A segurança do patrimônio, seja material ou humano, é uma preocupação constante em qualquer estabelecimento. Para garantir a proteção condomínios, empresas, escolas, hospitais e outros locais, investir em controle de acesso pode ser uma solução eficaz.
Esse controle pode ser realizado de diferentes formas e combinado com outras soluções, como alarmes, sensores e dispositivos complementares, proporcionando uma segurança ainda mais abrangente. Além de gerenciar entradas e saídas, essas tecnologias podem ser integradas a diversos equipamentos para otimizar a proteção, possibilitando inclusive realizar registros.
Com isso, além da proteção, esse recurso ainda promove mais comodidade e, até mesmo, economia em diferentes estabelecimentos.
O que é e onde investir em controle de acesso?
É um sistema de segurança que permite a um estabelecimento controlar o acesso de pessoas em determinado local. O objetivo é minimizar o risco de acessos não autorizados na área. Além disso, é um sistema que ajuda na compreensão de como o local está sendo usado, rastreando quando as pessoas entram e saem de determinados espaços.
Confira alguns dos estabelecimentos que podem se beneficiar ao investir em controle de acesso:
Condomínios: serve para controlar a entrada de moradores, visitantes e prestadores de serviço, evitando o acesso de pessoas não autorizadas no condomínio. Além disso, é possível obter o registro de acessos para maior segurança.
Empresas: além do controle de acesso dos colaboradores, também serve para evitar a entrada em áreas restritas da empresa, para funcionários autorizados, colaborando ainda para a segurança de dados e documentos sigilosos.
Indústrias: em áreas restritas, como estoques, depósitos e zonas de produção, esse sistema garante que apenas pessoas autorizadas entrem nesses espaços, reduzindo o risco de furtos internos e acidentes.
Hospitais: nesses ambientes, investir em controle de acesso contribui para a proteção de áreas restritas como UTI, farmácia e laboratórios. Além disso, é útil na gestão de entrada de pacientes, visitantes e equipe médica e na segurança para dados e equipamentos médicos de alto valor.
Escolas: possibilita a gestão e controle de entradas e saídas de alunos, professores, pais e funcionários, evitando o acesso de vândalos e criminosos na escola.
Academias e clubes: restringe o acesso apenas para alunos e sócios cadastrados, além do controle de entrada e saída para evitar superlotação.
Shows e eventos: possibilita o controle de público para evitar superlotações, ajuda na segurança contra invasões e acessos indevidos, além da garantia de acesso apenas para portadores de ingressos válidos.
Estádios de futebol: em 2025 o reconhecimento facial passou a ser obrigatório nesses locais. Segundo a Lei Geral do Esporte, estádios com capacidade maior que 20 mil pessoas deverão ter acesso por meio dessa tecnologia.
Investir em controle de acesso pode ser a solução para a segurança de diferentes estabelecimentos, promovendo mais organização e eficiência no gerenciamento de entradas e saídas. Desde condomínios e empresas até hospitais, escolas e, até mesmo em estádios de futebol, a tecnologia contribui para a proteção de pessoas, bens e informações.
Além de garantir um ambiente mais seguro, esse recurso também otimiza processos operacionais, reduz riscos e melhora a experiência de colaboradores, moradores, clientes e visitantes. Com a evolução constante dessas soluções, a segurança se torna cada vez mais inteligente e eficaz, tornando-se um diferencial para qualquer organização.
Fonte: Seventh

