Segurança perimetral de centros logísticos com drones

Os centros de distribuição (CD) são uma parte vital do setor logístico e protegê-los contra possíveis ameaças à segurança é fundamental para o sucesso de qualquer cadeia de suprimentos. Um dos pontos que exige maior atenção é a área perimetral; barreiras físicas, como cercas, muros e portões limitam o acesso de pessoas e veículos não autorizados, mas podem ser transpostos por vândalos e criminosos.

“Centros logísticos geralmente estão instalados em locais estratégicos, em áreas mais remotas e com pontos de saídas para diversas rodovias para facilitar o transporte das cargas, mas ao mesmo tempo que descomplica a distribuição, também gera uma oportunidade para criminosos invadirem, realizarem o roubo e fugirem rapidamente. Muitas dessas propriedades também estão cercadas por vegetação densa, o que dificulta o monitoramento convencional, caso os meliantes se camuflem nessas áreas”, explicou  Hen Harel, especialista em segurança e CEO da Ôguen.

Para proteger suas operações, as empresas estão utilizando métodos inovadores de segurança, sendo um deles o monitoramento perimetral com drones. As aeronaves podem realizar  vigilância aérea, ronda programada, responder a uma ocorrência, realizar inspeções, entre outras possibilidades.

“Os CDs são instalações bem grandes e vigilantes a pé ou com motos ficam responsáveis pelas rondas na propriedade. Quando ocorre um evento, os guardas também levam um tempo considerável para chegar até o local. Com os drones, as rondas podem ser programadas e realizadas de maneira automatizada pelas aeronaves. Ainda, no caso de uma ocorrência, os operadores podem enviá-los para trazer a consciência situacional. Além de ser uma pronta resposta mais ágil e rápida, ainda expõe menos os vigilantes ao risco direto contra os criminosos”, falou o engenheiro Kleber Reis, diretor comercial e de operações da  Ôguen.

Os drones podem ser utilizado de diversas maneiras em um centro logístico, como:

• Acompanhamento aéreo da movimentação das cargas;

• Cobertura dos pontos de acesso, como entrada e saída de veículos e pessoas;

• Detecção de situações anormais, como veículos estacionados em áreas indevidas;

• Monitoramento completo de todas as áreas, como perímetro e armazéns;

• Instrumento para orientação de colaboradores e visitantes, através dos alto-falantes acoplados a aeronave;

• Inspeções de telhado, calhas, máquinas e estruturas;

• Detecção de invasores em áreas de vegetação, por meio de câmeras térmicas;

• Entre outras aplicações.

Quer saber mais sobre como proteger o seu centro logístico com drones? Entre em contato com a Ôguen e saiba mais. Acesse: www.oguen.com ou fale através do número (11) 93389-8133.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…