Segurança perimetral em Portos e aplicações marítimas

Existem mais de 175 instalações portuárias de carga no Brasil, incluindo portos, terminais marítimos e instalações aquaviárias, sendo que mais de 80% do comércio internacional brasileiro é realizado por vias marítimas, por isso, o setor portuário possui uma importância indiscutível para a economia nacional e deve ser protegido contra vandalismos, invasões, roubos ou qualquer outra ação criminosa.

Entretanto, realizar a segurança dos portos não é uma tarefa fácil, isso porque essas estruturas estão instaladas em áreas geográficas imensas, com perímetros variados, desde áreas urbanas densamente povoadas até vegetações densas e regiões molhadas, muitas vezes com pouca iluminação, inviabilizando a utilização de apenas equipamentos convencionais.

Para tornar a segurança mais eficiente e ágil, os gestores estão indo além das câmeras de monitoramento, e implantando soluções preventivas, que detectam alvos e situações anormais antes que algo efetivamente aconteça .

É o caso dos radares de segurança da Magos. Os sensores são instalados a cerca de 15-60 metros de altura, podendo ser instalados diretamente na plataforma de contêineres, atrás da linha dos navios atracados para monitorar qualquer movimento no canal d’água. São capazes de cobrir 600 mil m² com apenas um equipamento, detectando invasores com até mil metros de distância, classificando os alvos como seres humanos e  embarcações, etc.

“As regiões dos portos sofrem muito com ladrões e até piratas. Como essas propriedades possuem mercadorias de alto valor agregado, se tornam um alvo de interesse para os criminosos, que podem invadir tanto por terra como por água. Os gestores de segurança precisam se precaver antevendo a chegada dos meliantes, e com os radares Magos eles  conseguem ser notificados de maneira preventiva, dando tempo extra para os operadores iniciarem o protocolo de pronta resposta”, explicou o engenheiro Kleber Reis, diretor comercial e de operações da  Ôguen.

Os radares Magos exigem uma infraestrutura mínima, com baixo consumo de energia e de banda, além disso, não requer nenhuma manutenção periódica. O equipamento funciona mesmo em completa escuridão e é resistente a intempéries, como chuva e tempestade, sendo ideal para o ambiente desafiador de portos.

Quer saber mais sobre a solução? Acesse: https://www.oguen.com/solucao-para-portos-maritimos ou entre em contato pelo número 11 93389-8133.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…