Segurança com custo acessível para PME

Por Edson Machado, Gerente de Produtos na Hikvision – hikvision@nbpress.com.br

As micro e pequenas empresas impulsionam a economia do Brasil, apenas no primeiro semestre de 2023, tivemos a criação de 868,8 mil novos pequenos negócios, segundo um relatório recente divulgado pelo SEBRAE. Graças à tecnologia moderna e o advento de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) essas empresas agora podem investir em segurança com menos recursos financeiros. O uso da IA, por exemplo, tem tornado as tecnologias de segurança mais acessíveis, eficazes e adaptáveis às necessidades individuais de cada empresa.

Hoje, as tecnologias de segurança estão mais democratizadas, e com monitoramento para reduzir a carga de trabalho e custos, o que possibilita uma resposta mais rápida a incidentes. O controle de acesso remoto em tempo integral permite que proprietários ou gerentes possam abrir portas remotamente por meio de um terminal de reconhecimento facial. Desta forma, é possível controlar o acesso de funcionários, fornecedores e outros visitantes virtualmente por um dispositivo móvel.

As câmeras de monitoramento que utilizam a inteligência artificial não são tão caras, como muitos acreditam. A mais recente geração de câmaras NVRs e DVRs possui um preço semelhante ao das câmeras tradicionais. O equipamento é capaz de diferenciar entre humanos, veículos e outros objetos, como animais ou folhas caindo no chão. Isso significa que podem detectar ameaças à segurança reais de forma imediata e enviar um alarme para o celular dos gestores.

Outra opção para reduzir custos e aumentar a segurança do local é integrar o sistema de CFTV com o sistema de alarmes, gerando alarmes sonoros e de luz para intimidar invasores, além de poder contratar um serviço de monitoramento para agregar mais segurança e confiabilidade. Atualmente as centrais de alarme possuem capacidade para trocar informações com o sistema de CFTV, permitindo reduzir custo de instalação eliminando os sensores perimetrais, pois é possível utilizar as câmeras citadas anteriormente que possuem capacidade de identificar humanos para funcionar, também, como sensor do sistema de alarme.

O sistema de segurança com Inteligência Artificial pode ajudar pequenas empresas a minimizar falsos alarmes, o que reduz custos e poupa tempo, portanto há uma economia em longo prazo. Com ‘tags’ na cronologia de vídeo é possível procurar pessoas e veículos com extrema rapidez e facilidade, sem necessidade de o funcionário passar horas debruçado sobre filmagens, pesquisando manualmente.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como funcionará o “Big Brother”, projeto de vigilância do estado de SP

O programa Muralha Paulista, nome oficial do projeto que é uma espécie de “Big Brother” da Polícia Militar (PM) de…

Destaque

Reconhecimento facial será obrigatório nos estádios a partir de 2025

Lei Geral do Esporte estabelece a adoção da tecnologia em estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas Uma nova…

Destaque

Abese expande cursos de formação para profissionais de segurança eletrônica

Com a contínua necessidade de mão de obra qualificada para suprir vagas do setor, a associação investiu em programas de…