Segurança híbrida: combinação de vigilância presencial com remota aumenta a proteção do patrimônio

A combinação estratégica de vigilância no local e monitoramento remoto representa um poderoso multiplicador de forças, capaz de resolver prontamente situações potencialmente perigosas e estabelecer um espectro mais amplo de segurança para qualquer local. Essa abordagem, já adotada com sucesso nos Estados Unidos e Canadá, está ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, e é esperado que essa tendência se mantenha. Os benefícios desse serviço são inúmeros, tornando-o altamente vantajoso.

1. A segurança híbrida oferece maior visibilidade, especialmente em locais com grandes perímetros, múltiplos pontos de entrada e áreas de pouca iluminação. Essa abordagem estratégica combina a presença física de vigilantes com câmeras avançadas, controladas remotamente, posicionadas em locais específicos da propriedade. Ao expandir a cobertura do perímetro em toda a área, o serviço torna-se uma solução crucial para setores industriais como Distribuição e Logística, onde crimes como roubo de carga e vandalismo frequentemente afetam as operações comerciais.

2. Os vigilantes têm respostas mais rápidas diante de ameaças. Através do suporte de dados avançados fornecidos pela central de monitoramento, o sistema oferece alertas em tempo real, imagens térmicas e tecnologia acionada por movimento, garantindo que não haja perda de tempo entre o alerta e a ação. Essa agilidade e precisão são fundamentais para a prevenção de crimes.

3. Redução de custos significativa é um dos benefícios da segurança híbrida. Ao detectar e alertar proativamente os vigilantes em tempo real sobre riscos às instalações, essa solução ajuda a diminuir ou mesmo evitar custos com reparos onerosos. Graças aos recursos de reconhecimento de ameaças altamente precisos, a interrupção das operações comerciais é minimizada, evitando despesas adicionais com horas de trabalho necessárias para lidar com uma crise.

4. A flexibilidade da segurança híbrida a torna adaptável às necessidades específicas de cada empresa ou condomínio residencial. Essa vantagem permite que a solução seja personalizada para atender aos requisitos de diferentes setores, preparando-os para enfrentar os desafios futuros. Seja fornecendo proteção ampliada e em várias camadas, ou se adaptando a cenários variados, a segurança híbrida é um serviço poderoso e versátil.

Segurança híbrida e Inteligência Artificial

A integração da segurança híbrida com a inteligência artificial representa uma evolução significativa no setor. Dados mostram que a adoção da IA está ganhando terreno nos negócios. Segundo o IBM Global AI Adoption Index, aproximadamente 34% das empresas em todo o mundo já implantaram soluções baseadas em Inteligência Artificial, e outras 42% estão explorando essa possibilidade.

O uso da IA em serviços de segurança funciona como um complemento valioso para os processos tradicionais. À medida que as ameaças se tornam mais sofisticadas, garantir uma “vigilância onipresente” torna-se um desafio. É aí que a segurança híbrida se destaca, aprimorando a consciência situacional dos profissionais em patrulhamento. Através do uso de tecnologias baseadas em IA, os vigilantes são equipados com ferramentas que aumentam sua capacidade de detectar ameaças mais cedo e, assim, proteger de forma mais eficaz a propriedade e as pessoas presentes.

A análise de vídeo com IA desempenha um papel crucial nesse contexto. Ela pode capturar atividades suspeitas, identificar riscos de trabalho inesperados, monitorar danos e detectar outras ameaças potenciais de maneira automatizada e precisa. Com algoritmos avançados, a IA pode processar grandes quantidades de dados em tempo real, identificando padrões e comportamentos anômalos, proporcionando uma resposta rápida diante de qualquer situação de risco.

Essa combinação torna-se uma poderosa aliada para o êxito do sistema de proteção. Ela maximiza a eficiência da equipe de vigilância ao fornecer informações e alertas relevantes em tempo real, permitindo que os profissionais ajam proativamente para evitar incidentes graves. Além disso, a utilização da IA também contribui para a redução de falsos alarmes e otimização dos recursos humanos, resultando em uma segurança bem-sucedida e econômica para as empresas e organizações.

Cybertec 4D

Um exemplo desse serviço presente atualmente no Brasil é o Cybertec 4D, um formato de segurança DELPHOS, que foi criado para oferecer uma solução sob medida em seguridade, sincronizando recursos humanos especializados com as mais eficientes ferramentas de tecnologia.

Baseado nos conceitos e aplicações de segurança híbrida que vem sendo difundidos mundialmente e adaptado para o contexto nacional, o Cybertec 4D aprimora o escopo de segurança patrimonial e controle de acesso, garantindo melhor fluxo de pessoas, minimização de erros e autonomia para o usuário.

A segurança sempre será um fator essencial em qualquer organização e seguir as tendências do mercado traz facilidade para a gestão e maior precisão e previsão a respeito de potenciais crises.

https://delphostec.com.br

Notícias Relacionadas

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…

Destaque

LogPlace inicia transporte de cargas de alto valor em parceria com a TBForte

O lançamento do serviço foi marcado por uma homenagem ao piloto Ayrton Senna com transporte do capacete utilizado em 1988…

Cases

Lotérica reduz custo na gestão de numerário e zera perdas com cofre inteligente

Cansado de assaltos e de perder horas do dia fazendo a contagem das cédulas, o empresário José Eduardo Nogueira de…