Qual o papel da tecnologia para o monitoramento ambiental?

Por Gláucio Silva, Gerente Nacional de Vendas da Axis Communications

Nesta era de urbanização acelerada, eventos climáticos, poluição, recursos hídricos e até o excesso de ruídos são dilemas crescentes para as cidades, mas a tecnologia pode ser uma aliada para enfrentar estes problemas através do monitoramento de dados ambientais. Na prática, as soluções podem incluir alerta em tempo real ou combinar informações históricas e atuais para antecipar situações de risco, por exemplo. As aplicações são as mais diversas: monitorar a qualidade do ar, a poluição sonora, o gerenciamento da coleta de lixo, o monitoramento meteorológico, o gerenciamento de recursos hídricos e identificação de vazamentos, ou o controle da iluminação pública para economia de recursos, a tecnologia pode ser a base de um modelo de gerenciamento urbano mais sustentável.

Câmeras de videomonitoramento cuidando do meio ambiente

A oferta de câmeras de vídeo IP e soluções baseadas em IoT adicionam uma dimensão extra ao monitoramento ambiental e fazem a diferença nos resultados de sustentabilidade das cidades. Câmeras e sensores de rede podem fornecer dados e análises visuais que permitem entender as condições em tempo real para tomar medidas mais eficientes. Com as imagens, é possível medir os níveis de água para fornecer avisos sobre inundações, por exemplo. Assim como obter percepções significativas sobre o gerenciamento de resíduos e pontos de descartes ilegais.

Outro desafio dos grandes centros urbanos é a poluição sonora, frequentemente citada como um fator de redução da qualidade de vida, causando estresse e afetando a saúde do sono. Por isso, o esforço da Axis para desenvolver redes de vigilância com tecnologia de detecção de som. Junto à vigilância por vídeo, pode ser um recurso útil em várias situações, além de medir e analisar os níveis de ruído, ajudando a entender os graus de poluição sonora para tomar medidas mais assertivas para melhorar a vida dos cidadãos.

O papel da indústria de tecnologia

É claro que a indústria também precisa mudar para oferecer produtos sustentáveis. Este é um compromisso que a Axis firmou, selecionar materiais e componentes sustentáveis de fornecedores confiáveis para garantir que produtos, componentes e soluções sejam ecologicamente corretos e sejam tratados de maneira responsável e confiável. Por exemplo, 80% das câmeras e codificadores Axis são livres de PVC e várias séries de câmeras são totalmente livres de halogênio.

Em reconhecimento ao nosso compromisso contínuo com o desenvolvimento ambientalmente responsável, recebemos o prêmio US Green Supply Chain de 2017 pelos esforços de sustentabilidade em toda a empresa e em nossa cadeia de suprimentos. A preservação do planeta é um compromisso global que deve ser assumido coletivamente, estamos fazendo nossa parte para um futuro mais verde e seguro.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…