Sensor de presença, controle remoto e medidor de energia são as novidades na linha IoT da Khomp

A linha de Endpoints IoT Khomp acabou de ganhar oficialmente mais três integrantes: Sensor de Presença, Controle Remoto com 4 teclas programáveis e Medidor e Atuador de Energia (compatíveis com IEEE 802.15.4). De acordo com o time de desenvolvimento, a palavra de ordem nessas novas aquisições foi co-criação, pois a demanda surgiu de alguns clientes que enxergaram ainda mais possibilidades para medir e tratar os dados coletados.

“Os três dispositivos foram desenhados para atuar nos mais diversos cenários. Já temos projetos em agronegócio, indústria, hospitais e smart cities. É interessante ver como a tratativa de dados se tornou uma pauta comum a todos.”, ressaltou Sandro Kirchner, gerente de Desenvolvimento na Khomp

Sensor de presença
Totalmente sem fio e com visor infravermelho, o Sensor de Presença é um endpoint aliado dos projetos de segurança. Ele capta pessoas ou animais que estejam no ambiente e envia a informação coletada para o gateway de telemetria, via protocolo IEEE 802.15.4. Com esses dados disponíveis, a aplicação consegue acionar ações pré-configuradas, como acender a luz, abrir ou trancar uma porta etc.

Outras aplicações: espaços indoor com acesso restrito podem se beneficiar do sensor de presença. Data Centers e salas corporativas são bons exemplos. Além disso, em conjunto com outros dispositivos, é possível criar uma rede altamente segura com monitoramento presença + monitoramento de abertura de portas ou geladeiras, como freezers de vacina.

Controle Remoto com 4 botões
Quem vê de perto, não imagina o universo de aplicações que podem ser configuradas com o Controle Remoto IoT. São três teclas tradicionais, mais uma sinalizada como emergência. A ideia é que o usuário tenha uma experiência intuitiva na palma da mão para os momentos que exigem mais agilidade. A interação mais típica é vista em quartos de hospitais, onde o paciente aciona o atendimento por meio de um simples clique.

Outras aplicações: grandes ambientes, como shoppings centers, precisam de processos eficientes. Apertando um simples botão, o supervisor consegue acionar a equipe de limpeza para determinado espaço, por exemplo.

Medidor e atuador de energia
Unir IoT com eficiência energética foi a grande sacada deste endpoint. Acoplado no quadro disjuntor, ele faz leituras precisas de potência, corrente e tensão elétrica. E atua enviando, via protocolo IEEE 802.15.4., os dados coletados para o gateway de telemetria presente no ambiente.

Outras aplicações: em maquinários é possível conectar o endpoint entre a fiação e a tomada para saber exatamente qual é o consumo exigido.

Fonte: Khomp

Notícias Relacionadas

Em Foco

Em Foco Moni: plataforma centralizada com mais segurança nos processos

Ferramenta abrange diferentes verticais e possibilidades Por Fernanda Ferreira  Revista Segurança Eletrônica: O que levou a Moni a entrar no…

Destaque

4 dicas para escolher um alarme residencial

O mercado de segurança eletrônica está em pleno crescimento no Brasil e, segundo a associação de empresas do setor (ABESE),…

Destaque

Cipher firma parceria para orquestração de segurança de rede com a Tufin

A Cipher, empresa especializada em segurança cibernética pertencente ao Grupo Prosegur, anuncia um acordo global com a Tufin, empresa pioneira…