Saiba como funciona o Reconhecimento de Placa de Veículo (LPR) e como utilizar a solução em um projeto de segurança

A solução de Reconhecimento de Placa de Veículo, conhecido pela sigla LPR, é uma tecnologia capaz de reconhecer automaticamente os caracteres de uma placa de veículo, conseguindo identificar e armazenar as informações captadas em um banco de dados. Essas informações podem ser utilizadas pela equipe de segurança para pesquisas imediatas e futuras, com o objetivo de identificar ocorrências, gerar alarmes, automatizar a instalação, entre outras aplicações.

Esse módulo inteligente disponível no software de videomonitoramento do Digifort, transforma os caracteres da placa veicular em informação rastreável e com capacidade de ações dentro da plataforma, como possibilidade de determinar quais veículos estão autorizados ou não a entrarem em um ambiente; abertura de cancelas e portões de forma automática, sem intervenção humana; emissão de alertas ao identificar carros roubados, com IPVA vencido e com multas não pagas; entre outros recursos.

“O Digifort LPR é fundamental para um projeto de segurança que envolva veículos, sejam carros, motos ou caminhões. A solução permite pesquisas por datas, hora, placa, conjunto de caracteres, câmera utilizada, entre outras possibilidades. Também permite a leitura da placa em qualquer velocidade, limitando-se apenas à capacidade de captura da câmera. Além disso, é possível imprimir fotos das placas dos automóveis e gerar relatórios de carros suspeitos, dados um maior controle para a equipe de segurança”, explicou Roberto Graciosi Filho, gerente de projetos e técnico do Digifort.

Aplicações do Digifort LPR

• Estacionamentos: com o módulo de LPR é possível conciliar as informações da placa com a emissão do ticket; listar mensalistas e não mensalistas; criar listas de restrições e permissões, integrar com o banco de dados interno ou externo, etc.

• Condomínios Residenciais: agiliza a entrada de moradores e cadastro de visitantes, permitindo integrar a tecnologia com o sistema de cancelas e portões do complexo; criar listas de restrições de visitantes proibidos, criar lista de permissões de visitantes com entrada liberada; entre outras possibilidades.

• Condomínios Comerciais: o Digifort LPR pode ser integrado com o banco de dados de controle de acesso do ambiente, fornecendo informações valiosas para os gerentes, podendo também criar listas de restrições e permissões, integração com sistemas de tickets, entre outros.

• Vias Públicas e Rodovias: integrado aos sistemas de informações de órgãos do Governo, pode ser utilizado para analisar placas de veículos suspeitos ou com pendências em documentação.

Leitura de Placas do Mercosul

Um novo modelo de placa veicular entrou em operação no Brasil a partir de janeiro de 2020, chamado de Placa Mercosul.

O novo formato vem sendo implantado de forma progressiva no país, e o Digifort já realizou as mudanças necessárias e está integrado com o novo modelo, possibilitando a identificação dessas placas sem qualquer obstáculo.

Novos Recursos – Versão 7.4

Com o lançamento da nova versão 7.4 – Beta 2 do Digifort, o módulo inteligente de LPR recebeu uma série de novos recursos, como a possibilidade de diferenciar as câmeras utilizadas na operação de leitura de placa como de “entrada” ou “saída”, permitindo um maior controle sobre a quantidade de veículos dentro de uma zona determinada, o tempo médio de permanência, etc.

A nova função também concede envio de alertas caso a mesma placa entre em uma zona específica dentro de um período; um veículo saia da zona antes ou após um certo tempo ou quando um automóvel passe tempo demais dentro da zona, abrindo novas possibilidades e formas de se trabalhar utilizando o sistema.

Para saber mais sobre como funciona a solução de leitura de placas do Digifort, acesse: www.digifort.com.br/leitura-de-placas.php

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…