema é responsável por automatizar, auditar e assegurar a conformidade. O checklist desempenha um papel central nessa dinâmica, atuando como uma ferramenta que garante o cumprimento das normas, o controle eficaz e a tangibilização dos processos.

O conceito de “compliance” também está diretamente relacionado a essa abordagem, expandindo-se além do departamento jurídico para abranger o cumprimento das normas com foco na eficiência e produtividade. Empresas de diversos setores utilizam o checklist como uma maneira de garantir a conformidade com os padrões estabelecidos e assegurar a qualidade das operações.

“Imagina só uma loja que comercializa produtos de alto valor agregado. Essa empresa estabelece critérios e padrões que devem ser seguidos para garantir a excelência no atendimento aos clientes, por exemplo. Os colaboradores preenchem um checklist, verificando se todos os requisitos estão em conformidade. Este checklist é uma parte fundamental da equação, juntamente com a definição das normas e a auditoria para garantir o cumprimento. Da mesma forma, a segurança é um aspecto crítico em muitos ambientes empresariais. Imagine um vigilante responsável pelo controle de acesso em um armazém. Antes de iniciar suas atividades, ele preenche um checklist para verificar a condição das estruturas e autorizações de acesso. O sistema define as regras, o colaborador atua com autonomia dentro dos parâmetros estabelecidos, e o sistema realiza a auditoria, garantindo o cumprimento das norma”, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab.

O equilíbrio entre pessoas e processos, entre a autonomia e a conformidade, é a essência da eficiência nas empresas. O checklist não é apenas uma lista de verificação; é o símbolo da colaboração harmoniosa entre o talento humano e a precisão sistêmica.

Este texto foi baseado no capítulo “O ser humano como parte central dos processos das empresas: checklist como instrumento indispensável”, do empresário e especialista em gerenciamento de crises e negociação, Diógenes Lucca, que faz parte do livro “Projeto CheckList, a Vida é um Fazer de Contas”, de Fernando Só e Silva, CEO da Performancelab, e convidados. 

A versão online e física da obra já está disponível para compra através do link: www.performancelab.com.br/projeto-checklist

E para conhecer mais sobre a Performancelab, suas ferramentas e tudo o que ela pode fazer pela sua empresa na prestação de serviços recorrentes, acesse: www.performancelab.com.br.

Notícias Relacionadas

Destaque

Importância da segurança eletrônica na estratégia das grandes empresas: preparação e visibilidade no Seg Summit 2024

O mercado de segurança eletrônica tem se tornado cada vez mais central na estratégia das grandes empresas. Com o crescimento…

Destaque

Axis Communications comemora 40 anos possibilitando um mundo mais inteligente e seguro

Fundada em 1984, a Axis Communications – pioneira em IoT, nuvem e IA em videomonitoramento – está comemorando seu 40º…

Artigos

Autenticação segura escalável sem comprometer o desempenho

Por Klauss Schoneborn, gerente de Vendas para soluções de identidade e gestão de acesso da HID na América Latina. A…