Rondônia reforça segurança pública com frotas equipadas com tecnologia de IA, reconhecimento facial e placas

Projeto torna Rondônia o primeiro Estado da América Latina a adotar tecnologias para implantação de IA, reconhecimento facial e placas em viaturas. Veículos especiais vão aumentar a eficiência de recursos físicos e humanos, diz Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania

Por Redação

Rondônia acaba de reforçar a segurança pública com a adoção de 265 veículos especiais. Eles contam com vídeo monitoramento, suporte de armamentos, rastreador por satélite, rádios digitais e possibilidade de acompanhamento remoto por aplicativo. Destas viaturas, 19 receberam também inteligência artificial e sistema de vídeo monitoramento para reconhecimento facial e de placas.

O processo de customização das viaturas foi uma demanda da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) por meio de licitação, vencida pelo consórcio formado pelas empresas TB e Tecway. O consórcio buscou as melhores opções no mercado para cada uma das demandas e escolheu a Dahua Technology para as soluções de vídeo monitoramento e inteligência artificial.

Os sistemas de reconhecimento facial Dahua fazem parte da lista dos dez melhores do mundo pelo National Institute of Standards and Technology (EUA) e sua tecnologia de segmentação de imagens foi apontada como a nº 1 em todo o mundo pelo MIT no ano passado.

As soluções adotadas em Rondônia irão gravar em vídeo e em áudio todo o trabalho dos policiais, com monitoramento interno e externo e visão 360 graus.

“As tecnologias de vídeo monitoramento e de reconhecimento facial vão reforçar outras ações desenvolvidas na área da segurança pública de Rondônia. Quisemos embarcar esses recursos nas viaturas para dar qualidade aos serviços e ampliar a proteção dos cidadãos’’, afirmou o secretário de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá.

As soluções de IA implementadas nas viaturas são capazes de capturar, processar e reconhecer faces e placas em tempo real, com o processamento de imagens na própria viatura. Em caso de pessoa ou veículo procurado, há um sistema para alertar a central de monitoramento do Estado, mesmo que ocorra problema de conexão. A partir de então, são seguidos os protocolos de busca. A solução visa aumentar a eficiência do uso de viaturas e a capacidade policial.

“Somos especialistas na implantação de frotas customizadas para operações complexas. Por isso, apresentamos o melhor preço e entregamos os veículos atendendo todos os requisitos e prazos estipulados”, afirmou o gerente de Operações do Grupo TB, Geraldo Gomes.

“Optamos pela Dahua Technology pela qualidade da tecnologia, assertividade das soluções, alta resolução das imagens e o suporte oferecido pela empresa no desenvolvimento e implementação de todo o projeto”, disse o diretor da Tecway, Érico Rabelo Vieira.

Os equipamentos utilizados foram: Gravadores Mobile MNVR8208-I e MNVR4208, PTZs Mobile MPTZ- 1100-2030RA-NT, câmeras fixas HDBW3241F-FD-M e HDBW3231F-M12, monitor MLCDF7-T, Joystick MKB1100 e HDs WD20SPZX. Além do Software de Gerenciamento Central, Mobile Center.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

“Hackers do bem” estão testando sistema de segurança dos Jogos Olímpicos de Paris

Autoridades alertam para um número de ataques cibernéticos sem precedentes durante os Jogos Olímpicos de Paris A Agência Nacional Francesa…

Destaque

Segurança é apontada como ponto positivo do show de Madonna por quem mora, tem comércio e trabalha em Copacabana

Pelo balanço da Polícia Civil, durante o evento houve uma redução em 400% no número de crimes violentos como roubo,…

Cibersegurança

Preservando o futuro da educação: a importância da proteção cibernética

Você já parou para pensar nos bastidores da revolução digital na educação? Por trás da promessa de acesso mais amplo…