Segurança integrada, assertiva e eficiente: mais de 250 mil dispositivos em uma plataforma única

Solução inteligente da AutoDefesa Brasil viabiliza um sistema integrado de segurança 360° capaz de aprender de maneira automatizada, reduzindo custos operacionais e diminuindo erros humanos

Por Fernanda Ferreira

Em uma central de monitoramento comum, em caso de uma ocorrência na instalação vigiada, o cenário geralmente é de desespero, gritaria e caos.

– Abre a central de alarme!!!

– O meliante já entrou?!

– Puxa rápido as imagens das câmeras!

– Olha lá, os criminosos já estão dentro!

– Procura o número da polícia local urgente!

– Vocês já acionaram o bloqueio do cofre?

– Não acho o número da polícia da cidade!!!

– E agora, o que vamos fazer?!

Esse caos ocorre principalmente porque cada solução de segurança instalada no site tem seu próprio sistema e esses softwares, não conversam entre si e não ficam integrados. Consequentemente, quando surge um evento, o operador fica perdido procurando o motivo do disparo entre dezenas de sistemas, atrasando a pronta resposta e gerando prejuízos altíssimos para o cliente.

Para resolver definitivamente essa dor, a AutoDefesa Brasil decidiu criar uma solução do zero, inexistente no mercado, que fosse capaz de atender todas as demandas dos seus projetos de segurança. “Depois de anos atuando no mercado de segurança e entendendo todas as fraquezas e vulnerabilidades de uma operação, desenvolvemos um sistema chamado ADB 360, que conta com uma combinação de software e hardware, capaz de integrar, monitorar e controlar mais de 250 mil dispositivos em tempo real, tudo em uma única plataforma, gerando uma visão 360 do negócio”, explicou Gustavo Krupensky, diretor de tecnologia da AutoDefesa Brasil.

O ADB 360 funciona como um integrador de sistemas de segurança, com funcionamento 100% web, apresentando de forma clara, estratégica e objetiva todas as informações necessárias em uma única plataforma. Dessa maneira, ao invés de colocar dezenas de operadores em uma central de monitoramento, observando milhares de imagens que podem ou não ser uma ocorrência, a ferramenta dotada de inteligência trabalha por exclusão: isso significa que o sistema só traz as imagens em uma verdadeira necessidade, ou seja, em uma ocorrência real, sem o disparo de alarmes falsos.

“Já visitei centrais de instituições financeiras que abriam as imagens das câmeras para os operadores toda a vez que havia algum registro de movimento. Um banner se mexendo por causa do vento era um alerta, uma teia de aranha perto da câmera era outro alerta, isso tira a credibilidade do sistema. Além de não ser produtivo e eficiente para toda a operação”, disse Krupensky.

Além do software, o sistema ADB 360 possui também um hardware próprio que funciona como um microcomputador dentro de cada instalação vigiada. A placa é embarcada com inteligência artificial e funciona de forma autônoma, assim caso os criminosos cortem o fornecimento de energia ou internet, por exemplo, o sistema de segurança vai continuar funcionando, porque possui backup de bateria, não precisa de comunicação com a central e sabe exatamente o que fazer em cada situação. Isso é possível porque o sistema é parametrizado para tomar decisões e fazer correções de erros, tornando-o capaz de evoluir e se aprimorar a cada nova ocorrência.

“Um dos nossos clientes é um grande banco com cerca de três mil agências por todo o Brasil. Antes de implantar a nossa solução, a instituição ficava desesperada quando suas unidades ficavam offline no horário noturno e por isso enviavam imediatamente uma pronta resposta para cada uma dessas agências. Hoje em dia, eles já sabem que caso essa interrupção de energia e comunicação tenha acontecido por causa de meliantes, a placa do ADB 360 instalada no local vai realizar todos os procedimentos necessários para interromper a ação criminosa. Ou seja, é uma tecnologia estratégica. Dessa forma já conseguimos reduzir em 98% os crimes nas agências desta instituição”, falou Gustavo Krupensky.

Além de bancos, o ADB 360 pode ser aplicado em diversas outras verticais, como redes varejistas, redes hoteleiras, galpões logísticos, hospitais, condomínios, indústrias, empresas com uma ou até mesmo diversas plantas, entre outros empreendimentos.

Segundo o CEO da AutoDefesa Brasil, Nelson Santini Neto, a empresa começou frente a demandas do setor bancário, uma das verticais mais desafiadoras do mercado. “Tínhamos um grande desafio nas mãos, a falta de ações efetivas do poder público contra o crime organizado tem criado um ambiente de grandes riscos no Brasil, sendo as instituições financeiras um dos principais alvos, e nós sabíamos que se conseguíssemos sucesso em operações de alta complexidade, teríamos expertise e capacidade de entrega para aplicar em diversos segmentos. Quando nosso negócio é segurança, o objetivo não é apenas proteger patrimônio ou dinheiro, mas resguardar valores de qualquer natureza, bem como proteger vidas”, argumentou Santini. “Além dos desafios de estar um passo sempre à frente de criminosos, aprimorando soluções e antevendo o modus operandi utilizado nos delitos, com tecnologia e protocolos assertivos estamos realizando projetos para inúmeros segmentos, aplicando e aprimorando nosso sistema. O ADB 360 é ajustado à realidade do cliente, as aplicações são ilimitadas e já deixou claro seu potencial de trazer assertividade, confiabilidade, eficiência e prevenção de perdas”, falou Nelson Santini.

Vantagens do ADB 360

Por ser um software único e criado exclusivamente para as demandas da AutoDefesa Brasil, ele pode ser 100% customizado de acordo com a necessidade de cada projeto.

Além disso, diferente dos sistemas tradicionais, ele atua por exclusão, alarmando a central de monitoramento apenas quando realmente há uma ocorrência na instalação, sem falso positivo, o que garante mais agilidade e assertividade na operação.

O ADB 360 ainda conta com as seguintes vantagens:

• Integração de milhares de pontos de alarmes, CFTV, controle de acesso, geradores de névoa, entre outros sistemas de segurança do mercado;

• Sistema inteligente e capaz de evoluir e se aprimorar a cada nova ocorrência;

• Flexibilidade na criação das parametrizações, como regras, criticidades dos eventos, agrupamento de alarmes, programações horárias, perfil dos usuários, entre outras funcionalidades;

• Dashboards, indicadores analíticos e relatórios automatizados;

• Pronta resposta ágil e com acionamento das autoridades policiais diretamente no sistema;

• Workflows com todo o passo a passo que deve ser seguido pelo operador para o sucesso da tratativa da ocorrência;

• Redução do número de operadores, diminuindo o erro humano e os custos operacionais;

• Cada operador pode monitorar até 500 pontos de alarme;

• Possibilita rastrear todos os eventos gerados no sistema;

• Aproveitamento do legado que estiver instalado no site.

“Os criminosos são como um vírus e nós somos como a vacina. Se eles surgem com uma nova estratégia, nossa solução aprende como combater. Obviamente não é infalível, sempre vai ter um meliante criando um novo vírus, uma nova variante, mas o diferencial do nosso sistema é que ele consegue rapidamente desenvolver uma solução capaz de interromper essa ação criminosa”, finalizou Gustavo Krupensky.

AutoDefesa Brasil firma parceria com a Segware

Para poder ser possível a integração com mais de 250 mil dispositivos, a AutoDefesa Brasil está buscando utilizar a tecnologia e integração com as plataformas da Segware, que está há 21 anos criando protocolos de comunicação para integrar com os sistemas existentes no mercado.

“A Segware possui um grande legado – e continua evoluindo – no que diz respeito a integração com fabricantes de hardware do mercado, sejam eles de alarme, controle de acesso e até câmeras. Essa é uma das grandes vantagens de se utilizar uma solução com tamanha pluralidade de integração no setor: o cliente pode escolher e atender o hardware que quiser”, disse Renato Martins, diretor de negócios da Segware.

“Nós temos um software 100% feito por nós, temos desenvolvedores especializados, mas mesmo se triplicássemos nossa estrutura, ainda não conseguiríamos desenvolver a integração com todos os equipamentos de mercado, porque são milhares. Por isso, nós estamos nos apoiando nas soluções que a Segware oferece ao mercado, para possibilitar que o ADB 360 seja capaz de integrar todos as soluções dentro da nossa plataforma, seja câmera, alarme, controle de acesso ou qualquer outro dispositivo”, explicou Nelson Santini.

“Hoje as plataformas em nuvem da Segware possuem APIs públicas que possibilitam uma grande quantidade de integrações, como a consulta a dados de clientes, eventos recebidos, gestão de ordens de serviços, câmeras ao vivo ou gravações etc. Toda e qualquer nova integração com nossas plataformas, assim como com o ADB 360, faz com que possamos continuar a expandir a nossa visão para o mercado, que é tornar o mundo um lugar mais seguro”, finalizou Renato Martins.

Notícias Relacionadas

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…

Destaque

LogPlace inicia transporte de cargas de alto valor em parceria com a TBForte

O lançamento do serviço foi marcado por uma homenagem ao piloto Ayrton Senna com transporte do capacete utilizado em 1988…

Cases

Lotérica reduz custo na gestão de numerário e zera perdas com cofre inteligente

Cansado de assaltos e de perder horas do dia fazendo a contagem das cédulas, o empresário José Eduardo Nogueira de…