Sebrae inaugura dois novos data centers com modelo inovador de contratação no setor público
O Sebrae anuncia a inauguração de dois novos Data Centers em Brasília, localizados nas unidades Sebrae Nacional (Sebrae NA) e Sebrae Distrito Federal (Sebrae DF). Os projetos foram projetados e implementados pela Trusted Data, com foco em modernizar e fortalecer a infraestrutura tecnológica da instituição para suportar suas soluções de Infraestrutura Convergente Hiperconvergente (HCI).
Esses novos Data Centers representam um marco no avanço da transformação digital do Sebrae, trazendo uma infraestrutura de missão crítica de alta performance e com alta disponibilidade que integra recursos de computação, armazenamento e rede em um ambiente unificado e otimizado. A iniciativa visa proporcionar maior agilidade, escalabilidade e segurança nas operações, alinhando-se às necessidades crescentes de inovação e digitalização dos serviços oferecidos pelo Sebrae.
Um dos grandes diferenciais desses projetos é o modelo de contrato inovador adotado para o setor público, que se baseia no modelo de OPEX (Despesas Operacionais). Este formato permite ao Sebrae pagar mensalmente pela utilização dos recursos como um serviço, ao invés de um investimento inicial único em capital (CAPEX). A abordagem traz uma série de benefícios, como flexibilidade financeira, melhor controle de custos, garantia de manutenção da solução e a capacidade de adaptação rápida às mudanças tecnológicas.
“A parceria com a Trusted Data na implementação desses novos Data Centers marca um importante avanço na capacidade do Sebrae de oferecer soluções tecnológicas modernas e eficientes. O modelo de contrato baseado em OPEX é uma inovação aplicada em nossa instituição e demonstra nosso compromisso em buscar sempre as melhores práticas para atender às necessidades do Sebrae e as Micro e Pequenas Empresas”, afirma Diego Almeida, Gerente de TI do Sebrae Nacional.
Os novos Data Centers também trazem ganhos significativos em termos de sustentabilidade e eficiência energética, utilizando tecnologias avançadas para reduzir o consumo de energia e minimizar o impacto ambiental, reforçando o compromisso do Sebrae com práticas responsáveis e sustentáveis.
Notícias Relacionadas
Os drones vão substituir os vigilantes em uma operação de segurança?
Drones fazendo deliveries, aplicando pesticidas, auxiliando bombeiros em ocorrências, monitorando obras de construção, esses são alguns exemplos de como as…
Avantia vence licitação para implementar soluções de segurança eletrônica no Porto de Santos
Empresa foi selecionada para dois dos quatro lotes da Autoridade Portuária de Santos (APS), com foco em câmeras térmicas e…
Casas Inteligentes e proteção avançada para 2025: como a IoT está redefinindo a segurança no lar
Por Henrique Braz Rossi Nos últimos anos, a ascensão das casas inteligentes transformou o modo como vivemos. Graças à Internet…