Rondônia reforça segurança pública com frotas equipadas com tecnologia de IA, reconhecimento facial e placas

Projeto torna Rondônia o primeiro Estado da América Latina a adotar tecnologias para implantação de IA, reconhecimento facial e placas em viaturas. Veículos especiais vão aumentar a eficiência de recursos físicos e humanos, diz Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania

Por Redação

Rondônia acaba de reforçar a segurança pública com a adoção de 265 veículos especiais. Eles contam com vídeo monitoramento, suporte de armamentos, rastreador por satélite, rádios digitais e possibilidade de acompanhamento remoto por aplicativo. Destas viaturas, 19 receberam também inteligência artificial e sistema de vídeo monitoramento para reconhecimento facial e de placas.

O processo de customização das viaturas foi uma demanda da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) por meio de licitação, vencida pelo consórcio formado pelas empresas TB e Tecway. O consórcio buscou as melhores opções no mercado para cada uma das demandas e escolheu a Dahua Technology para as soluções de vídeo monitoramento e inteligência artificial.

Os sistemas de reconhecimento facial Dahua fazem parte da lista dos dez melhores do mundo pelo National Institute of Standards and Technology (EUA) e sua tecnologia de segmentação de imagens foi apontada como a nº 1 em todo o mundo pelo MIT no ano passado.

As soluções adotadas em Rondônia irão gravar em vídeo e em áudio todo o trabalho dos policiais, com monitoramento interno e externo e visão 360 graus.

“As tecnologias de vídeo monitoramento e de reconhecimento facial vão reforçar outras ações desenvolvidas na área da segurança pública de Rondônia. Quisemos embarcar esses recursos nas viaturas para dar qualidade aos serviços e ampliar a proteção dos cidadãos’’, afirmou o secretário de Segurança Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá.

As soluções de IA implementadas nas viaturas são capazes de capturar, processar e reconhecer faces e placas em tempo real, com o processamento de imagens na própria viatura. Em caso de pessoa ou veículo procurado, há um sistema para alertar a central de monitoramento do Estado, mesmo que ocorra problema de conexão. A partir de então, são seguidos os protocolos de busca. A solução visa aumentar a eficiência do uso de viaturas e a capacidade policial.

“Somos especialistas na implantação de frotas customizadas para operações complexas. Por isso, apresentamos o melhor preço e entregamos os veículos atendendo todos os requisitos e prazos estipulados”, afirmou o gerente de Operações do Grupo TB, Geraldo Gomes.

“Optamos pela Dahua Technology pela qualidade da tecnologia, assertividade das soluções, alta resolução das imagens e o suporte oferecido pela empresa no desenvolvimento e implementação de todo o projeto”, disse o diretor da Tecway, Érico Rabelo Vieira.

Os equipamentos utilizados foram: Gravadores Mobile MNVR8208-I e MNVR4208, PTZs Mobile MPTZ- 1100-2030RA-NT, câmeras fixas HDBW3241F-FD-M e HDBW3231F-M12, monitor MLCDF7-T, Joystick MKB1100 e HDs WD20SPZX. Além do Software de Gerenciamento Central, Mobile Center.

Notícias Relacionadas

Destaque

23ª edição da EXPOSEC é adiada para 2022

Maior feira de segurança na América Latina, antes programada para junho deste ano, foi transferida para o período de 7…

Destaque

Homem processa polícia após ser preso por engano por falha em reconhecimento facial

Um homem entrou com um processo contra a polícia de Detroit, nos Estados Unidos, após ser preso por engano por…

Cibersegurança

Cyber Security Summit Brasil 2021 abre inscrições para a quinta edição

A mais importante conferência internacional de cibersegurança, a Cyber Security Summit Brasil (CSSB), abriu as inscrições para a sua quinta…