Robótica chega ao setor de segurança e confirma a importância do investimento em inovação e tecnologia

SegurPro inova o mercado de segurança privada ao usar projeto de robótica agregado ao conceito Segurança Híbrida

Globalmente, o mercado industrial de robótica deve atingir o valor de US $ 45,17 bilhões até 2030, período em que se estima um crescimento aproximado de 10% ao ano, de acordo com relatório publicado no mês de agosto pela Zion Market Research. Apenas no ano de 2022, a receita em demandas do setor atingiu o valor de US $ 21,45 bilhões.

São inúmeros os motivos que levam empresas a investir na aquisição de um robô, mas o principal é a possibilidade de programá-los de uma maneira que sejam assertivos, rápidos e práticos em tarefas com grau elevado de dificuldade, aumentando níveis de produção de forma automatizada e reduzindo custos. Na América Latina, uma pesquisa sobre Robotic Process Automation (RPA) realizada pela EY e BotCity sobre as principais tendências para 2023 apontou que os setores de logística, varejo, e-commerce e indústria representam a maior demanda por automação na área de operações (41%). Já no Brasil, levantamento da IBM realizado com líderes empresariais brasileiros mostrou que 78% investirão em tecnologia neste ano, com foco em automação e soluções em Inteligência Artificial.

Com o objetivo de levar sua expertise para setores da indústria e do comércio, a SegurPro, empresa referência mundial em segurança patrimonial que investe em inovação, adquiriu há pouco mais de um ano o Spot fabricado pela Boston Dynamics, um robô quadrúpede que se move com agilidade, capaz de subir escadas e se mover em áreas inclinadas. Na SegurPro, além de ganhar o nome de Yellow, o cão-robô recebeu uma série de tecnologias como Inteligência Artificial, dispositivos IoT, sensores, câmeras infravermelhas, detectores de fumaça, gás ou ruído, que lhe permitem complementar as tarefas de segurança e adaptar o robô às necessidades de cada cliente da empresa. Por meio do GenzAI, plataforma própria de Inteligência Artificial da companhia, o Yellow gerencia as imagens captadas em sua visão 360º graus do ambiente, que o permite evitar obstáculos e proporciona mais estabilidade à operação. Já a câmera analítica, scanner a laser e microfone acoplados no cão captam sons e ruídos que são capazes de gerar alertas automáticos em casos de identificação de riscos ou vulnerabilidades do ambiente vigiado. Tudo isso conectado à uma rede 5G e integrado ao iSOC, um centro de controle operacional da companhia em São Paulo, que tem capacidade para monitorar ambientes em qualquer localidade do território brasileiro e em países vizinhos da América Latina.

Equipado com a mais avançada tecnologia da robótica mundial, o Yellow ainda pode ser adaptado conforme as especificidades de cada operação da indústria ou do setor de serviços. A praticidade e funcionalidade do uso do cão-robô se dá, sobretudo, em situações que possam oferecer risco à vida humana ou que exijam mobilização de custo, horas e equipe em determinada tarefa.

Com o uso de robôs é possível que a verificação de uma ocorrência seja feita de forma mais assertiva e ágil. Em setores como o de energia, mineração, assim como demais indústrias pesadas como química e petroquímica, o robô pode ser enviado no lugar de um profissional da área operacional, para verificar um perímetro que esteja passando por uma situação que coloque em risco à vida humana.

O Yellow é nacionalmente conhecido por apoiar os planos de segurança de grandes eventos, como Rock in Rio e The Town, no entanto está preparado para se adaptar às necessidades de qualquer cenário. “O cão-robô é totalmente adaptável para assegurar qualquer ambiente que possua, sobretudo, grande quantidade de pessoas ou riscos potenciais, podendo ser utilizado em escolas, shoppings centers, condomínios privados, aeroportos, estações de metrô ou trem, portos marítimos, hospitais, estádios, manifestações, e muito mais. Sua utilização é um marco na inovação da SegurPro, que busca se desenvolver continuamente para oferecer o melhor atendimento no setor de segurança”, explica Frank Ribeiro, diretor de Vendas e Marketing.

Com o passar dos últimos meses, o Yellow acumulou experiência e, em 2023, assumiu um papel de destaque na abordagem de Segurança Híbrida da SegurPro, um modelo que combina o trabalho das pessoas com tecnologia e dados. A empresa está concentrando esforços em serviços de monitoramento e prevenção que combinam tecnologia de segurança de ponta com a capacidade de interpretação de profissionais altamente qualificados. Isso garante a gestão eficiente de possíveis problemas, fornecendo dados e informações em tempo real para embasar a tomada de decisões.

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia Federal deve iniciar fiscalização a bancos após 1 ano da publicação da portaria sobre segurança privada

Neste mês, completa um ano desde a publicação da portaria que regulamenta iniciativas para aumentar a segurança da população, empresas…

Destaque

Auvo Lança Auvo Chat na Exposec 2024: Inovação em Comunicação para o Setor de Segurança Eletrônica

A Auvo, plataforma completa de gestão para equipes externas, confirma presença na Exposec 2024 e apresenta uma inovação ao público…

Destaque

Aeroscan e Performancelab na Exposec: onde a segurança e a eficiência se encontram

É com essa mensagem que Aeroscan e Performancelab juntas na Exposec reafirmam a integração de suas plataformas para aumentar o…