Quais as cidades mais vigiadas do mundo?

A tecnologia trouxe uma série de melhorias para o nosso dia a dia. Entre elas, está a possibilidade de conversar com pessoas de qualquer lugar do mundo, realizar viagens mais rápidas e baratas, obter novos trabalhos, etc. Além disso, as formas de sermos vigiados, seja por câmeras de segurança ou monitoramento de dados, tornaram-se muito presentes, especialmente em algumas cidades.

Com a expansão dos grandes centros urbanos, os governos constantemente precisam de novas formas de manter a ordem entre a população. Pensando nisso, uma rede de infraestrutura voltada para vigilância e monitoramento das pessoas tornou-se padrão nas cidades grandes. Dessa forma, pode-se proteger as pessoas de crimes, coletar dados e prestar outros serviços de maneira mais fácil.

Assim, a China se tornou o país com o maior nível de cidades vigiadas. Segundo especialistas e pesquisadores, existem cerca de 1 bilhão de câmeras de vigilância instaladas no mundo inteiro, mas a China sozinha representa 54% desse número, tornando suas cidades altamente monitoradas. Inclusive, não é difícil encontrar matérias sobre o uso da tecnologia para supervisionar seus cidadãos.

As cidades mais vigiadas do mundo

Por conta da disparidade em relação a outras nações e da falta de total transparência do governo, as cidades chinesas não estão nesta lista. Assim, muitas pessoas podem acreditar que uma metrópole como Londres ou Nova Iorque se destacam no topo do ranking divulgado pela Visual Capitalist, mas isso não é verdade. Isso porque, na realidade, as cidades indianas são as mais vigiadas. Assim, confira as principais cidades ou países:

1- Indore (Índia) — 63 câmeras a cada 1.000 pessoas;

2- Haiderabade (Índia) — 42 câmeras a cada 1.000 pessoas;

3- Deli (Índia) — 27 câmeras a cada 1.000 pessoas;

4- Chenai (Índia) — 25 câmeras a cada 1.000 pessoas;

5- Singapura — 18 câmeras a cada 1.000 pessoas;

6- Moscovo (Rússia) — 17 câmeras a cada 1.000 pessoas;

7- Bagdá (Iraque) — 16 câmeras a cada 1.000 pessoas;

8- Londres (Inglaterra) — 13 câmeras a cada 1.000 pessoas;

9- São Petersburgo (Rússia) — 13 câmeras a cada 1.000 pessoas;

10- Los Angeles (EUA) — 9 câmeras a cada 1.000 pessoas.

Notícias Relacionadas

Artigos

Insegurança em Brasília: a integração é o caminho

Por Glenda Negreiros, especialista da Brasfort As recentes manifestações dos moradores da Asa Norte e do Noroeste, em Brasília, que…

Destaque

Câmeras de vigilância são colocadas dentro de banheiros de escola pública em PE

Segundo estudantes, equipamentos gravam imagens dentro de cabines nos banheiros feminino e masculino, e qualquer pessoa que entre na sala…

Destaque

Projeto sobre segurança prevê compartilhamento de imagens de vigilância

A senadora Rosana Martinelli (PL-MT) apresentou um projeto de lei, o PL 3.639/2024, que institui o Programa Vigia Mais em todo o…