Rumo inaugura Centro de Operações Integradas, marcando um avanço na segurança ferroviária do país

Evento de lançamento oficial do COI contou com a presença de executivos dos setores de logística e segurança do Brasil

A Rumo, maior operadora logística ferroviária independente do Brasil, consolidou um marco histórico ao inaugurar o próprio Centro de Operações Integradas (COI) em São Paulo, no dia 14 de março. A nova estrutura não apenas representa um feito notável no âmbito da Segurança Corporativa, mas também assinala um progresso imponente na segurança ferroviária do Brasil.

Buscando estabelecer um novo padrão de excelência na integração de operações e proteção de ativos, o COI é composto por diversos núcleos especializados. Entre eles, destacam-se Inteligência & Investigações, Segurança Empresarial, Prevenção de Perdas e Facilities. Cada núcleo desempenha um papel crucial na estratégia de segurança e serviços corporativos, operando de forma contínua para monitorar, gerenciar riscos e fornecer suporte às operações da empresa.

“O nosso centro de operações integradas foi um projeto visionário, que demonstra o compromisso da Rumo em adotar práticas de segurança de ponta e tecnologia avançada para proteger seus colaboradores e operações. Essa iniciativa é fundamental para garantir a integridade operacional e a segurança da companhia, reforçando seu papel como líder do setor”, falou Antonio Neves, gerente executivo de prevenção de perdas, segurança corporativa e facilities da Rumo.

O projeto foi concebido e idealizado pelo time de Segurança e Facilities da Rumo e teve sua construção e implementação realizadas pela empresa AS Project.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de importantes figuras do setor, incluindo João Alberto Abreu, CEO da Rumo; Pedro Palma, vice-presidente comercial e futuro CEO da empresa; Nelson Gomes, CEO do Grupo Cosan; Cristiano Brasil, vice-presidente de gente, ESG e tecnologia da Rumo; e Bruna Alcântara Perpétuo, diretora de RH da Rumo.

Além disso, estiveram presentes Luiz Lima, Diretor do Grupo GPS e Grupo CAMPSEG; Felipe Barboza, diretor de operações do Grupo CAMPSEG; Alexandre Barbosa, diretor de segurança da Michelin; Fernando Belarmino, vice-presidente do Grupo GR; Vinicius Freitas, diretor de operações do Grupo GR; Kleber Reis, COO da Ôguen; Anderson Nakamura, global security operations da META e Presidente da ASIS Chapter SP Brasil; Christian Visval, fundador do CT Hub e CEO da Revista Segurança; e Adalberto Bem Haja, CEO da BHC Sistemas de Segurança Eletrônica e sócio investidor do CT Hub.

“Esse é o início de uma nova Era de segurança integrada e excelência operacional, um marco significativo na evolução da segurança corporativa e na integração de operações ferroviárias, com o testemunho do nosso compromisso contínuo em inovação e segurança”, finalizou Antonio Neves.

Notícias Relacionadas

Destaque

Pumatronix lança ITSCAM 450+ com foco em estacionamentos e pedágios

A Pumatronix, uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS), anuncia…

Destaque

Nova câmera de sensor duplo oferece 4K a 30 fps e suporte para analíticos de IA

A Axis Communications anuncia uma câmera multidirecional de sensor duplo projetada para excelentes panorâmicas de ângulo amplo e cobertura detalhada…

Destaque

Menino autista de 8 anos realiza sonho de conhecer câmeras de monitoramento do DF

Diagnosticado com transtorno do espectro autista aos 6 anos, Isaque tem hiperfoco em câmeras. Após postar vídeo na internet, ele…