Santos (SP) tem câmeras de monitoramento em 90% das escolas municipais
Câmeras foram instaladas por meio do programa ‘Santos Mais’, que inclui a aquisição de 1,5 mil novos equipamentos. A meta, segundo a prefeitura, é alcançar 100% de cobertura até o fim de 2024
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou a instalação de câmeras em 30 escolas municipais nos últimos cinco meses, chegando a 90% das unidades de ensino sendo monitoradas pelos equipamentos. A meta, segundo a administração municipal, é atingir 100% até o fim do ano.
De acordo com a prefeitura, os equipamentos são instalados por meio do programa “Santos Mais”, que inclui a aquisição de novas 1,5 mil câmeras que devem ser colocadas em vias e prédios públicos da cidade. Atualmente, o monitoramento por vídeo acontece em 77 das 87 unidades de ensino.
A ação ocorre de forma prioritária nas escolas municipais. O município informou que, nos últimos cinco meses, foram instalados 277 equipamentos na cidade, o que contemplou as 30 unidades.
O número representa um aumento de 30% em comparação a maio deste ano, quando a prefeitura divulgou que aproximadamente 60% das unidades municipais eram monitoradas por meio de 410 câmeras.
A prefeitura acrescentou à época que 350 dos novos 1,5 mil equipamentos previstos pelo programa seriam instalados em áreas internas das escolas municipais e nas vias públicas em frente aos prédios.
A ação, realizada pela empresa Net Telecom, vencedora da licitação, foi priorizada pelo município para ocorrer até o fim de 2024. O investimento no programa é de R$ 35,9 milhões, financiados junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).
No total, devem ser instaladas 1.392 câmeras fixas e 108 do modelo Pan-Tilt-Zoom (PTZ), que se movimentam horizontal e verticalmente e permitem a aproximação da imagem. A previsão é que todos os equipamentos estejam funcionando até junho de 2025.
Câmeras em Santos
Atualmente, o município conta com 2.111 câmeras em funcionamento e, segundo a prefeitura, terá mais de 3,2 mil em 2025.
A administração municipal acrescentou que as imagens são gravadas e ficam armazenadas por um período de cerca de 30 dias. Os arquivos podem ser utilizados para investigações de ocorrências da Guarda Municipal e atendimento de solicitações das Polícias Civil, Federal e do Poder Judiciário.
Notícias Relacionadas
Os drones vão substituir os vigilantes em uma operação de segurança?
Drones fazendo deliveries, aplicando pesticidas, auxiliando bombeiros em ocorrências, monitorando obras de construção, esses são alguns exemplos de como as…
Avantia vence licitação para implementar soluções de segurança eletrônica no Porto de Santos
Empresa foi selecionada para dois dos quatro lotes da Autoridade Portuária de Santos (APS), com foco em câmeras térmicas e…
Casas Inteligentes e proteção avançada para 2025: como a IoT está redefinindo a segurança no lar
Por Henrique Braz Rossi Nos últimos anos, a ascensão das casas inteligentes transformou o modo como vivemos. Graças à Internet…