Segurança Residencial: conheça cinco eletrônicos que ajudam a deixar sua casa mais segura
O conceito de Smart Home (Casa Inteligente) ganhou mais força no Brasil em 2017 e tem expandido nos lares brasileiros cada dia mais. Além de integrar diversos dispositivos, deixando a vida do morador mais prática, o smart home também aumenta a proteção da casa, tornando-a mais segurança.
Soluções como sistema integrado de vigilância, câmeras com armazenamento em nuvem, fechadura inteligente, sensores de porta e janelas e até mesmo campainhas que permitem atender a visita à distância são alguns dos produtos que estão disponíveis no mercado para a segurança residencial.
Confira abaixo os principais equipamentos utilizados para aumentar a segurança no seu lar:
1. Câmera de segurança: ambiente externo
As câmeras de segurança para ambiente externo estão se tornando itens indispensáveis. Resistentes a diferentes condições climáticas, esses acessórios podem ser instaladas nos quintais e jardins, bem como na porta da casa ou do edifício. Atualmente, muitas dispensam o cabeamento pesado, conectam-se com o administrador via Wi-Fi e podem armazenar horas de vídeos na nuvem. Além disso, os dispositivos possuem integração com o celular por meio de aplicativos e geram alertas via e-mail, SMS ou pela própria aplicação.
2. Câmera de segurança: ambiente interno
O objetivo das câmeras internas, de um modo geral, é o mesmo das externas: monitoramento. No entanto, como esse acessório fica dentro de casa, não é necessário que seja tão resistente. Existem opções cada vez mais modernas, integradas a aplicativos de celular por Wi-Fi, e que disparam alertas no caso de movimentos suspeitos ou barulhos muito altos.
3. Campainha inteligente
Campainhas e interfones inteligentes têm câmeras de alta qualidade, integração com apps para celular, streaming de vídeo, diálogo por áudio e, em alguns casos, sensor de movimento. No Brasil, há algumas opções disponíveis que possuem câmera HD, capacidade de gravar no escuro e sensor de movimento.
4. Fechadura inteligente
Mais do que segurança, as fechaduras inteligentes garantem comodidade ao usuário. Com as smart locks, é possível abrir a porta remotamente por meio de um comando no smartphone (mesmo sem estar em casa) e distribuir cópias da “chave digital” para parentes e amigos que costumam frequentar o seu lar. Os modelos disponíveis no mercado variam entre os que se comunicam por Wi-Fi, Bluetooth ou Z-Wave e aqueles que permitem integração com outros dispositivos da casa (um exemplo é a ação de acender as lâmpadas inteligentes ao saber que a pessoa está entrando).
5. Sensor de porta e janela
Esses dispositivos têm uma função simples, mas de grande importância para quem prioriza a segurança: detectar se portas e janelas forem abertas e alertar o usuário. Além disso, eles possuem um poderoso alarme que funciona como uma tentativa de intimidar e afugentar o possível invasor. Na maioria dos casos, é necessário ter um hub da marca do sensor para ter acesso aos recursos mais atraentes dos dispositivos.
Notícias Relacionadas
Governo quer criar centro integrado de informações entre polícias
Intercâmbio envolveria estados, Receita Federal e Coaf O governo federal pretende criar um centro integrado de informações para as forças…
Inacreditável: assalto em condomínio de luxo expõe falhas na segurança perimetral
Um condomínio de luxo em Goiânia, lar de muitas pessoas famosas, como influenciadores e cantores, foi invadido por criminosos que…
Por que precisamos de IA no setor de saúde
Por Luis Ceciliato, Gerente Nacional da Axis Communications no Brasil A inteligência artificial (IA) está sendo aplicada de maneiras cada…