Saiba mais sobre serviço de segurança inteligente para shopping centers

Na SegurPro, tecnologias de última geração somadas à gestão qualificada buscam cada vez mais antecipar riscos à vida e ao patrimônio

Em 2022, o número médio de visitantes em shopping centers foi de 443 milhões, um aumento de 11,6% sobre 2021, quando a média mensal foi de 397 milhões de pessoas. Os dados, revelados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), também mostram alta de 20,5% no faturamento do setor, que chegou a R$ 191,8 bilhões no mesmo período, ressaltando a importância de um sistema de segurança eficaz.

A SegurPro, braço de segurança patrimonial do Grupo Prosegur no Brasil, com presença em todos os estados brasileiros, desenvolve tecnologias para atender as especificidades de shopping centers. Em seu Centro Operacional de Segurança – (iSOC), o maior da América Latina, a companhia consegue monitorar, ininterruptamente, a circulação de pessoas em locais de grande circulação de forma precisa e segura. “Combinamos o que há de mais moderno em tecnologia e análise de dados com a gestão de profissionais qualificados para trazer o que chamamos de Segurança Híbrida na busca de nos antecipar a possíveis riscos à vida e ao patrimônio”, explica Frank Ribeiro, diretor comercial e marketing da Segurpro. 

O iSOC é capaz de utilizar Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) no monitoramento de controle remoto de acesso, vigilância virtual reativa e ação contra intrusão. Globalmente, a operação pode gerenciar 300 mil dispositivos, desde câmeras com reconhecimento facial, alarmes e sensores, até identificação biométrica, botões de pânico ou centrais de automação residencial, em conjunto com a comunicação móvel de mais de 26 mil vigilantes, já que a tecnologia adotada no Centro de Operação não se restringe apenas ao Brasil e pode ser compartilhada com países vizinhos, como já ocorre na companhia. 

Desde 2020, a SegurPro oferece algumas de suas soluções ao Shopping Recife, quando a companhia instalou câmeras IP de alta definição gerenciadas por um sistema que faz o monitoramento on-line das 650 câmeras instaladas no equipamento, assegurando a disponibilidade das imagens no momento em que for necessário, além de ser capaz de identificar, entre outras coisas, se um indivíduo esteve ou não no centro comercial por meio de uma imagem, sempre respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). O sistema implementado no Shopping conta ainda com tecnologias que podem compilar um vídeo de horas em minutos, otimizando o trabalho do vigilante que consegue se dedicar a outras tarefas. “No Shopping Recife utilizamos um Centro Operacional exclusivo do próprio cliente, e neste modelo temos a possibilidade de espelhamento em tempo real no iSOC, dando suporte no monitoramento. Tudo é pensado de acordo com a necessidade de cada shopping”, ressalta Frank.

As soluções que atendem os centros comerciais podem incluir ainda câmera termográfica, reconhecimento facial, reconhecimento de EPIs, identificação de íris, analíticos de aglomeração e de contagem, além de drones, sempre com gestão realizada com mão de obra especializada. “O funcionamento de um shopping center exige atenção 24 horas por dia, 7 dias por semana, pois somamos diretamente para a boa experiência do consumidor, mas, quando as lojas fecham, precisamos garantir a preservação do patrimônio dos nossos clientes. É uma relação de confiança e responsabilidade”, conclui Frank.

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