PSIM: grande gerador de valor na integração com a segurança cibernética e os novos ambientes de IoT

Em um ano em que a segurança nacional mostrou ser relativamente impotente contras as ameaças em evolução de pequenas células terroristas, a necessidade de cobertura de CCTV em larga escala, tanto do espaço público quanto do privado, nunca foi maior. Num momento em que quase todas as operações policiais e de transporte em massa enfrentam orçamentos reduzidos para operações de segurança, o que significa menos homens nas ruas, tem-se dado maior ênfase ao uso da tecnologia, usando os “olhos” digitais como multiplicadores de força para oficiais e guardas com “olhos nas ruas”, trabalhando 24/7/365 com um baixo custo de manutenção e pouca intervenção necessária. O não pode impedir ataques, mas eles podem ajudar as investigações e a apreensão dos infratores.

Contudo, com a necessidade crescente de CCTV, surge a necessidade de recuperar rapidamente imagens de sistemas públicos e privados, juntamente com o problema da integração de sistemas “legados”, o que, em muitos casos, é mais bem servido por uma solução PSIM. Isto não é em si, uma solução de Cidade Segura, mas é uma solução de vigilância que forma uma parte vital de um programa de Cidade Segura muito mais amplo. O PSIM é uma maneira inteligente de conectar um grande número de sistemas DVR/NVR/CCTV, de vários fornecedores diferentes, para recuperar vídeos de interesse para distribuição aos operadores das forças que requerem as informações. O que tem sido significativo em 2016 é o crescente número de agências de aplicação da lei em todo o mundo que agora reconhecem que a melhor solução compreende a cooperação público-privada, bem como o uso de celulares inteligentes, drones e qualquer tecnologia lhes dá acesso ao vídeo com mais precisão rapidamente.

Com analistas de mercado que prevêem um crescimento muito alto no mercado PSIM – em média cerca de 25%, sendo que outros em 35% CAGR, a questão não é se o PSIM tem uma proposta de valor, mas como é que os integradores de sistemas vão se envolver e trabalhar com os fornecedores PSIM.

Atualmente, há apenas um número limitado de SIs “capacitados” de PSIM reais, que podem lidar com o inquérito de vendas até a implementação e suporte de manutenção. O desafio para os integradores de sistemas tem sido grande e complexo nas soluções que exigem manutenção contínua e desenvolvimento, onde não apenas a segurança e as instalações estão envolvidas, mas cada vez mais processos de negócios também. Aqueles que estiveram trabalhando com PSIM estão vendo os benefícios de seu investimentos com rendimento aumentado, margens aumentadas bem  como melhorando seus relacionamentos e diferenciais junto aos seus clientes.

Previsões e Observações para o Mercado PSIM 2017

Muitos dos fabricantes de Sistemas de Gerenciamento de Vídeo (VMS) e Sistemas de Controle de Acesso (ACS) de alto nível adicionaram capacidade de integração de terceiros às suas soluções, em parte devido à necessidade do mercado e em parte para competir com os players de PSIM de nível de entrada, operando imagem “sem muita inteligência adicionada”, projetos de GUI personalizados ou fluxo de trabalho. Os fornecedores de PSIM de nível de entrada (mais simples) estão encontrando mais dificuldade em demonstrar valor adicional para o mercado, já que as soluções integradas das principais empresas de VMS têm uma oferta cada vez mais interessante nesse nível. Predizemos o fim de alguns dos “pseudo” vendedores PSIM em 2017, bem como um aumento na entrada PSIM quota de mercado tomada por vendedores VMS.

Esperamos ver um crescimento contínuo e significativo para os fornecedores PSIM de nível empresarial, em que o PSIM é uma solução personalizada e de missão crítica para o cliente, com interfaces de usuário personalizadas, fluxos de trabalho e procedimentos operacionais padrão. Aqui, o PSIM é amplamente reconhecido como um requisito de todos os programas de integração de alto nível, particularmente nos mercados de proteção de infraestruturas críticas, transportes de massa, petróleo e gás, nuclear e segurança interna.

Consolidação e Especialização de Mercado

A tendência geral de aquisições continuou durante 2016, resultando em maior consolidação. Os maiores players globais lideraram a frente de aquisições, particularmente de fornecedores baseados em IP, como a Konica comprando a Mobotix, a Honeywell adquirindo a Xtralis e a Axis 2N, um fornecedor emergente de intercomunicadores baseados em IP e a Cognimatics, especialista em análises de vídeo em soluções de varejo. O M&A está em ascensão há alguns anos e este ano deu ao mundo da segurança um de seus maiores tumultos, com a JCI se ligando à Tyco, tornando-se um grande ator global e potencialmente um dos poucos integradores de sistemas globais.

Do ponto de vista dos usuários finais, é bom que esses líderes do mercado estejam comprando novas e excitantes tecnologias, tornando-as mais acessíveis através de suas redes de distribuição maiores. Pode parecer estranho que a Securitas, por exemplo, tenha comprado um integrador (Diebold), como eles são mais conhecidos por seus negócios de guardas humanos, mas talvez seja a hora das empresas, ao invés de apenas contratarem pessoal de segurança, estarem investindo no fornecimento de soluções de tecnologia de alto valor que poderiam complementar os elementos humanos de suas ofertas, proporcionando mais valor aos seus clientes.

PSIM + Analytics = Aumento da Eficiência

2016 viu o retorno de várias tecnologias altamente promissoras que não conseguiram entregar valor ao mercado de segurança da primeira vez. Mais notavelmente, as análises de vídeo estão de volta, especialmente incorporadas na câmera para detecção ao vivo ou como uma ferramenta forense para recuperar videoclipes necessários para investigações pós incidentes.

Onde isso se torna interessante é o uso de tecnologias misturadas de vários fornecedores para construir uma aplicação de usuário final, conforme exigido e definido por um cliente. É assim que o PSIM e outros fornecedores de terceiros, particularmente os analíticos, podem oferecer uma enorme redução nas operações, nos custos e no tempo, permitindo a automação na identificação e no processo do evento. O Analytics usado por si só não é uma solução, mas como parte de uma operação mais ampla e abrangente, pode adicionar detecção e rastreamento, bem como identificar de grandes quantidades de dados de vídeo de vários fornecedores.

Enfrentando o Cyber ​​Front

Nenhuma previsão seria completa sem mencionar a segurança cibernética, especialmente considerando os ataques recentes. Hoje, o cyber representa uma das maiores ameaças à segurança como agregações de grande escala aumentando areas de ameaças. Parcerias estão se tornando catalisadores para a cooperação entre cyber vendedores e especialista em segurança física, para oferecer aos usuários finais uma solução completa. A CNL Software, como membros fundadores da IoT Security Foundation, está trabalhando com a indústria cibernética para entender e enfrentar os desafios de hoje e de amanhã. Nós, no entanto, não acreditamos que devemos ser um fornecedor de cyber, apenas abranger as melhores soluções através da nossa plataforma PSIM.

Em 2017, a tecnologia PSIM continuará a aumentar seu alcance em áreas que antes eram a reserva de empresas de defesa e as semi-militares. A expansão do C2i aumentará os níveis de inteligência, incluindo o rastreamento, a eliminação, a agregação de sonar e radar, comunicações de massa, 3D, sistemas federados e aplicações personalizadas, como o gerenciamento de incidentes, para verticais específicos. Muitas delas estarão em uma escala que somente os produtos PSIM dedicados irão executar, definindo e confirmando o requisito para o PSIM em verticais onde a segurança afeta imensamente as eficiências dos negócios.

O PSIM vai completar à tendência da indústria e em contraste com outros sistemas de segurança, a sua maior capacidade e criação de valor irá impulsionar o seu crescimento em oposição a sempre reduzir os preços. 2017 será o ano de inovação para o PSIM? Talvez não, mas será o ano em que muitos dos SIs globais começam a definir estratégias para sua participação neste mercado em crescimento – tanto em importância como em receitas.

Artigo: Keith Bloodworth, CEO da CNL Software 

Notícias Relacionadas

Destaque

Condomínios elevam nível de segurança perimetral investindo no Fence Lite

Solução da Alfa Sense consegue detectar tentativas de intrusão antes que ela aconteça e possui a mesma tecnologia utilizada pela…

Destaque

PEC da Segurança Pública busca tratar os sintomas, mas esquece as causas do problema

Por Marco Antônio Barbosa O governo apresentou, no final do último mês, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), elaborada…

Destaque

Antecipando riscos ao invés de reagir na Segurança Perimetral

Imagine um mundo onde a segurança perimetral não se limita a reagir às ameaças, mas sim a antecipá-las, neutralizando potenciais…