Qual o papel da tecnologia para o monitoramento ambiental?

Por Gláucio Silva, Gerente Nacional de Vendas da Axis Communications

Nesta era de urbanização acelerada, eventos climáticos, poluição, recursos hídricos e até o excesso de ruídos são dilemas crescentes para as cidades, mas a tecnologia pode ser uma aliada para enfrentar estes problemas através do monitoramento de dados ambientais. Na prática, as soluções podem incluir alerta em tempo real ou combinar informações históricas e atuais para antecipar situações de risco, por exemplo. As aplicações são as mais diversas: monitorar a qualidade do ar, a poluição sonora, o gerenciamento da coleta de lixo, o monitoramento meteorológico, o gerenciamento de recursos hídricos e identificação de vazamentos, ou o controle da iluminação pública para economia de recursos, a tecnologia pode ser a base de um modelo de gerenciamento urbano mais sustentável.

Câmeras de videomonitoramento cuidando do meio ambiente

A oferta de câmeras de vídeo IP e soluções baseadas em IoT adicionam uma dimensão extra ao monitoramento ambiental e fazem a diferença nos resultados de sustentabilidade das cidades. Câmeras e sensores de rede podem fornecer dados e análises visuais que permitem entender as condições em tempo real para tomar medidas mais eficientes. Com as imagens, é possível medir os níveis de água para fornecer avisos sobre inundações, por exemplo. Assim como obter percepções significativas sobre o gerenciamento de resíduos e pontos de descartes ilegais.

Outro desafio dos grandes centros urbanos é a poluição sonora, frequentemente citada como um fator de redução da qualidade de vida, causando estresse e afetando a saúde do sono. Por isso, o esforço da Axis para desenvolver redes de vigilância com tecnologia de detecção de som. Junto à vigilância por vídeo, pode ser um recurso útil em várias situações, além de medir e analisar os níveis de ruído, ajudando a entender os graus de poluição sonora para tomar medidas mais assertivas para melhorar a vida dos cidadãos.

O papel da indústria de tecnologia

É claro que a indústria também precisa mudar para oferecer produtos sustentáveis. Este é um compromisso que a Axis firmou, selecionar materiais e componentes sustentáveis de fornecedores confiáveis para garantir que produtos, componentes e soluções sejam ecologicamente corretos e sejam tratados de maneira responsável e confiável. Por exemplo, 80% das câmeras e codificadores Axis são livres de PVC e várias séries de câmeras são totalmente livres de halogênio.

Em reconhecimento ao nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento ambientalmente responsável, recebemos o prêmio US Green Supply Chain de 2017 pelos esforços de sustentabilidade em toda a empresa e em nossa cadeia de suprimentos. A preservação do planeta é um compromisso global que deve ser assumido coletivamente, estamos fazendo nossa parte para um futuro mais verde e seguro.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…