Reconhecimento facial: uma tendência para condomínios e empresas

A pandemia alavancou muitas tecnologias que auxiliam no distanciamento social e para prédios e condomínios uma que vem se destacando é a de reconhecimento facial, uma tendência que vem para ficar, aumentando a segurança das pessoas. A tecnologia muitas vezes lembra os filmes de ficção científica, entretanto, o futuro distante virou o hoje. Essas tecnologias já são utilizadas por empresas em quase todo o mundo e também no Brasil.

“Reconhecimento facial é uma das principais tendências de segurança para o futuro e presente. Para muitas pessoas essa tecnologia remete a filmes futuristas, mas ela é mais real do que se imagina. Esse sistema controla o acesso de um determinado local por meio de leitores faciais, logo na entrada do estabelecimento, tudo gerenciado por um software que reconhece o indivíduo e libera e controla a sua entrada”, explica Gabriel Borba da GB Serviços, que fornece esse serviço no país.

Um destaque é que esse sistema de acesso é mais eficiente e moderno do que a biometria, reconhecendo as medidas do nosso rosto, que são como uma impressão digital. Com isso também é possível criar limitações no acesso, podendo ser essa de local ou horário.

O sistema de reconhecimento facial, porém não funciona de forma isolada. “É preciso que esses sistemas estejam alinhados juntamente com as barreiras físicas disponibilizadas no local, com isso controla todo o acesso a um local, permitindo 100% de controle de quem acessou o ambiente, com data, hora, tempo de permanência e local acessado”, explica Gabriel Borba.

Não há invasão de privacidade, é apenas um cadastro comum, uma foto, como já é feito quando se visita prédios comerciais. Mas com muito mais facilidade e agilidade para todos. Isso mostra como o mundo está mudando e é preciso se adequar a essa nova realidade, com uma maior proteção que possibilita a segurança que os negócios e as famílias merecem, para o desenvolvimento e crescimento em harmonia.

Para empresas

Se essa tecnologia funciona para segurança de espaços físicos, o resultado também é muito positivo para marcação de ponto dos trabalhadores, principalmente em um mundo com forte experiência de home office pós coronavírus

Exemplo é a parceria fechada entre o Confirp Digital e a Let´s Work, que traz uma tecnologia com Reconhecimento Facial e Geolocalização com interação automática com o Confirp Digital. O objetivo é trazer uma solução de marcação de ponto aos nossos clientes, mas com um objetivo ainda maior de eliminar trabalhos repetitivos e duplicados da área de Recursos Humanos

As vantagens são diversas, como por exemplo:

• Através de dispositivo móvel ou tablet a marcação é realizada por reconhecimento facial e geolocalização;

• No relógio atual você precisa fazer a troca de bobina de papel, nessa ferramenta o comprovante é enviado para e-mail do colaborador;

• As marcações são atualizadas em tempo real e tanto RH como o gestor de equipe podem realizar as consultas de marcações pela internet;

• O gestor pode receber notificações diárias e semanais em relação a faltas, atrasos, horas extras e inconsistências;

• Através de app o funcionário tem o controle das suas batidas, solicitações de correção, abono e horas extras. Além de ter todos os espelhos fechados e assinados via reconhecimento facial na palma de sua mão.

Como pode ver o reconhecimento facial é um sistema desenvolvido para identificar uma pessoa por meio de imagem ou vídeo. Essa tecnologia já existia, mas seu uso se tornou mais perceptível e acessível nos últimos anos, pois agora ela é usada em soluções inovadoras, como aplicativos pessoais de foto e autenticação secundária para dispositivos móveis. Isso tudo proporciona grande segurança para todos, sociedade, empresas e trabalhadores.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…