Ribeirão Rodeo Music 2022 tem queda de 93% em ocorrências de furtos com o auxílio das soluções de segurança eletrônica da Intelbras

Os equipamentos da companhia ajudaram as Polícias Militar e Civil a coibirem a ação de criminosos

O Ribeirão Rodeo Music 2022, festival que ocorreu no fim de abril em Ribeirão Preto (SP), apresentou queda de 93% nas ocorrências de furto no evento, em comparação com 2019. Um dos motivos para essa drástica redução foi o investimento da organização do evento em diversas soluções de segurança eletrônica da Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história.

Os responsáveis pelo evento acreditam que essa queda nas ocorrências de furtos tem como principal responsável o sucesso da estratégia da presença e divulgação do uso de equipamentos tecnológicos, com um sistema de segurança inteligente que fortalece a prevenção, inibindo a ação de criminosos que não queriam correr riscos de serem pegos.

“Nós precisávamos oferecer um monitoramento efetivo, que aumentasse a segurança do público presente e que auxiliasse e atuasse em conjunto com a Polícia Militar para garantir às pessoas uma festa alegre e segura”, explica Matheus Calil, um dos organizadores do evento.

Tecnologia empregada

As câmeras inteligentes atuaram em duas frentes, no monitoramento dos veículos e dos visitantes. Para isso, foi necessário realizar a integração do Defense IA, software de gestão de monitoramento da Intelbras, com os bancos de dados do sistema da Polícia Militar, Cortex e Detecta, possibilitando esse trabalho em tempo real com respostas rápidas para as ações da PM.

As soluções empregadas fazem parte da Linha Future, segmento da Intelbras, com foco em soluções de alta tecnologia na área de monitoramento e gestão de imagens.

Foram estabelecidos dois locais de monitoramento, uma sala no próprio evento, com nove monitores, sendo três deles dedicados as imagens das câmeras Speed Dome, equipamentos que fazem análise inteligente de vídeo, proporcionando uma visão detalhada do ambiente e uma vigilância ainda mais precisa. Outros seis monitores cobriram todos os pontos do evento com telas dedicadas a leitura de placa de veículos (LPR) e reconhecimento facial.

A segunda foi uma sala no Quartel da Polícia Militar do Interior, sediado no 3º Batalhão, que contou com uma infraestrutura de seis telas para o monitoramento replicado em tempo real ao evento: uma tela dedicada ao reconhecimento facial; duas telas para monitoramento de veículos por leitura de placas; uma com a imagem das câmeras; e outra com o retorno das ocorrências em tempo real pelo Cortex.

“Junto das soluções, também fizemos um tratamento prévio do público que iria ao evento, e os indivíduos com passagem criminal estavam identificadas pelo sistema. As câmeras de reconhecimento facial tiveram precisão de 90%, já o sistema de placas funcionou muito bem em tempo real, conseguindo identificar condutores com a CNH vencida, por exemplo”, conta o tenente coronel Rodrigo Quintino, do 3º Batalhão da PM do Interior.

Para essa integração foram utilizados equipamentos Intelbras como gravadores, câmeras e mesa controladora. O “cérebro” que gerenciou todas essas soluções foi o software Defense IA, que permitiu monitoramento do sistema completo nesses três locais via VPN, já que o servidor estava instalado em uma empresa de data center no centro de Ribeirão Preto.

Parceria de sucesso

A parceria entre a TMS Monitoramento de Segurança, revendedora Intelbras na região, e o Ribeirão Rodeo Music já acontece há mais de cinco anos. Porém, em 2022, seguindo uma recomendação do próprio tenente coronel Quintino, ela foi ampliada para oferecer soluções que realizassem o reconhecimento facial das pessoas e leitura de placa de veículos.

Matheus Calil, um dos organizadores do evento, conta que ficou impressionado com os resultados. “Os avanços dessas tecnologias de segurança me surpreenderam muito. A Intelbras ofereceu equipamentos de alta qualidade e estava disposta a atuar como uma parceira, auxiliando e dando suporte em toda a esfera”, explica.

Guto Tomazelli, da TMS, conta que trabalha com produtos e soluções Intelbras há 12 anos e ficou satisfeito que tudo funcionou de acordo com o esperado. “Tínhamos uma expectativa muito boa e conseguimos fazer um ótimo trabalho, com tudo funcionando do jeito que precisava”, comenta.

Diogo Ribeiro, gerente de vendas da unidade de segurança da Intelbras, também elogiou o projeto que contou com a integração das tecnologias da empresa e com um time de engenharia focado em desenvolver uma solução única que se adequasse ao evento. “Com o sucesso da integração e o resultado alcançado, reforçamos nossa atuação no desenvolvimento de soluções robustas para grandes eventos, como o Rodeo Music”, conclui.

O Ribeirão Rodeo Music 2022 contou com quatro dias de shows de grandes nomes da música brasileira, como Jorge & Mateus, Bruno & Marrone e Gusttavo Lima.

Notícias Relacionadas

Destaque

Intelbras lança central de alarme de incêndio endereçável com possibilidade de configuração via Wi-Fi

O produto produzido no Brasil oferece maior facilidade de uso, custo-benefício e segurança A Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias…

Cases

Avantia, WeSafer e Farah Service entregam modelo de videomonitoramento inteligente para a Ciclovia Franco Montoro, na capital paulista

A Avantia e a WeSafer, unidade digital independente especializada em inteligência artificial, fecham parceria com a Farah Service – concessionária…

Destaque

Após um ano de uso de câmeras em uniformes, mortes por policiais caem 80%

As mortes cometidas por policiais militares despencaram em 19 dos 131 batalhões do estado de São Paulo um ano depois…